conceicao-do-coite

sexta-feira, 19 de setembro de 2014 17:41

Feriado Municipal Evangélico antecipado para segunda-feira

O prefeito Assis antecipou a data para adequar o calendário aos festejos da Semana da Cultura Evangélica que começou na quinta-feira, 18.

O Feriado Municipal Evangélico, criado pela Lei n. 178, de 15 de dezembro de 1997, foi excepcionalmente antecipado de 23 para o dia 22 de setembro de 2014. A antecipação foi publicada no Diário Oficial de Conceição do Coité, no último dia 11 de setembro, com a promulgação da Lei 731/2014.

O prefeito Assis antecipou a data para adequar o calendário aos festejos da Semana da Cultura Evangélica que começou na quinta-feira, 18. O primeiro evento da semana foi em Bandiaçu às 19h. Nesta sexta-feira, 19, será a vez do Distrito de Juazeirinho, no sábado o Distrito de Salgadália e segunda-feira, 22, o grande dia com carreta às 9h da manhã de Santa Rosa ao centro de Coité. O encerramento acontecerá às 18h no Largo do Mercado com o show de Marquinhos Gomes e muita louvor.

Este ano se repete a tradição do evento na cidade com a realização da OMEC (Ordem dos Ministros Evangélicos de Conceição do Coité) e apoio do Governo Muncipal. Segundo o prefeito Assis, o apoio faz jus a tudo o que essa comunidade vem construindo no município, com a divulgação de valores que ajudam a melhorar a qualidade de vida dos coiteenses. Em 2013, o evento foi um sucesso de público com o show do cantor Nani Azevedo.

Histórico – A Semana dos Evangélicos foi idealizada oficialmente em 1989 em projeto aprovado pelos vereadores. As festividades da Primeira Semana se efetivaram da seguinte forma: cada igreja se responsabilizou por dirigir o culto num dia da semana em seus próprios templos, embora com a participação ativa de todas as denominações evangélicas, e no Sábado e Domingo o culto se realizou na Rua João Benevides, com a presença da cantora Thalyta, do Pr. Martinho Damião, da Banda de Música Lira de Israel de Vitória da Conquista.

No ano de 1997, foi criado o feriado dos evangélicos, no dia 23 de setembro, exatamente na data que encerra a semana. Tornou-se, portanto, um evento oficial dos evangélicos da cidade de Conceição do Coité, sendo exemplo depois para as cidades da região.

Em 22 de agosto de 2005, reuniu-se pela primeira vez os pastores presidentes de denominações com o objetivo de gerar uma comunhão permanente, além da festa da Semana dos Evangélicos. Foi fundada a OMEC visando dar continuidade ao trabalho que foi iniciado pelos pastores pioneiros. A ordem tem organizado durante todo esse tempo a Semana dos Evangélicos, mantendo a tradição e cultura do evento.

Os ex-vereadores Valdemí de Assis ( Mitinho)  e Maria Eugênia (Geninha) foram os grandes responsáveis por essa festa voltada para a comunidade evangélica.

 



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.