politica

sexta-feira, 05 de setembro de 2014 09:04

Retirolândia – Igreja Católica realiza debate entre candidatos a deputados apoiados no municipio

O debate pode ter sido considerado um dos mais pacíficos da história dos confrontos de ideias.

Debate entre candidatos a deputado estadual em Retirolândia - Foto- Raimundo Mascarenhas - Calila Noticias - des

Como parte da programação comemorativa da 6ª Semana Social Cidadã, organizada pela futura Paróquia de Santo Antonio de Pádua, foi realizado na noite de quinta-feira (04), no salão de eventos do Clube Itatiaia, em Retirolândia, um debate entre os candidatos a deputado estadual apoiado pelas principais lideranças políticas do município. Ao falar para o CN, o padre Antônio Elias disse que este foi o segundo debate entre candidatos, pois o primeiro aconteceu em 2012 entre os candidatos que disputavam a prefeitura.

Debate entre candidatos a deputado estadual em Retirolândia - Foto- Raimundo Mascarenhas - Calila Noticias - 1

Ele disse também que o evento serviu para auxiliar a população na escolha dos candidatos a deputados estadual. Foram convidados seis candidatos e compareceram apenas três, Alex Lopes, mais conhecido por Alex da Piatã (PMDB), Heber Santana (PSC) e Cecília Petrina (PT). Dois justificaram a ausência, Zé Neto (PT), disse que havia agendado um compromisso e estaria participando de um comício com a chapa majoritária da coligação “Pra Bahia Mudar Mais”, em Feira de Santana e Sandro Reges (DEM), informou que havia agendado anteriormente compromisso em Lençóis, juntamente com Paulo Souto, candidato a governador pela coligação “Unidos pela Bahia”. O único que não justificou a ausência foi o democrata Tom Araújo, candidato à reeleição (DEM) que tem o apoio do ex-vice-prefeito Milton Cardoso. Os três que faltaram ao debate são candidatos à reeleição e foram votados no município em 2010. Sandro Reges, obteve 1.829 votos, ficando em primeiro lugar entre os eleitos, Tom Araújo, 1.496 votos, segunda posição e Zé Neto, 263 votos, sexta posição no ranking municipal.

Cecília Petrina tem história de luta nos movimentos sociais.Ela já se candidatou ao cargo e ficou na suplência, assumiria a cadeira ao mesmo tempo que elegeu-se prefeita de Itiúba.

Cecília Petrina tem história de luta nos movimentos sociais.Ela já se candidatou ao cargo e ficou na suplência, assumiria a cadeira ao mesmo tempo que elegeu-se prefeita de Itiúba.

O padre Elias relatou que foram realizadas diversas reuniões com os apoiadores para estabelecer os critérios e o ritual do debate que começou com uma motivação pelo próprio padre, depois foi composta a mesa com os candidatos e ao seu lado, um dos apoiadores no município, sendo o advogado Tiago Mascarenhas, ao lado de Alex da Piatã, o vereador Anailton Martins dos Santos (PSC), ladeado com Heber Santana e Terezinha Santos, sindicalista rural, com Cecília Petrina. Além dos representantes que compuseram a mesa, Heber Santana tem o apoio do vice-prefeito Professor Arlânio Martins dos Santos (PSC), Cecilia Petrina é apoiada por ouras lideranças do movimento social rural e do ex-vereador Marinaldo Alves Maciel (Macarrão).

Alex Lopes disputa pela primeira vez uma vaga de deputado estadual, ele que é vice prefeito de Coité.

Alex Lopes disputa pela primeira vez uma vaga de deputado estadual, ele que é vice prefeito de Coité.

Alex da Piatã, dentre os presentes, conta com maior número de apoiadores, dentre eles os vereadores Adalberto de Araújo Lima (PMDB), presidente da Câmara e José Egnildo dos Santos, além do ex-prefeito José Albérico Silva Moreira (PMDB) e do comunista Noé Silvestre Carneiro, segundo e terceiro lugar na eleição para prefeito em 2012. Ele também conta com o apoio dos ex-vereadores Elisandro Silva Moreira (PP), Manoel Augusto Mota Rios( PMDB), Agnaldo Lima (PMDB) e Enedina Maria Silva de Oliveira (PMDB).

Heber Santana é vereador de Salvador e filho do ex-vereador e ex-deputado Eliel Santana.É presidente da Juventude do PSC na Bahia, cargo que assumiu em 2006.

Heber Santana é vereador de Salvador e filho do ex-vereador e ex-deputado Eliel Santana.É presidente da Juventude do PSC na Bahia, cargo que assumiu em 2006.

O debate que durou duas horas, foi dividido em quatro partes, iniciando pela apresentação dos candidatos, depois uma pergunta igual para todos feita pelo padre Elias, seguida de uma pergunta sorteada para cada uma e outra aberta do público, talvez um dos debates mais pacíficos da história, pois não houve nenhum tipo de divergência, mesmo tendo a mesa, candidatos com representantes na disputa ao Governo e a Presidência, isso ocorreu talvez, porque não aconteceu pergunta entre os candidatos, réplicas nem tréplicas,  assim ficou resumido de forma que, cada um expôs sua ideia sem atacar a ninguém e ocupou o tempo de cinco minutos para resposta para si, não pedido voto para presidente, governador ou senador.

Redação CN * Fotos: Raimundo Mascarenhas

 

 



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.