politica

sexta-feira, 05 de setembro de 2014 09:10

Serrinha – Políticos “roubam” a cena no desfie de abertura da vaquejada

Entre os candidatos, estavam Rui e Otto que disputam o governo e o senado.

Bandeiras e cartazes com fotos de candidatos espalhados por todo desfile.

Bandeiras e cartazes com fotos de candidatos espalhados por todo desfile.

Em meio aos milhares de cavaleiros e amazonas que tomaram as ruas da cidade de Serrinha no início da tarde de quinta-feira (4) no desfile que marcou a abertura oficial da 18ª edição da Vaquejada do Parque Maria do Carmo, políticos de todos os partidos aproveitaram para divulgarem suas campanhas, deixando de lado os tradicionais aboios e o que se ouvia eram os jingles de campanha nos cinquenta e dois carros de som que se misturavam aos cavalos. Na abertura, um trio elétrico plotado com o número e marca do deputado Luiz Argolo (SDD), acusado de participar do “esquema de pedágio para negócios com a Petrobras” e relacionamento com o doleiro Alberto Youssef, candidato à reeleição. Além de Luiz Argolo, o republicano, também candidato a reeleição para deputado federal, João Carlos Bacelar, ocupava a segunda fila de cavaleiros.

Rui Costa, prefeito Osni Cardoso e Otto Alencar no desfile.

Rui Costa, prefeito Osni Cardoso e Otto Alencar no desfile.

Os candidatos da chapa majoritária da coligação “Pra Bahia Mudar Mais”, Rui Costa (PT) e Otto Alencar (PSD), acompanhado do candidato a vice-governador João Leão (PT), chegaram a cidade de helicóptero, desceram no estádio municipal e seguiram em carro aberto pelas ruas por onde passou o desfile em um verdadeiro clima eleitoral com militantes portando bandeiras, vestidos com camisas vermelhas do PT e com preguinhas dos candidatos dos deputados da coligação. No final, na praça Luiz Nogueira, desceram da caminhonete e seguiram em caminhada no corpo a corpo, a pedido dos eleitores que queriam fazer fotografias e conversar com os candidatos.

O candidato a deputado estadual Gika Lopes (PT), atual vice-prefeito, participou do desfile montado em um cavalo de estimação. Ao lado de familiares, “Bezerrão”, como é tratado pelos eleitores, acenava para a população e externava para o CN sua confiança na vitória e garantiu lutar pelo fortalecimento das vaquejadas no estado, lembrando que trata-se do seu esporte favorito, inclusive tem um parque em sua fazenda.

Alex Lopes disse que foi um grande momento também para os políticos se apresentarem para a grande multidão.

Alex Lopes disse que foi um grande momento também para os políticos se apresentarem para a grande multidão.

Alex Lopes, conhecido Alex da Piatã, dividia a carroceria da caminhonete com o vereador Alexandro dos Reis Menezes (PP) e com empresário e médico Antônio Marcelo Bello. A frente do veículo que transportava o político, um carro de som anunciava sua presença e tocava a música da campanha e duas carroças, “símbolo” do desfile seguia reversando as simpatizantes da campanha que distribuía santinhos do pmdebista. Ele disse que costumava participar deste desfile em anos anteriores e ficou impressionado com a presença de público este ano e defendeu que a cidade de Serrinha deva ser incluída na relação de cidade turística da Bahia, pois realiza a maior vaquejada do Brasil e na semana santa tem a procissão do fogaréu, que também atrai grande número de turista. “Serrinha será lembrada em nosso mandato”, finalizou Alex da Piatã.

Correligionários de Adriano Lima montados, padronizados formaram mais uma ala.

Correligionários de Adriano Lima montados, padronizados formaram mais uma ala.

O desfile tomado pela militância do PT, membros defensores da coligação “Unidos pela Bahia”, apareceram de forma discreta com um carro de som pequeno e um grupo de pessoas com adesivos de Paulo Souto e do candidato a deputado estadual Adriano Lima, que não foi visto pelo CN. No final do desfile, chegaram a Serrinha os deputados federais que estão disputando a reeleição, Fernando Torres (PDS) e Acelino “Popó” Freitas (PRB).

O desfile – Utilizando indumentária típica, uma multidão se reuniu no Parque Maria do Carmo para acompanhar a Missa do Vaqueiro. Posteriormente, abençoados por Nossa Senhora Aparecida, o grupo marchou rumo ao centro da cidade, em um verdadeiro desfile de resgate da cultura nordestina.

Princesa no destaque e ao fundo os candidatos a reeleição João Carlos Bacelar (E) e a direita Luiz Argôlo.

Princesa no destaque e ao fundo os candidatos a reeleição João Carlos Bacelar (E) e a direita Luiz Argôlo.

A cada esquina, novos participantes se juntaram à cavalgada, liderada pelos organizadores da Vaquejada, os irmãos Carlinhos e Vardinho Serra. A rainha, o peão e as princesas do evento também seguiram o cortejo, juntamente com autoridades da região. Naiane Oliveira, rainha da Vaquejada 2014, ao lado da princesa Adriele Araújo e Estefani Medeiros e do peão Felipe Boaventura Lima, distribuíram simpatia por onde passaram.

Segurança – O 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM) iniciou também uma operação especial de segurança que vai até o dia 7 de setembro. Segundo o Capitão Gilvan Pereira, cerca de 700 policiais e 20 viaturas estarão à disposição para garantir a segurança dos munícipes e visitantes. O efetivo será empregado na área da festa, no centro da cidade e nos bairros.

A primeira ala do desfile tradicionalmente traz os organizadores com a foto da mãe deles Maria do Carmo.

A primeira ala do desfile tradicionalmente traz os organizadores com a foto da mãe deles Maria do Carmo.

Este ano, além das barreiras de abordagens policiais montadas nas vias de acesso à cidade, serão instalados três postos de comando policial, sendo um no interior do parque Maria do Carmo, outro na área externa e o terceiro na sede da 2ª CIA/PM, localizada na Praça Morena Bela.

Para potencializar o impacto visual do policiamento, postos elevados de observação estarão posicionados estrategicamente ao longo do circuito da festa, nos quais policiais militares ficam em um plano superior, facilitando assim a visualização de ocorrências e a ação policial. Apesar do histórico de pacifico, o comandante do 16º BPM, Tenente Coronel Nivaldo de Castro, afirmou que “a Polícia Militar estará totalmente empenhada para que todos possam aproveitar o melhor do evento”.

Redação CN *



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.