bahia

sexta-feira, 26 de setembro de 2014 18:47

Urnas eletrônicas da Zona Eleitoral de Coité são lacradas

No total 164 urnas foram lacradas, outras 17 para ficarem de reserva. 47.320 eleitores estão aptos a votar.

lacração de urna eletrônica2 - foto- Raimundo Mascarenhas

O cartório eleitoral da 132ª Zona Eleitoral da Comarca de Conceição do Coité realizou nesta sexta-feira,26, a lacração das 164 urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições do próximo dia 5 de outubro e outras 17 que ficarão de reserva, caso alguma venha apresentar problemas no transcorrer da votação.

Uma equipe devidamente treinada pelo Tribunal Regional Eleitoral-TRE e com apoio dos servidores da justiça eleitoral, acompanhados de perto pelo juiz Dr Gerivaldo Alves Neiva, realizaram durante todo o dia o trabalho no Pólo de Urnas localizado na Rua Leopoldino Ramos, onde também são armazenadas as urnas de outras zonas eleitorais da região sisaleira.

lacração de urna eletrônica1 - foto- Raimundo Mascarenhas

De acordo com o juiz, o processo de inseminação significa a inserção dos dados de candidatos e eleitores. “A lacração é para impedir a colocação de qualquer dispositivo móvel no equipamento.Toda informação para cada sessão são inseridas de forma muito segura.Trata-se de um trabalho muito dinâmico e eficaz. Depois de realizado todo esse trabalho que iniciou às 08h30 e com previsão para ser concluído às 19h, o sistema só libera para votação a partir das 08h da manhã do dia da eleição”, disse o juiz.

lacração de urna eletrônica - foto- Raimundo Mascarenhas

Segurança – O magistrado garantiu também pela segurança do equipamento, já que não trabalha em rede, ou seja, cada urna só recebe o que está programado para cada sessão, “por isso é impossível você votar duas vezes.É um trabalho muito seguro, nunca tivemos problemas com nenhuma, acredito que vai ser ainda mais segura quando tiver a opção da biometria, que o eleitor coloca a digital e aparece sua foto, algumas cidades já possuem esse recurso e no futuro vai está em todo Brasil, afirmou Dr Gerivaldo.o

A Justiça Eleitoral convidou a imprensa entretanto somente o CN esteve registrando esse momento. Também convidou representantes de partidos, mas ninguém compareceu.

lacração de urna eletrônica3 - foto- Raimundo Mascarenhas

Mirtes Mota Teixeira Oliveira, chefe de Cartório substituta fez a demonstração numa sessão, após a lacração, em posse do caderno de votação oficial para aquela urna simulou o voto para conferir se aparecia as fotografias legíveis dos candidatos, e pôde constatar o funcionamento correto da urna, bem como a liberação do boletim com a quantidade de votos de todos os candidatos, o mesmo que é enviado para o TRE e colocado após o fechamento, na porta de cada sessão. No total 47.320 eleitores estão aptos a votar no dia 5 de outubro.

A partir de hoje (26) as urnas estão prontas, mas o sistema só permite o funcionamento 08h pontualmente do dia 5.

A partir de hoje (26) as urnas estão prontas, mas o sistema só permite o funcionamento 08h pontualmente do dia 5.

Vale lembrar que o primeiro voto é para deputado estadual – vai aparecer cinco quadrinhos que serão preenchidos com o número do candidato, após digitar os números, que pode ser levado para a urna o tradicional “santinho” desde que não propague dentro da sessão, o eleitor deve apertar o verde para confirmar, caso visualize uma foto que não é do seu candidato tem a tecla laranja que permite que o eleitor corrija. Em seguida de forma decrescente aparece os quatro quadrinhos para o voto de deputado federal, depois três quadrinhos para ser preenchidos com o voto para senador, depois dois para o voto para governador e mais dois para presidente.

Para votar em branco basta apertar a tecla branco e confirmar na verde. Para anular o voto o eleitor digita qualquer número que não seja registrado no TSE e confirma no verde. Para deputado se ele digita apenas dois números e confirmar, caso o número pertença a algum partido vai servir como voto de legenda. Caso contrário será nulo.

As urnas estão a disposição do eleitor das 08h às 17h.

Rádio amador vai auxiliar mais uma vez  – Uma equipe de radio amadores estará mais uma vez  auxiliado às eleições em Conceição do Coité, essa iniciativa é do próprio juiz de Coité que desde que chegou a Conceição do Coité a quase 20 anos conta com o apoio de mais de 10 pessoas que falam em rádio amador. Segundo Dr Gerivaldo eles têm participação importante, pois nem toda localidade rural tem sinal de celular, caso precise de algo e ele próprio (o juiz) está sempre na escuta caso necessite de algo. Outro ponto importante que Dr Gerivaldo destaca nesses voluntários, é o conhecimento em eletricidade, caso ha alguma necessidade eles podem resolver.



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.