bahia

segunda-feira, 22 de setembro de 2014 12:50

Veja com detalhe como foi a carreata de Rui Costa por seis municípios do território do sisal

A maratona política teve inicio às 09h em Nordestina e encerrou por volta das 22h em Euclides da Cunha.

carreata de Rui -euclides da cunha  -rui- foto - Raimundo Mascarenhas

Depois de acompanhar Paulo Souto na carreata que percorreu Cansanção, Queimadas, Retirolândia e Conceição do Coité no domingo, dia 14, o CN acompanhou os candidatos da chapa majoritária da coligação “Pra Bahia Mudar Mais”, no domingo (21), a seis municípios do semiárido baiano, onde aconteceram carretas e comícios relâmpagos, com os pronunciamentos dos prefeitos, do candidato ao Senado, Otto Alencar (PSD) e ao governo Rui Costa (PT).

Em todas as cidades Rui Costa, falou das suas prioridades para o desenvolvimento da região, que incluem desde a construção de novas barragens e adutoras, para aumentar a oferta de água para consumo e produção, até a intensificação dos programas de apoio aos pequenos agricultores, passando pela implantação de mais escolas na zona rural e no aumento de vagas no ensino profissional.

Nordestina

carreata de Rui - Nordestina - Ito - foto - Raimundo Mascarenhas

Discurso de Ito acompanhado pelos candidatos a deputados Alan Sanches (estadual) e Paulo Magalhães (federal).

A comitiva começou a maratona pela cidade de Nordestina, onde desembarcou de helicóptero as 09h e percorreu as principais ruas da cidade em carro aberto e encerrou com uma concentração no Largo do Centro de Abastecimento. O prefeito Wilson Araújo Matos (PSD), justificou seu apoio aos governistas e relatou 35 ações que variavam entre obras realizadas no município e aquisições de veículos em parceria com os governos do estado e federal, além de anunciar a construção de um ginásio de esporte e uma escola com 12 salas de aulas na sede, duas barragens de grande e 30 de pequeno porte.

Na cidade de Nordestina o Hospital Municipal leva o nome de Otto Alencar.

Na cidade de Nordestina o Hospital Municipal leva o nome de Otto Alencar.

Ito, como é conhecido o prefeito, disse que a vida de todos os munícipes de Nordestina mudou depois da “era” Lula e citou o exemplo da bolsa família que paga mensalmente R$ 900 mil, valor superior a folha de pagamento da Prefeitura. “O setor comercial é diretamente beneficiado, pois uma quantia enorme como essa, todos os meses injetada na economia faz a diferença”,afirmou.

Ele também destacou outros programas sociais a exemplo da bolsa estiagem e o garantia safra, que estão ajudando a agricultura familiar, principal atividade econômica do município. Ele finalizou lembrando que está 14 anos a frente do município e neste período teve 12 contas e 106 convênios aprovados.

carreata de Rui - Nordestina - Rui - foto - Raimundo Mascarenhas

Rui Costa tentou alertar as pessoas que Dilma vence na Bahia com folga e tem municípios que a candidata chega a 80% da intenção dos votos, mesmo tendo crescido na últimas pesquisas Rui precisar melhor seu desempenho, embora não estejam confiantes nas pesquisas que nas duas ultimas eleições com Wagner o petista perderia no 1º turno, no entanto venceu as duas no primeiro turno.

Rui questionou o povo em Nordestina se valeria a pena eleger Dilma e um governador que não seja ligado a ela. Vale a pena eleger Dilma e um senador contra ela? Vale a pena eleger Dilma e deputados que vão ser contra ela no Congresso Nacional? Então gente vai aparecer cabos eleitorais com essa chapinha observe se não tiver o 13 para presidente, governador, 555 para o Senado e números de candidatos a deputado estadual e federal que não seja de nossa base, descarte”, disse Costa com uma chapinha na mão.

Cansanção

carreata de Rui -Cansanção - motos - foto - Raimundo Mascarenhas

Sob um sol causticante a comitiva seguiu para cidade de Cansanção e foi recebida no povoado do Januário, na BA 120, distante 08 km da sede. Rui e Otto Alencar desceram do carro e foram abraçados pelos presentes em clima de muita euforia eleitoral. Uma enorme fila de carros e motos tomou conta do trecho da BA 120 e principais das ruas do centro.A comitiva foi recebida na cidade pelo ex-prefeito Arivaldo de Souza Pereira (PDT), a quem Rui Costa chamou de “meu amigo”. “Não sou de trair ou abandonar amigos. Ari continuo sendo seu amigo”, confessou Rui Costa.

carreata de Rui -Cansanção -Ari - foto - Raimundo Mascarenhas

Ari ganhou força dos aliados de Rui após o prefeito Ranulfo assumir campanha de Souto.

Na eleição de 2010, quando Rui Costa disputou a vaga que exerce hoje no congresso nacional, foi apoiado por Ari de Almerindo, como é chamado o ex-prefeito e obteve 31,91% dos votos válidos, ou seja, 5.090 votos, sendo o mais votado no município. Em pleno sol do meio-dia, Ari discursou e falou das obras que chegaram ao município por intermédio de Rui Costa e arrancou aplausos ao dizer que “mais quente que o sol, só a vontade e o entusiasmo do povo de Cansanção na continuidade deste projeto iniciado por Lula em 2002 e que vem dando certo”.

carreata de Rui -Cansanção -público - foto - Raimundo Mascarenhas

Sem a presença dos candidatos a deputados que estão sendo apoiados pelo seu grupo político, Ari garantiu que o deputado estadual Roberto Carlos e federal, Roberto Brito, tem serviços prestados a comunidade. Ele finalizou elogiando os vereadores da oposição dizendo que são poucos, mas de qualidade.

Monte Santo 

carreata de Rui -Monte Santo -chapa - foto - Raimundo Mascarenhas

No início da tarde a comitiva chegou ao município de Monte Santo e mais uma vez foi recebido por um  grande número de pessoas no povoado de Tapera, distante 05 km da sede. Para José Adailton Andrade, tesoureiro do diretório do PT local, Rui Costa, eleito deputado federal, um dos mais votados em 2010, e desde 2012 chefiava a Casa Civil do governo do estado realizando um trabalho de destaque e considerado um grande nome na política nacional, está preparado para a sucessão do atual governador Jacques Wagner (PT).

Rui aperta as mãos dos amigos das primeiras horas Adailton e

Rui aperta as mãos dos amigos das primeiras horas Adailton e

Ao lado de Evaristo Rodrigues De Lima, que disputou a prefeitura em 2012, Adailton foi saudado pelo candidato a governador Rui Costa, ainda em cima da caminhonete. Sobre a campanha da proporcional, Adailton disse que o grupo está muito satisfeito com a deputada Fátima Nunes e que a mesmo contribuiu para o fortalecimento da agricultura familiar com aquisição de patrulha agrícola e construção de várias cisternas na comunidade de Lagoa do Saco e por esta razão estão apoiando em sua reeleição.

carreata de Rui -Monte Santo - gabinete- foto - Raimundo Mascarenhas

Adailton Andrade e um grupo de petistas, acompanhado da ex-prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, candidata a deputada estadual pelo PT, na passagem da comitiva na esquina da Rua Walter Caldas com a Praça Monsenhor Berenguer, onde está instalado o comitê de Moema e Fátima Nunes. Ele disse ao CN que o partido vem realizando um trabalho de mobilização para conseguir um bom resultado eleitoral e contribuir com a continuidade do projeto.

carreata de Rui -Monte Santo - Gika - foto - Raimundo Mascarenhas

Gika é atual vice prefeito de Serrinha

O candidato deputado estadual e vice-prefeito de Serrinha, Gika Lopes disse ao CN que ficou satisfeito com a recepção em Monte Santo. Ele tem uma forte penetração nos meios políticos do município e conta com apoio dos vereadores Gilson Lopes Pinto, Rodnei da Silva Tolentino, Josué Tomaz de Souza, mais conhecido Zué da Bateria, Rosilange de Santana Barreto e Domingos de Souza Santana, “Dominguinhos “. Todos os vereadores, com exerção de Rodnei da Silva Tolentino, faziam parte da base do deputado Vando, natural do município e que disputa a reeleição.

Carletto no cumprimento as pessoas ao lodo do prefeito Jorge Andrade

Carletto no cumprimento as pessoas ao lodo do prefeito Jorge Andrade

O deputado estadual Ronaldo Carletto (PP), que disputa uma vaga para o Congresso Nacional, foi bastante assediado. Carletto falou ao CN que conhece bem Monte Santo e trabalhou muito pelo município, inclusive na intermediação com o governo para que fosse asfaltada a estrada de Monte Santo a Pedra Vermelha. O secretário de Transporte da Prefeitura, Juarez Pinto, confirmou as informações do parlamentar e acrescentou dizendo que Carletto foi quem mais ajudou para o retorno de Jorge Andrade ao governo. “Fazendo minhas as palavras do governador Jaques Wagner, Carletto é companheiro de primeira hora”, lembrou Pinto.

 

Tucano 

carreata de Rui -Tucano -helicoptero - foto - Raimundo Mascarenhas

As 15h35 Rui Costa chegou a Tucano, e, ainda no estádio onde aterrissou o helicóptero, ele disse ao CN que percorreu todas as regiões da Bahia, durante seis meses, para fazer o seu programa de governo, por isto mesmo não tem feito promessas irrealizáveis mas sim anunciado prioridades que foram apontadas pela própria população. E definiu sua linha de ação: “quero que a Bahia sonhe mais alto. Eu quero ser o novo governador da nova Bahia. Queremos mais e vamos buscar recursos para fazer a Bahia continuar mudando”.

carreata de Rui -Tucano -carro aberto - foto - Raimundo Mascarenhas

Na companhia do prefeito Igor Moreira Nunes (PT), a exemplo do que fez nas outras cidades, percorreu as ruas do centro em carreata e, evitando uma crise política, parou em frente à residência do ex-deputado Gildásio Penedo e desceu para falar com um grupo de pessoas que estava em frente à casa do cacique político do município. Os Penedos apoiaram Igor Nunes na eleição de 2012, tendo inclusive indicado o candidato a vice-prefeito Ivan Cavalcante de Albuquerque Junior (PSD) mas já estão rompidos politicamente.

Otto e Rui desceram para saudar as pessoas, enquanto Igor ficou na companhia de Fátima Nunes

Otto e Rui desceram para saudar as pessoas, enquanto Igor ficou na companhia de Fátima Nunes

Enquanto um grupo vaiava o prefeito, correligionários de Igor Nunes denunciavam que os Penedos estavam fazendo campanha apenas para o Senado, pois, existe vínculos familiares com Otto Alencar. “Só quando eles ficaram sabendo que Rui estava vindo a Tucano, foi que botaram a campanha na rua. Eles são convenientes”, desabafou uma mulher vestida com uma camisa do PT e que se identificou como Ana Paula.

Quijingue

carreata de Rui -Quijingue -entrada - foto - Raimundo Mascarenhas

Em Quijingue, a carreata teve início na comunidade de Zé do Beto, 03 km antes da cidade e a maioria das pessoas vestiam vermelho, cor oficial do PT. Lembrando uma campanha municipal, formou-se uma longa fila de motos, seguidos pelos carros e na entrada da cidade onde multidão portando bandeiras aguardava os candidatos. “Em 2010, Rui andou por todo o município e foi o mais votado aqui. Ele não esqueceu a gente e trabalhou por nós”, falou Maria Augusta Santos, 60 anos, residente no Distrito de Algodões.

carreata de Rui -Quijingue -rui - foto - Raimundo Mascarenhas

Rui Costa foi o mais votado entre os candidatos a deputado federal no município na eleição de 2010, obtendo 5;077 votos. Numa demonstração de afinidade com a população, foi carregado nos ombros por um determinado momento do trajeto, quando desceu da caminhonete e fez questão de caminhar no meio do povo.

Outro assunto abordado por Otto foi a destituição do PSD de Nininho Góis e entregar ao prefeito Almirinho.

Outro assunto abordado por Otto foi a destituição do PSD de Nininho Góis e entregar ao prefeito Almirinho.

Falando para cerca de 4 mil pessoas, o candidato ao senado Otto Alencar disse que Lula e Dilma acabaram com a fome no Brasil, segundo dados divulgado pela ONU. “O nosso Brasil é exemplo pro mundo”, afirmou Otto Alencar.

O candidato ao Senado disse  que nasceu no semiárido baiano e conhece profundamente as necessidades dos municípios, daí ter colocado entre as prioridades do seu mandato, assuntos como o aumento do repasse das verbas federais para as prefeituras.

Euclides da Cunha 

carreata de Rui -euclides da cunha  -carreata- foto - Raimundo Mascarenhas

O termino da maratona aconteceu por volta 22h com um comício na cidade de Euclides da Cunha. Rui e Otto, foram recebidos na localidade conhecida por Clube 100 e usando uma das pistas da BR 116/Norte, a carreata seguiu ao centro da cidade. Durante a carreata, enquanto acenava para o povo nas ruas, Rui falou com o CN sobre as denúncias publicadas na revista veja e que envolve seu nome e disse que tomou conhecimento via a imprensa que o Ministério Público Estadual, através da promotora Rita Tourinho, convocaria ainda esta semana a autora das denúncias e elogiou a decisão. Ele disse que tem pressa na apuração de todos os fatos. “É preciso que esta senhora prove tudo o que disse. Ela citou o meu nome. Agora, peço ajuda ao Ministério Público e à Justiça para que esclareçam toda esta farsa que tem motivações eleitorais”, afirmou Rui.

A prefeita Fátima Nunes disse que para Euclides da Cunha continuar com o grande desenvolvimento deve votar com Zé Nunes e Adolfo Meneses para deputados, Otto Senador, rui Governo e Dilma presidente.

A prefeita Fátima Nunes disse que para Euclides da Cunha continuar com o grande desenvolvimento deve votar com Zé Nunes e Adolfo Meneses para deputados, Otto Senador, Rui Governo e Dilma presidente.

No palanque, a prefeita Fátima Nunes, eleita em 2008 pelo DEM, depois migrou-se para o PSD, disse que sua adesão ao governo Wagner foi por conta do trabalho prestado e contou que foram realizadas ao longo destes 06 anos obras importantes no município e isto lhe credenciou, segundo pesquisa popular, a obter 82% de aprovação. “Nós temos orgulho de morar em Euclides da Cunha”, falou Fátima Nunes.

Zé Nunes disse o que motivou apoiar Rui Costa e citou vários motivos que segundo ele melhorou a Bahia e arrancou aplausos do público presente.

Zé Nunes disse o que motivou apoiar Rui Costa e citou vários motivos que segundo ele melhorou a Bahia e arrancou aplausos do público presente.

Para o deputado federal, candidato à reeleição,a cidade sabe agradecer o que está sendo feito pelos governos do PT, tanto na Bahia, como no Brasil. “Com este trabalho, Euclides da Cunha transformou-se em um pólo regional de desenvolvimento, em especial no setor de educação”, concluiu.

Redação CN / fotos: Raimundo Mascarenhas



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.