araci

segunda-feira, 15 de setembro de 2014 17:02

Vereadores fazem carreira “solo” e não seguem orientação dos líderes políticos locais

De todos os deputados que disputam votos em Araci em 2010, apenas José Nunes montou estrutura de campanha “ousada” com diversos apoiadores com mandato.

Camara-Municipal-de-Araci-foto-Raimundo-Mascarenhas

A campanha para eleição de 2014 vem acontecendo de forma atípica, em muitos municípios do território do sisal os vereadores resolveram “tocar carreira solo”, deixando de lado as lideranças políticas tradicionais. Um exemplo disto é o que vem acontecendo no município de Araci.

Com a campanha de governador “desenhada”, após a realização de comícios das coligações “Pra Bahia Mudar Mais” e “Unidos pela Bahia”, ficou público as posições dos principais líderes políticos do município. A ex-prefeita Maria Edneide, “Nenca” que deixou o DEM no final do mandato e migrou para o PSD, voltou a origem e depois de ausentar do comício de Rui Costa, onde estava a principal figura do partido no estado, Otto Alencar, candidato a governador, aparece dando apoio ao democrata na imprensa e vai ao palanque.

O prefeito Silva Neto (PDT), acompanha a orientação do seu partido e vota em Rui Costa para governador, Otto para o senador, Felix Mendonça, deputado federal e Paulo Câmera, estadual. Na proporcional, Silva Neto, optou por todos do seu partido.

Seis vereadores e todos os secretários, com exerção de William dos Anjo, secretário de Agricultura e Meio Ambiente, acompanham o prefeito no apoio à chapa majoritária. O vereador Marcos Antonio Pimentel (PSDB), “Marquinho” é o único da bancada da situação a divergir a orientação política do prefeito e vota em Paulo Souto. Souto também é apoiado no município pelo ex-secretário de saúde João Batista da Silva Santiago, seis vereadores e o candidato a deputado Leonardo Barreto de Pinho (PRP), conhecido por Leo de Garcia.

No quesito “deputado”, a câmara de vereadores está toda fatiada.

A vereadora Gilmara Góes Magalhaes da Costa (PSD), a mais votada na eleição de 2012, ligada ao grupo da ex-prefeita Nenca, apoia o candidato a deputado federal na disputa pela reeleição, José Nunes e estadual, Augusto Castro. Augusto Castro também está sendo apoiado pelo vereador Rômulo Carvalho Matos, mas diverge da colega vereadora e vota com Mário Negromente Júnior para federal.

O vereador Marquinho, segue o seu partido PSDB e vota com Adolfo Viana, estadual e Jutay Magalhães para federal. O deputado federal José Nunes tem o apoio de cinco vereadores, porém conseguiu fechar chapa com o estadual Alex Lima apenas com os vereadores Anastácio Carvalho Oliveira (PR), Laerto Januir Barreto Pinho (PTC) e Leandro Andrade Macedo (PTC), mais conhecido por Léo de Eridan.

Os vereadores Valter Andrade de Oliveira (PSD), conhecido por Guinha de Pascoal e Rivaldo Góes dos Santos (PT), apoia o candidato a deputado Gika Lopes. A vereadora Elizabete Andrade Carvalho (PSC), “Bete de Pedro Venceslau”, a última entre os eleitos em 2012, vota com o democrata Tom Araújo, para estadual e Zé Nunes, federal.

De todos os deputados que disputam votos em Araci em 2010, apenas José Nunes montou estrutura de campanha “ousada” com diversos apoiadores com mandato. José Nunes obteve em 2010 6.562 votos, ocupando a segunda posição entre os votados, perdendo apenas para Marcos Medrado, que obteve 6.772 votos e nos últimos quatro anos não foi visto na cidade, fazendo um mandato sem expressão.



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.