mundo

quarta-feira, 04 de fevereiro de 2015 15:22

Acidente de avião que chocou com ponte deixa ao menos 22 mortos em Taiwan

Quatrocentos soldados, dezenas de socorristas, oito botes salva-vidas, 15 ambulâncias e uma grua foram mobilizados para tentar salvar os passageiros.

-aviao_queda_332417497

FOTO: AFP Photo

Ao menos 22 pessoas morreram nesta quarta-feira (4) em Taiwan e 21 seguiam desaparecidas depois que um avião da TransAsia Airways se chocou contra uma ponte e caiu em um rio, no segundo acidente sofrido pela companhia em sete meses.

Quinze das 58 pessoas que estavam a bordo foram resgatadas do avião que afundava no rio nos arredores de Taipei. Acredita-se que os 21 desaparecidos estejam presos no interior da aeronave, segundo os serviços de resgate. Muitos dos passageiros eram turistas chineses.

Um vídeo feito por um cinegrafista amador registrou o espetacular acidente do ATR 72-600 de turbina, que cobria um voo interno e voava em baixa altitude quando se chocou contra a ponte e caiu no rio.

Em uma gravação divulgada pela televisão é possível ouvir um membro da tripulação gritando “SOS, SOS. Chama do motor apagada”, o que parece ser uma mensagem proveniente do avião.

Normalmente um avião com duas turbinas deve poder seguir voando quando um dos motores para de funcionar. “A alguns metros de mim vi a asa do avião que tocava um táxi. O avião era enorme e estava muito próximo. Ainda estou tremendo”, contou uma testemunha do acidente à rede de televisão TVBS.

Quatrocentos soldados, dezenas de socorristas, oito botes salva-vidas, 15 ambulâncias e uma grua foram mobilizados para tentar salvar os passageiros. “Tentamos levantar a parte dianteira da aeronave onde acreditamos que a maioria dos passageiros está”, disse à AFP Lin Kuan-cheng, chefe das operações de socorro.

Os resgatados, entre eles duas crianças, foram colocados em um bote e transferidos à margem do rio, onde foram colocados em macas e transportados para ambulâncias. O acidente ocorreu às 11h00 locais (01h00 de Brasília), minutos após o avião decolar do aeroporto de Songshan, em Taipei, com destino à ilha de Kinmen.

Por enquanto, são desconhecidas as causas do acidente com a aeronave, cujas caixas-pretas foram encontradas pelos serviços de resgate.

Segundo a imprensa chinesa, 31 dos passageiros do avião eram provenientes do continente, da cidade de Xiamen, situada na província de Fujian, do outro lado do estreito de Taiwan. Os demais passageiros e a tripulação eram taiwaneses.

O avião ATR 72-600 tinha menos de um ano de serviço e havia sido revisado há uma semana, declarou o diretor da Administração Aeronáutica de Taiwan, Lin Chih-ming. O piloto tinha 14.000 horas de voo e o copiloto 4.000 horas, acrescentou Lin.

“Queremos transmitir nossas desculpas às famílias das vítimas”, disse o diretor-executivo da TransAsia, Peter Chen, em uma coletiva de imprensa televisionada.

TVBS Taiwan



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.