educacao

quarta-feira, 04 de fevereiro de 2015 09:06

Idealizadora do programa Mais Educação participa de evento no interior da Bahia

Jaqueline Moll é uma das palestrantes da Jornada Pedagógica de São Felipe, no Recôncavo Baiano, que acontece nesta quarta (4) e quinta-feira (5

Professores, coordenadores pedagógicos e diretores da rede municipal de São Felipe, no Recôncavo Baiano – a 178 km de Salvador – participam nesta quarta (4) e quinta-feira (5) da Jornada Pedagógica 2015. O evento, que marca o início do ano letivo na cidade e tem por tema a Educação Integral, será realizado na Escola Municipal Presidente Médici.

Uma das palestrantes da Jornada Pedagógica será a educadora Jaqueline Moll, que é professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e foi diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica no Ministério da Educação (MEC) de 2007 a 2013.

Jaqueline Moll é a idealizadora do programa Mais Educação, do governo federal, que é considerado o embrião da educação integral no Brasil. Além de idealizar, a educadora também foi responsável por coordenar a implantação da iniciativa, que hoje está presente em 1.282 cidades nos 26 estados, além do Distrito Federal. Ela fará uma palestra com o tema “educação integral: diminuindo a distância entre a escola e a vida”.

Em São Felipe, o programa começou a ser executado em 2013 e já começou a mostrar resultados muito positivos. O sucesso das atividades trouxe profundas mudanças na infraestrutura das escolas. Por conta do Mais Educação, surgiu a necessidade de reforma e ampliação das escolas, com a implantação de salas de ciências e informática e expansão de cozinhas e banheiros. No município, são realizadas atividades como capoeira, teatro, dança, música e ciclismo nas escolas da sede e da zona rural.

“O Mais Educação é uma estratégia fundamental para se chegar à educação integral. As oficinas do programa fazem com que o estudante permaneça na escola em ambos os turnos, participando tanto das aulas regulares quanto de atividades que gosta, criando um vínculo maior com a comunidade escolar”, avalia Pedro Araújo Júnior, Secretário da Educação de São Felipe.

Além de Jaqueline Moll, também serão palestrantes o especialista em gestão escolar Antonio Carlos Ribeiro da Silva e o mágico Fabiano Barbosa. Silva é especialista em Educação à Distância e doutor em Desenvolvimento Circular. Tem experiência na área de Gestão, com ênfase em Gestão Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade, ensino, competência, educação corporativa e metodologia da pesquisa. Ele é autor do livro Educação por Competência, que traz à tona a discussão sobre o significado pedagógico de competência.

Fabiano Barbosa é um mágico paulista e fará uma palestra com o tema “as palavras mágicas”. De caráter motivacional, a apresentação de Barbosa irá abordar questões como vontade, determinação e disposição para ouvir, aprender e colocar em prática os ensinamentos passados diariamente.

Texto: Luan Santos



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.