conceicao-do-coite

domingo, 08 de fevereiro de 2015 21:26

Igreja Católica Ordena o 9º padre natural de Conceição do Coité

A 1ª ordenação foi de Padre Elias em 1975.

O Ginásio de Esportes tem sido o local das ordenações, pois é o espaço mais adequado.

O Ginásio de Esportes tem sido o local das ordenações, pois é o espaço mais adequado.

Foi ordenado na manhã deste domingo (08), durante uma celebração no ginásio de esporte de Conceição do Coité presidida pelo bispo Diocesano de Serrinha, Dom Otorino Assolari,o padre Robson Batista Lima. A Celebração Eucarística foi concelebrada pelos padres da diocese e visitantes e um grande número de fiéis de toda a diocese que lotou as dependências do ginásio de esportes.

ordenação de padre robson lima - foto3- raimundo mascarenhas

Durante a cerimônia, o padre Robson Batista deitou-se no chão em frente do altar e depois fez o juramento de viver em comunhão com a Igreja Católica e de obediência ao Sumo Pontífice. Já ordenado, padre Robson distribuiu a eucaristia sendo seus pais, “Idália Batista e Crispim Lima”, os primeiros a receber a hóstia sagrada.

Mãe e pai os primeiros a receberem a eucaristia do novo vigário.

Mãe e pai os primeiros a receberem a eucaristia do novo vigário.

Segundo a religiosa, irmã Maria das Graças, esta celebração é um momento único na vida do sacerdote, que estará exercendo a função de vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Raso em Araci.

ordenação de padre robson lima - foto4- raimundo mascarenhas

Robson Batista é a 9ª pessoa natural de Conceição do Coité a ser ordenada padre e sete delas estão em Paróquias da Diocese de Serrinha, inclusive o primeiro a se tornar padre, Antônio Elias de Souza Cedraz, 71 anos, ordenado padre em 20 de julho de 1975.

Padre Elias vai assume a Paróquia de Teofilândia.

Padre Elias vai assume a Paróquia de Teofilândia.

Padre Elias já foi coordenador de Pastoral no Colégio Salesiano e coordenador da Pastoral da Juventude na Arquidiocese, as duas em Aracajú em 1976, diretor do Colégio Salesiano São João Bosco (1980); assumiu a Paróquia Santo Amaro em Jaboatão-PE, Arquidiocese de Olinda e Recife (1985); trabalhou na Paróquia Nossa Senhora de Lurdes em Calçado, Diocese de Garanhuns (1992); vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Coité (1996-1998); Administrador Paroquial da Paróquia Sagrada Família em Valente (1999); Coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Feira de Santana (2003-2005); Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Coité (2001-2008); coordenador Diocesano de Pastoral (2006-2011); pároco da Quase-Paroquia de Santo Antônio em Retirolândia (2009-2014); A partir de 2003, membro da Equipe de Liturgia da CNBB Regional NE3; A partir de 2006, membro do Conselho Presbiteral, do Colégio dos Consultores e do Conselho de Administração e Economia; A partir de 2010, Vigário Geral da Diocese.Foi convocado pelo bispo para a partir deste mês de fevereiro (2015), conduzir Paróquia Santo Antônio em Teofilândia.

Padre Antônio ao lado do saudoso Pe. Reis. Foto: arquivo pessoal.

Padre Antônio ao lado do saudoso Pe. Reis. Foto: arquivo pessoal.

Depois foi ordenado o padre Antônio Ferreira da Silva, hoje atuando na paróquia em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Ele é irmão de Maria Valdete, coordenadora e fundadora da Associação dos Moradores do Alto da Colina (Amac) e responsável por montar o projeto da Orquestra Santo Antônio que em 2007, a dupla fez uma feijoada para os frequentadores da igreja com o intuito de arrecadar dinheiro para o início da construção do sonho e os 3.500 dólares que conseguiram renderam 15 violinos e 30 flautas doces e o início de um sonho.

Padre Egionor. foto extraída do Facebook do padre Antônio Ferreira.

Padre Egionor. foto extraída do Facebook do padre Antônio Ferreira.

O terceiro a ser ordenado em Conceição do Coité foi o padre Egionor Cunha, conhecido nos meios religiosos pelos textos polêmicos que escreve a exemplo da diferença entre as Bíblias Católica e Protestante. Nesse texto ele diz que a Bíblia católica tem 73 livros que se divide em Antigo Testamento e Novo Testamento. São 46 livros no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento. Os 04 evangelhos, no Novo Testamento, tem Jesus Cristo como tema central e os livros que faltam na Bíblia dos protestantes são todos do Antigo Testamento, ou seja, Tobias, Judite, Sabedoria, 1º e 2º Macabeus, Baruc e Eclesiástico. “Além destes livros os protestantes suprimiram partes do livro de Ester (capítulo 10, versículo 04 e capítulo 16 versículo 24) e do livro de Daniel extirparam os versículos de 24 a 90 do capítulo 3 e os capítulos 13 e 14 integralmente”, garante Egionor Cunha.

Estes três primeiros padres foram ordenados quando a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Coité pertencia a Diocese de Feira de Santana.

Conheça os padres coiteenses que foram ordenados na Diocese de Serrinha depois de criada em 2005.

Padre Enivaldo Barbosa

Padre Enivaldo Barbosa/ foto: Raimundo Mascarenhas

Enivaldo Barbosa de Oliveira: data de Nascimento: 10/08/1975, em Conceição do Coité-BA. Ordenação Presbiteral: 07/11/2009. Funções anteriores: Auxiliar na Paróquia da Catedral Senhora Santana (2010); Vigário da Quase-Paróquia Santo Antônio de Lamarão (2010-2011); Diretor da Escola de Teologia para Leigos, assessor diocesano de Liturgia e chanceler da Cúria Diocesana (2010-2011); Administrador Paroquial (in solidum) da Paróquia Sagrada Família em Valente; Administrador Paroquial na Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Gavião (de outubro a dezembro de 2013). A partir de 2014, Pároco na Paróquia São João Batista, Quijingue-Ba e membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores.

Ruthberg Pereira, mais conhecido como Padre Gugu.

Ruthberg Pereira, mais conhecido como Padre Gugu./ foto Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

Ruthberg Pereira dos Santos: Data de Nascimento: 15/11/1981, em Conceição do Coité-BA. Ordenação Presbiteral: 30/12/2010. Funções anteriores: Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Conceição do Coité (2010); Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Raso em Araci- BA (2011-2012); Vigário Paroquial na Paróquia da Catedral de Serrinha (2013-2014); Assessor da Renovação Carismática Católica, do Apostolado da Oração e Movimentos Marianos. (2013-2014). A partir de 2014 Cura da Catedral Senhora Sant’Ana. A partir de 2015, assessor do Setor Família.

Padre Rodrigo Pinheiro

Padre Rodrigo Pinheiro/ Foto: Sagrado Coração de Jesus

Rodrigo Pinheiro da Silva: Data de Nascimento: 12/07/1985, em Conceição do Coité-BA. Ordenação Presbiteral: 06/01/2013. Pró-reitor do Seminário Propedêutico “Vinde e Vede” (2012); Pró-reitor do Seminário Maior Sagrada Família (2013); Coordenador da Pastoral Vocacional (2013-2014); A partir de 2014, Reitor do Seminário Sagrada Família, Administrador Paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Ichu e Membro do Conselho Presbiteral.

Pe. Juscelino

Pe. Juscelino/ foto: Robson di Almeida

Jucelino Martins de Pinho: Data de Nascimento: 31/01/1978, em Conceição do Coité-BA. Ordenação Presbiteral: 30/06/2013. Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Euclides da Cunha; A partir de 2015, Administrador Paroquial da Paróquia de Santo Antônio em Retirolândia.

Everaldo Gois

Everaldo Gois/ Foto: Raimundo Mascarenhas

Everaldo Gois dos Santos: Nascimento: 20/07/1984, em Conceição do Coité-BA. Ordenação Presbiteral: 11/10/2014. A partir de 2015, Vigário Paroquial na Paróquia da Catedral Senhora Sant’Ana em Serrinha, vice-presidente da Cáritas Diocesana (Setor Jovens), Assessor Diocesano da Renovação Carismática Católica, do Apostolado da Oração, da Legião de Maria, do Terço dos Homens e Movimento Apostólico de Schoenstatt (Mãe Rainha).

Redação CN 



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.