bahia

segunda-feira, 09 de fevereiro de 2015 09:18

IV Vaquejada do Parque José Lourenço movimentou fim de semana em Santaluz

A festa mais tradicional do sertão nordestino reuniu milhares de pessoas.

parque josé lourenço - serra branca santaluz - foto-raimundo mascarenhas

Aconteceu no fim de semana a 4ª vaquejada do Parque José Lourenço, no Povoado de Serra Branca, Santaluz. A festa teve início na tarde de sábado (07) e contou com um grande número de corredores e amantes do esporte e durante dois dias, estiveram concorrendo a uma premiação de R$ 20 mil.

parque josé lourenço - serra branca santaluz - foto4-raimundo mascarenhas

Totalmente reformado, desde o acesso através do portão principal, as áreas de estacionamento e recepção dos vaqueiros, a pista padrão como superfície de areia, pista de 160 metros, dos quais os primeiros 100m são reservados para a distância de corrida; destes 100m, são 10m do brete para a primeira faixa, que é conhecida como faixa de tolerância, e 90m até a faixa de pontuação, onde o boi é derrubado e deverá cair dentro da mesma.

Vaqueiro se prendeu ao pescoço do cavalo para não cair junto ao boi.

Vaqueiro se prendeu ao pescoço do cavalo para não cair junto ao boi.

As disputas foram entre várias duplas, que montados em seus cavalos tentam derrubar o boi na faixa apropriada para a queda, com dez metros de largura, desenhadas na areia da pista com cal e cada vaqueiro tem uma função: um é o batedor de esteira, o outro é o puxador.

Parque José Lourenço é para homenagear o pai do proprietário Natanael

Parque José Lourenço é para homenagear o pai do proprietário Natanael

O organizador do evento, Natanael Dantas da Silva, conhecido por Natal, recebeu a equipe do CN na entrada do Parque e disse que o homenageado com o nome era seu pai, José Lourenço, que faleceu há 19 anos e gostava de vaquejada, ele que criava gado na região. Natal lembrou que a vaquejada é uma atividade recreativa-competitiva com características de esporte do Nordeste brasileiro, no qual dois vaqueiros a cavalo têm de perseguir o boi até emparelhá-lo entre os cavalos e conduzi-lo ao objetivo nas duas últimas faixas de cal, onde o animal deve ser derrubado. Natal também é corredor de vaquejada.

O parque foi construído há seis anos, mas só foram realizadas quatro edições da vaquejada por causa das secas que castiga a região, inclusive este ano. “Como sertanejo acima de tudo é um forte, resolvemos fazer e deu certo graças a Deus”, concluiu.

Natal no camarim com Berguinho.

Natal no camarim com Berguinho.

A noite um grande público compareceu a área de shows para assistir apresentação de Meninote, Toque Lovy e Seu Maxixe com o vocalista Berguinho e Fabrício, percussionista, que em 2007 se reuniram para cantar e tocar por pura brincadeira e distração e depois criou a banda Seu Maxixe no segmento sertanejo com muita propriedade.No domingo teve paredão.

o prefeito do município Zenon Nunes da Silva Filho (PSD), acompanhado da primeira dama, compareceu ao evento na noite de sábado e disse ao CN que a festa é muito importante para o município e destacou a vontade de Natal em manter a vaquejada. O presidente da Câmara Jeova Lourenco da Silva (PSD), também esteve presente.

Veja o álbum de fotos * 

Visite o Facebook de Seu Maxixe a veja mais fotos



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.