cultura

sábado, 07 de fevereiro de 2015 08:08

Mesmo sem carnaval, Ichu realiza lavagem que mantém tradicação dos mascarados e das marchinhas

Para manter a originalidade da festa, lembrando os velhos carnavais, a banda de Fanfarra “Muvuca” de Pé de Serra animou os foliões que desfilaram e dançaram pelas principais ruas da cidade.

MASCARADOS ICHU 1

A pouco mais de uma semana do carnaval, a cidade de Ichu, localizada no território do sisal, mantém uma tradição que beira os noventa anos, que a lavagem da igreja. Muita criatividade, dinamismo, alegria e descontração marcou a edição 2015 desta festa que aconteceu no fim da tarde de sexta-feira (06) e parte da programação profana da festa em louvor ao Sagrado Coração de Jesus padroeiro do município.

MASCARADOS ICHU 2

Para Fernanda Dádiva, diretora de cultura do município, os concursos de máscaras nas categorias: Infantil (0 a 12 anos), Infanto-juvenil (13 a 17 anos) e adulta a partir de 18 anos, movimentaram a cidade durante um bom tempo antes da festa com as mobilizações para confeccionar as fantasias e até mesmo a organização dos grupos “e o resultado é alegria e a participação popular”, falou Dádiva.

MASCARADOS ICHU 4

Para manter a originalidade da festa, lembrando os velhos carnavais, a banda de Fanfarra “Muvuca” de Pé de Serra animou os foliões que desfilaram e dançaram pelas principais ruas da cidade tocando marchinhas tradicionais, a exemplo de “ó abre alas que eu quero passar” e, diante de um sol castigante, cantavam “allah-la-ô, mas que calor, ô, atravessamos o deserto do Saara, o sol estava quente e queimou a nossa cara”.

MASCARADOS ICHU 5

A frente do desfile, um grupo de baianas da cidade de Conceição do Coité e atrás mascarados com personagens da televisão como Peppa, a Turma do Chaves, além da lembrança do religiosa espanhol que dirigiu por muitos anos a paróquia do Sagrado Coração de Jesus, Padre Leopoldo Garcia. O Grupo Regueiros da Paz levou para avenida Edson Gomes e mesmo com a seca, apesar das chuvas que caíram nos últimos dias na região da Mombuca, apareceu um gafanhoto gigante.

Alex posou ao lado da turma do Chaves.

Alex posou ao lado da turma do Chaves.

O deputado estadual Alex Lopes, conhecido por Alex da Piatã (PMDB), juntamente com seu colega de Assembleia, Bira Coroa (PT), esteve na cidade e assistiu todo desfile, participando inclusive da entrega de prêmios e ao final falou ao CN que o saber popular e a cultura de um povo deve ser preservada. “Precisamos valorizar e divulgar nossa cultura. Esta festa de Ichu é um exemplo e vamos levar ao conhecimento da Bahiatursa e valorizar cada vez mais”, falou o parlamentar.

Acompanhado do vice-prefeito Geraldo Carneiro (PT) e do líder político Amilton Carneiro, Alex da Piatã conversou com os moradores e ficou sabendo que a festa começou com um grupo de pessoas que buscava água em uma “fonte” na sexta-feira que antecipava a festa do padroeiro afim de lavar a igreja e com o passar do tempo começaram usar instrumentos musicais, vestirem roupas diferentes parecendo fantasias “e resultou nesta beleza de festa”, concluiu Alex.

Redação CN * Informações AL Noticias / fotos: Devdy Willian



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.