cultura

sábado, 07 de fevereiro de 2015 09:55

Serrinha – Alex da Costa e o Coreto Elétrico anima primeira noite do Folia da Serra

Coreto Elétrico deve ser mais uma vez a sensação do carnaval de Salvador pela sua estrutura exótica e musica que agrada todas as faixas etárias.

alex costa e coreto eletrico - foto-2 raimundo mascarenhas

O Município de Serrinha no território do Sisal teve um dos mais tradicionais carnavais do interior da Bahia até os primeiros anos do surgimento do axé, que está completando 30 anos, em 2015. Mas os tempos mudaram, e de lá para cá nas alternâncias de governos a tradição do carnaval ficou esquecida, foram realizadas micaretas, que também perdeu espaço e as grandes festas passaram a ser os festejos juninos, e, por fim ganhou fama nacional mesmo com a vaquejada realizada no mês de setembro, festa privada que orgulha seu povo.

Coreto Elétrico é rebocado por um caminhão que também serve como suporte para mesa de som e de iluminação.

Coreto Elétrico é rebocado por um caminhão que também serve como suporte para mesa de som e de iluminação.

A prefeitura municipal ciente de que hoje em dia é inviável investir em carnaval com a presença de grandes nomes da música e potentes trios elétricos, resolveu desde 2014 buscar o resgate do carnaval erudito e o que pôde ser notado na ruas de Serrinha na noite de sexta-feira,06, foi a alegria dos veteranos foliões e da juventude que não alcançou essa tradição, que acompanharam Alex da Costa com o Coreto Elétrico da Praça Luiz Nogueira até a Praça Morena Bela, com repertório bastante diversificado não deixou ninguém parado com músicas desde o frevo de Morais Moreira que dominou a folia até antes da ‘febre do axé”, até o samba reggae.

alex costa e coreto eletrico - foto- raimundo mascarenhas

O inusitado Coreto Elétrico foi idealizado pelo cantor, músico e compositor baiano Alex da Costa, o projeto traz uma estrutura móvel em formato circular, que faz alusão aos coretos históricos das cidades do interior baiano. Junto com seu parceiro musical, diretor artístico e produtor executivo Osvam, o artista buscou a inovação através da releitura dos antigos carnavais, investindo, além do apuro técnico e estético da estrutura e trazendo de volta a fantasia, o lúdico e a irreverência.

alex costa e coreto eletrico - foto-5 raimundo mascarenhas

Alex disse ao Calila Noticias que o coreto elétrico foi lançado no carnaval de Salvador de 2014, dentro do cortejo Furdunço, que visa resgatar a tradição e originalidade dos carnavais de rua da Bahia, o projeto ganhou força e o resultado foi o troféu Dodô e Osmar, onde o Coreto Elétrico foi escolhido, por júri técnico especializado, como a melhor arte visual na categoria Mini-Trio.

Convidados de Alex da Costa, Izaias Moreno e Vitor Lopes deram a famosa palinha.

Convidados de Alex da Costa, Izaias Moreno e Vitor Lopes deram a famosa palinha.

Alex lembrou que outro grande momento do seu projeto foi a participação no Fan Fest durante a Copa do Mundo, segundo ele, puxou grandes multidões e “temos a satisfação de dizer que não houve uma só briga. Os brigões ficam envergonhados ao correr os olhos e encontrar o público alegre que está ali com pensamento único: se divertir”, disse o cantor.

O músico disse também que já puxou muitos blocos em Salvador, mas de uns anos pra cá sentiu a necessidade muito grande de se aproximar mais do público e de trazer algo diferente, no sentido estético, uma sonoridade diferente e resgatar canções que vinham sendo escondidas do carnaval, dos frevos, das marchas e de outras coisas que envolvem a música da Bahia.

Givaldo fez a festa atrás do coreto elétrico.

Givaldo fez a festa atrás do coreto elétrico.

O ex-coordenador da extinta DIREC 12 José Jivaldo, que assumiu recentemente a Secretaria Municipal de Administração de Serrinha acompanhou o Coreto Elétrico e demonstrou-se emocionado pelo resgate cultural numa iniciativa da Prefeitura, através da Diretoria de Turismo.”Isso é um compromisso e a responsabilidade pela cultura do município, algo que é muito valorizado pelo prefeito Osni, no sentido de resgatar, de revitalizar, a história do município, portanto Serrinha está de parabéns, aproveito para convidar a todos para festejar conosco, pois essa linda festa prossegue até domingo”.

Edvaldo disse que uma festa desse nível leva as famílias para as ruas.

Edvaldo disse que uma festa desse nível leva as famílias para as ruas.

Edvaldo Teixeira secretário de Governo e Relações Institucionais também não perdeu a oportunidade de sair atrás do Coreto Eletrico, ele lembrou que essa ideia do prefeito Osni Cardoso surgiu no ano passado, “hoje na abertura no segundo ano do carnaval aonde curti a família, a criança, adolescente, percebe-se hoje que realmente os carnavais das cidades grandes estão muito violentos, então o povo está viajando para o interior, e o prefeito acertou nessa ideia.” concluiu o secretário.

Antes de Alex da Costa e o Coreto Eletríco na noite de sexta teve o carnaval do Colégio Comercial.

Neste sábado a partir das 17h se apresentarão Bloco Sintonia Bahia, Bloco Afro – Os Negões e as Negonas, Rixo Eletrico e Fred Menendez;
No Domingo ultimo dia, Bloco “Tem Nego Bebo ai”

Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.