colunas

quarta-feira, 28 de outubro de 2015 15:52

Intolerância Alimentar – Vanessa Gleizer

Procure um profissional de saúde para melhor orientá-lo e tratá-lo.

A intolerância alimentar é resultado da dificuldade do organismo na digestão ou assimilação de determinado alimento/nutriente. Ou seja, surge quando o organismo tem dificuldade em digerir ou “processar” corretamente um nutriente ingerido presente em um alimento e/ou produto alimentício não existindo participação imunológica, ou seja, não envolvendo o sistema de defesa do organismo. Neste caso, a reação surge devido a uma deficiência enzimática (como por exemplo: a intolerância à lactose por deficiência na produção da enzima lactase, que
digeri a lactose, que é o “açúcar” do leite de origem animal).

As intolerâncias alimentares mais comuns encontradas hoje na população são a intolerância à lactose, que é a mais comum, além da intolerância a glicose e frutose Os sinais clínicos mais comuns são dores no estômago, distensão abdominal, gases, cólicas abdominais, azia, náuseas, episódios de diarreia ou prisão de ventre, entre outros. A intolerância alimentar pode ser diagnosticada através de exames laboratoriais específicos como o teste de tolerância a lactose juntamente com os sinais e sintomas apresentado pelo paciente.

A conduta nutricional indicada nesse caso consiste na retirada ou diminuição do consumo desses alimentos que não são bem digeridos pelo individuo. No caso da intolerância a lactose, que é o “açúcar” do leite e derivados de origem animal, a conduta nutricional é reduzir esses tipos de alimentos como leite de vaca, queijo, manteiga, iogurte da rotina alimentar, ou então, optar por produtos existentes no mercado com baixo teor de lactose, além do auxílio de enzimas digestivas como a lactase que auxilia na digestão da lactose prescrita por um profissional de saúde, a fim de amenizar os sintomas apresentados toda vez que o individuo for consumir tal alimento e/ou produto alimentício, o qual tem intolerância alimentar.

Procure um profissional de saúde para melhor orientá-lo e tratá-lo.

Vanessa Gleizer

Nutricionista Funcional. Graduada pela UNEB. Pós-graduada em Nutrição Clínica
Funcional. Realiza atendimento nutricional na Clínica Fisiolife, na cidade de Riachão
do Jacuípe – 75 3264-3220.

Siga no Instagram: @vanessagleizer
E não deixe de curtir a página no Facebook:
www.facebook.com/vanessagleizernutricaopersonalizada



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.

  • + LIDAS