educacao

quinta-feira, 01 de outubro de 2015 13:51

Ufba entra em ranking de melhores universidades do mundo; Brasil tem 17 na lista

De acordo com o instituto, a instituição baiana conta com 1% de alunos estrangeiros e uma média de um professor a cada 17,9 alunos.

O Brasil despontou como melhor país da América Latina em um levantamento das melhores universidades do mundo, divulgado anualmente pelo Times Higher Education (THE). Na lista, que engloba as 800 melhores instituições, 17 brasileiras aparecem entre aquelas que têm melhor ensino, pesquisa, transmissão de conhecimento e visão internacional. Pela primeira vez desde o início do levantamento, a Universidade Federal da Bahia (Ufba) aparece como integrante do ranking, apesar de estar no pior nível entre as classificadas – na faixa entre as posições 601ª e 800ª. De acordo com o instituto, a instituição baiana conta com 1% de alunos estrangeiros e uma média de um professor a cada 17,9 alunos. Entre os estudantes, 47% são mulheres e 53% homens.

A melhor do país é a Universidade de São Paulo (251-300), que está entre as melhores do mundo desde 2012. Em seguida vem a estadual de Campinas (Unicampi), entre 351ª e 400ª e a federal e a Pontifícia Católica do Rio de Janeiro (UFRJ e PUC-RJ), entre a 501ª e a 600ª. Na mesma faixa que a Ufba, estão as federais de Brasília (UNB), Minas Gerais (UFMG), Paraná (UFPR), Rio Grande do Sul (UFRS), Santa Catarina (UFSC), São Carlos (UFSCAR), Viçosa (UFV), Lavras (UFLA), as Pontifícias Católicas do Paraná (PUC-PR) e do Rio Grande do Sul (PUC-RS), e as estaduais do Rio (UERJ) e de São Paulo (UNESP). As três melhores do mundo são o Instituto de Tecnologia da Califórnia (EUA), a Universidade de Oxford (Reino Unido) e a Universidade de Standford (EUA). Na América Latina, o Chile tem seis instituições no ranking e  Argentina, Colômbia e México têm duas cada. “O ranking das melhores universidades aplica 13 indicadores de desempenho para oferecer a comparação mais compreensível e equilibrada, que é reconhecida por estudantes, acadêmicos, líderes universitários, indústria e governos”, diz o texto no site do THE

Bahia Notícias



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.

  • + LIDAS