colunas

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015 12:16

Grande presente – Dom Itamar Vian

Natal é a história deste presente, diante do qual as palavras se sentem muito pobres.

Um  marceneiro resolveu inovar na oferta de presentes de Natal. John Ogden está oferecendo caixões mortuários como sugestão de compra para as festividades de fim de ano. O caixão pode ser personalizado de acordo com as sugestões do cliente. Uma frase tenta convencer possíveis compradores: “você ainda vai precisar um”. Uma senhora adquiriu um caixão para um amigo, mas este não gostou.

O EVANGELHO de Mateus narra que alguns magos do Oriente, em busca do recém nascido rei dos judeus (Mt 2,1), trouxeram a Ele os melhores presentes. Lucas fala dos pastores que visitaram o Menino, deitado na manjedoura. O texto não diz, mas é provável que os pastores também tenham levado algum presente.

NATAL é convite para dar e receber presentes. Presentear não é tão fácil assim. Trata-se de verdadeira arte. Há presentes esperados, presentes vulgares, presentes inúteis. A pessoa que oferece o presente é sempre lembrada. Trocar presentes de Natal é, sobretudo, lembrar o grande presente que recebemos de Deus: Jesus que assumiu as dores e angústias, as alegrias e esperanças da humanidade. Maria foi a depositária fiel deste presente, que ela acolheu agradecida e soube oferecer ao mundo.

NATAL é a história deste presente, diante do qual as palavras se sentem muito pobres. A melhor saída é balbuciar, comovidos, um muito obrigado. Santo Agostinho resume esse evento, dizendo: “Deus se fez homem para que nós nos tornássemos deuses. Jesus veio à terra para que pudéssemos  alcançar o céu”. Foi Ele que nos garantiu: “Não tenham medo, estou todos os dias com vocês” (Mt 28, 10,20)

PENSANDO nisso, neste Natal, somos de novo desafiados a dizer não ao medo e erguer a bandeira da Esperança. Esperança de ver crianças felizes, idosos sorrindo, famílias se abraçando, água, terra, saúde, educação, segurança, casa, vida com dignidade para todos. Só assim posso dizer que o Natal é Festa da Vida. É o dia que Deus nos enviou, o irmão Jesus, irmão de todos, o grande presente.

SENHOR, que o teu Natal transforme a nossa vida. Queremos sentir o raiar da esperança em nosso coração. Não podemos caminhar sem a  tua luz. Ajuda-nos a afastar de nós toda tristeza. Abençoa, Senhor Jesus, a minha vida, os meus amigos, a minha família. Abençoa todos os que estão tristes e desanimados. Obrigado por estarmos vivendo mais um Natal. Amém.

 + Itamar Vian

Arcebispo Emérito

 



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.

  • + LIDAS