gaviao

domingo, 20 de dezembro de 2015 01:17

Prefeitura inaugura primeira quadra poliesportiva coberta do município

Apesar de receber valor relativamente baixo do Fundo de Participação dos Municípios - FPM , a administração constrói e mantém as contas em dia.

inauguração de quadra em gavião -des - foto- raimundo mascarenhas

A prefeitura de Gavião, no território da Bacia do Jacuípe, inaugurou na noite de sábado,19, a quadra poliesportiva da Escola Municipal Durvalina de Oliveira Cunha, situada na Praça do Posto. A obra vai atender aos 400 estudantes do Ensino Fundamental II dos turnos matutino e vespertino e a noite o EJA, ou seja, Educação de Jovens e Adultos. A unidade recebeu o nome de Miroel Moura, ex vice-prefeito que faleceu este ano.

inauguração de quadra em gavião 8 - foto- raimundo mascarenhas

A obra com 980,40 m² foi financiada pelo programa ‘Quadra nas Escolas’, mantido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que permite a construção de quadras nas proximidades das unidades escolares e foram investidos, após passam pela avaliação do Ministério da Educação, R$ 545 mil, recursos do FNDE e contrapartida do município. A quadra fica a menos de 50 metros da escola, atravessando uma rua e o prédio escolar foi adaptado com abertura de duas portas laterais, facilitando o acesso dos alunos.

inauguração de quadra em gavião 5 - foto- raimundo mascarenhas

A quadra Poliesportiva possui uma cobertura, com o uso do material conhecido como ‘breezes’ nas laterais, o que diminui a incidência de luz solar direta e de calor, podendo ser utilizada em qualquer horário do dia, piso em concreto, vestiários e sanitários masculino e feminino, com acessibilidade para portadores de deficiência, estruturada com equipamentos esportivos para atividades de Basquete (tabelas), Voleibol (rede), Futebol de Salão (traves de futebol) e Handebol. Possui arquibancada com capacidade para aproximadamente 350 pessoas, iluminação especial que permite inclusive a prática de esportes à noite.

inauguração de quadra em gavião 2 - foto- raimundo mascarenhas

Laurindo entrega o troféus a uma das equipes campeã.

O secretário de administração, Laurindo Nazário da Silva, falou que a quadra irá oferecer oportunidade aos jovens até como forma de combater a violência e todos devem ocupar o espaço, mas devem também preservar. Laurindo lembrou também que todos os operários que trabalharam na construção são moradores do município, gerando emprego e renda. “Em breve iremos inaugurar mais uma quadra coberta que está sendo construído as margens da BR”, concluiu.

Luiz Antônio disse que a quadra irá ajudar na descoberta de talentos em Gavião.

Luiz Antônio disse que a quadra irá ajudar na descoberta de talentos em Gavião.

Segundo Luiz Antonio Nunes de Oliveira, coordenador técnico da Secretária Municipal de Educação, a obra foi solicitada em 2013, os recursos chegaram em 2014, foi licitada e inaugurada com uma série de atividades esportivas durante o dia, com destaque para o jogo envolvendo as pessoas que trabalharam em sua construção. Ele disse também que o quadra é praticamente um ginásio e nos horário das aulas servirá as alunos e nos outros horários será utilizado pela comunidade, desde que seja solicitada por ofício a Secretaria de Educação.

Segundo Luizão como é conhecido Luiz Antônio, a quadra recebeu jogos durante o dia inteiro e a noite conforme pôde ser visto acima, aconteceu os discursos da lideranças inaugurando oficialmente e entrega dos troféus e medalhas.

Liderança José Antônio, Paulo Emerson e o locutor "H".

Liderança José Antônio, Paulo Emerson e o locutor “H”.

O secretário da Fazenda do Município, Paulo Emerson disse que muitas outras inaugurações irão acontecer, ele garantiu uma obra inaugurada a cada trinta dias, podendo ter até mais de uma dentro do mês a partir de janeiro de 2016. Entre as obras, segundo o secretário, tem outra quadra no Bairro Nova Canaã, Unidade Básica de Saúde – UBS, Centro de Comercialização de Animais, Garagem da Educação, Garagem da Saúde, Escola da Comunidade Canela Dema, além de outras.

Questionado como é possível manter esse ritmo de obras, o secretário disse que junta a vontade de trabalhar com a aplicação correta dos recursos públicos.”O Governo Benvinda está completando sete anos, e desde o inicio da gestão tem atuado em todos os setores, e na parte de infraestrutura tinha um deficit muito grande, identificamos e realizamos muita coisa e como já foi dito, ano que vem será uma inauguração por mês em média”, concluiu Paulinho como é conhecido.

Redação CN * Fotos: Raimundo Mascarenhas



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.

  • + LIDAS