religiao

domingo, 13 de dezembro de 2015 12:16

Seguindo ritual católico do mundo inteiro Diocese de Serrinha abre a Porta da Misericórdia

O Ano Santo foi aberto no último dia 8 de dezembro e segue até o dia 20 de novembro de 2016.

Catedral de Senhora Santana em Serrinha - Fiéis aguardando a abertura da porta. Foto: Raimundo Mascarenhas

Catedral de Senhora Santana em Serrinha – Fiéis aguardando a abertura da porta. Foto: Raimundo Mascarenhas

Católicos do mundo inteiro celebram neste domingo (13) a abertura da Porta da Misericórdia, e para marcar esse momento a Diocese de Serrinha, assim como as demais, fizeram um ato solene convocando todos os padres, seminaristas e diáconos.

Na terça-feira (08/12), o Papa Francisco abriu o Jubileu Extraordinário da Misericórdia com uma cerimônia no Vaticano, reunindo milhares de fiéis de todo o mundo encerrando com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro e estabeleceu que no domingo, ou seja, 13 de dezembro, o III Domingo do Advento, fosse aberta as portas das Catedrais ou na co-Catedrais e nos Santuários, uma ‘Porta da Misericórdia’, com uma celebração presidida pelos bispos diocesanos, no caso de Serrinha, Dom Ottorino Assolari.

abertura da porta da misericordia - Diocese de Serrinha - Foto 1 Raimundo Mascarenhas

Procissão saiu da Igreja Matriz até a Catedral.

A cerimônia teve inicio com uma procissão da Igreja Matriz, na Praça Luiz Nogueira, passando pela Rua Jonas Carvalho, até a Praça Miguel Carneiro, onde fica a Catedral Senhora Santana.  A frente da procissão, um diácono leva uma bíblia em sinal de peregrinação, identificando também o Ano Santo, na frente da catedral centenas de fiéis debaixo de sol forte aguardaram a entrada dos padres. seministas e diáconos que formaram um corredor para  passagem do bispo que depois de explicar para os católicos o significado daquele momento.

abertura da porta da misericordia - Diocese de Serrinha - Foto 3 Raimundo Mascarenhas

Foto: Raimundo Mascarenhas

Em seguida deu incio a celebração da missa, onde o bispo disse que todos devem se alegrar por esse momento inédito, “essa é também a misericórdia do nosso papa Francisco, vamos aproveitar, abrimos com chave de ouro,  com essa grande multidão que participou, vocês agora vão anunciar a misericórdia do Senhor, sejam vocês a mostrar como se vive o ano da misericórdia, sobretudo a mostrar concretamente com as outras misericórdias espirituais e corporais. É isso que vai transformar a nossa diocese.”. Afirmou Dom Ottorino.

abertura da porta da misericordia - Diocese de Serrinha - Foto - des-  Raimundo Mascarenhas

Momento de celebração e alegria do povo católico. Foto: Raimundo Mascarenhas

A abertura da Porta da Misericórdia e o ingresso à Catedral

O ingresso ao templo se faz a partir de sua porta principal, que no Jubileu extraordinário será a ‘Porta da Misericórdia’. Dom Otorrino Assolari fez a leitura do Salmo 118 e ordenou abrir a porta com ramos frondosos e símbolos cristológicos apropriados. Ao abri-la, e antes de cruzar a Porta, o Bispo ofereceu o Livro dos Evangelhos e, se dirigiu em procissão até o altar com os padres os concelebrantes e ministros, e por fim os fiéis.

Bispo chamou os fiéis para este momento inédito quando as catedrais abrem as Portas da Misericórdia.

Bispo chamou os fiéis para este momento inédito quando as catedrais abrem as Portas da Misericórdia.

Embora tenha sido lançado no dia 8 de dezembro,  o Jubileu da Misericórdia foi anunciado pelo Papa Francisco no dia 13 de março deste ano, segundo aniversário da sua eleição ao pontificado, durante a celebração da penitência presidida na Basílica Vaticana. “Decidi convocar um Jubileu Extraordinário que tenha o seu centro na Misericórdia de Deus. Será um Ano Santo da Misericórdia”, disse o Pontífice. O Ano Santo segue até o dia 20 de novembro de 2016.

Redação CN * Fotos: Raimundo Mascarenhas

 

 



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.

  • + LIDAS