bahia

quarta-feira, 02 de março de 2016 09:21

Agricultores familiares de Nova Fátima e Gavião serão beneficiados com Assistência Técnica e Extensão Rural

Em Nova Fátima, os técnicos da UNICAFES Bahia vão acompanhar 450 famílias. Já no município de Gavião, 270 famílias receberão assistência técnica durante três anos.

A União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (UNICAFES Bahia) começou a executar os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) nos municípios de Nova Fátima e Gavião, no Território Bacia do Jacuípe. A instituição foi uma das 33 entidades selecionadas nas chamadas públicas da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural, para desenvolver ações de fortalecimento da agricultura familiar que vão beneficiar mais de 40 mil famílias em toda a Bahia.

“Nossa proposta tem como objetivo qualificar o processo de produção agroecológica das famílias, visando à segurança e soberania alimentar, bem como o acesso aos mercados locais e institucionais”, explicou Iara Andrade, presidenta da entidade.

Em Nova Fátima, os técnicos da UNICAFES Bahia vão acompanhar 450 famílias. Já no município de Gavião, 270 famílias receberão assistência técnica durante três anos. “Este tempo maior de acompanhamento das famílias é muito importante para a garantia de um bom trabalho”, comemorou a diretora do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Nova Fátima, dona Antônia Oliveira dos Reis.

Parcerias – Para qualificar as ações de ATER nos municípios, a UNICAFES Bahia pactuou algumas ações com organizações parceiras que vão contribuir para melhoria do acesso às políticas públicas de fortalecimento da agricultura familiar.

“Nós vamos abraçar este projeto e queremos ajudar no planejamento e execução das ações, visando à melhoria na qualidade de vida dos agricultores do nosso município”, afirmou o secretário de Agricultura de Nova Fátima, Jonas Carneiro.

Em Gavião, além do apoio do poder público, a equipe da UNICAFES Bahia vai contar com a parceria do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS). “Estamos muito felizes com esta nova proposta que contempla um número maior de famílias do nosso município. Isto vai ajudar a amenizar as dificuldades enfrentadas pelos agricultores familiares”, declarou Joseval da Silva, presidente do CMDS.

Sobre a UNICAFES Bahia
Criada em Novembro de 2006, a União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (UNICAFES) se constitui como um instrumento capaz de representar o cooperativismo da agricultura familiar e economia solidária, pautando para a sociedade as suas reivindicações e necessidades de políticas públicas voltadas para o segmento da economia.

A entidade está presente em 17 territórios, viabilizando ações de assessorias para 82 filiadas, fortalecendo as diversas políticas de apoio ao cooperativismo e à economia solidária.

Por: Lorena Amorim



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.