bahia

terça-feira, 29 de março de 2016 17:07

Coité – Caravana do DETRAN realiza atividades educativas de trânsito durante toda semana

No total, seis menores com idades entre 10 e 15 anos foram flagrados pilotando “cinquentinhas” e tiveram os veículos apreendidos.

detran-blitz-educativa

Foto: DETRAN

Teve inicio na última segunda-feira,28, e prossegue até o próximo sábado, 1º/04, em Conceição do Coité, a Caravana do Detran, com realização de ações educativas e de fiscalização do trânsito da cidade.De acordo com Ricardo Cruz coordenador Caravana, o projeto visa aproximar o DETRAN sede das Ciretrans, e chega a Conceição do Coité com uma equipe composta de vinte profissionais, nos quais são divididos em várias modalidades onde trabalham com palestras, cursos na parceria com a Policia Militar, Guarda Municipal, que juntos visitam clinicas, auto escolas, fiscaliza ferros velhos, empresas de vistoria e de placas credenciadas ao Detran.

Ricardo Cruz - Foto: arquivo Augusto Urgente.

Ricardo Cruz – Foto: arquivo Augusto Urgente.

” O nosso cunho é educativo, as blitz estão acontecendo literalmente de fora educativa, a gente faz aboradagem do condutor e verificando que está cometendo infrações, explicamos pra ele o porque daquela infração, qual o valor da notificação, mas nesse trabalho não estamos notificando nem prendendo veículo nenhum, o Detran da Bahia tem dois processos, o educativo que estamos realizando e aquele que se chama de punitivo, mas acreditamos no educativo e vamos continuar aqui até o fim da semana”, afirmou Ricardo Cruz.

Um estudante do ensino fundamental identificado pelas iniciais R.A., 12 anos, costumava ir de moto “cinquentinha” para a escola todos os dias. A rotina perigosa do adolescente foi interrompida na segunda-feira (28) primeiro dia de blitz. Abordado, ele teve a moto apreendida e liberada posteriormente com a chegada da família. “Eu dei a moto de presente a ele porque a escola fica distante de casa, mas estou arrependida. Ele corre muito e vive fazendo piruetas. Após essa abordagem, meu filho não vai mais pilotar”, prometeu a mãe do estudante, Márcia Araújo.

No total, seis menores com idades entre 10 e 15 anos foram flagrados pilotando “cinquentinhas” e tiveram os veículos apreendidos. “Com os pais ou responsáveis se apresentando para conduzir a moto, ela é liberada. A idade mínima para dirigir ciclomotores é 18 anos e o veículo deve estar emplacado”, informou a coordenadora da blitz, Maria Auxiliadora Moreira.

Caravana firma parceria com Colégio Polivalente.

Caravana firma parceria com Colégio Polivalente. Foto: DETRAN

Nesta terça-feira (29), o Detran retomou as atividades em Coité e encontrou o pátio do Colégio Polivalente repleto de motos de 50 cilindradas. “Esse comportamento dos menores precisa ser mudado, com o envolvimento de pais, professores e do poder público”, defendeu o coordenador de ações pedagógicas da caravana, Yuri Oliveira.

De acordo com o vice-diretor do colégio, Fábio Carneiro, os pais dos alunos estão sendo convocados para discutir o problema. “Nosso convite não vem dando o resultado esperado e os jovens continuam se arriscando. Vamos pedir ajuda à Secretaria Municipal de Educação para tornar a ação mais efetiva”.

Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu que, a partir de 31 de maio, o condutor de “cinquentinha” deve estar habilitado na categoria A ou possuir Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC). Quem não cumprir a medida será notificado por infração gravíssima, com multa no valor de R$ 574,62 e sete pontos na carteira de habilitação, além de ter o veículo apreendido.

Conceição do Coité está instalada a 26ª Circunscrição Regional de Trânsito – CIRETRAN e a 29ª a receber a Caravana. De 2 a 5 de maio essa mesma equipe estará visitando a cidade de Juazeiro.

Redação CN / Detran-BA



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.