mundo

quinta-feira, 21 de abril de 2016 18:19

Chama Olímpica é acesa na Grécia e chega ao Brasil em 3 de maio

A tocha olímpica vai percorrer 300 cidades brasileiras

tocha olimpica

O fogo que irá queimar na Pira Olímpica durante os Jogos Olímpicos Rio 2016 já está aceso. A cerimônia de acendimento da tocha ocorreu hoje (21), em Olímpia, na Grécia, e a chama foi acesa às 6h53, no horário de Brasília. Depois de uma passagem pela Grécia e pela Suíça, o fogo olímpico chegará ao Brasil no dia 3 de maio.

No ritual milenar, a atriz Katerina Lehou, representando a sacerdotisa do templo de Hera, acendeu a chama Olímpica com a “skaphia” – suporte de espelho côncavo que converge os raios para um ponto específico. A cerimônia contou ainda com a participação de 29 atores e 13 dançarinos. A chama foi passada para o primeiro participante do revezamento da tocha, o ginasta grego Eleftherios Petrounias.

Petrounias abriu oficialmente o revezamento da tocha e passou pelo Monumento Pierre de Coubertin. Em seguida, entregou a chama olímpica ao brasileiro Giovane Gávio, bicampeão olímpico de voleibol. Giovane não escondeu sua felicidade por participar desse momento histórico. “Estou muito emocionado. Está até difícil falar. Receber a tocha aqui neste lugar sagrado é único, fantástico”, disse ao site oficial do Rio 2016.

Também ao site Rio 2016, ele deu um recado a todos os atletas que disputarão os jogos do Rio de Janeiro, sobretudo os brasileiros. Giovane exaltou ainda o esporte como mecanismo de união dos brasileiros, sobretudo no momento atual de polarização política do país.

“Quero agradecer e dizer a todos os atletas que estaremos torcendo muito por eles nos Jogos. Vai ser fantástico. Mas esporte não é só conquista de medalhas. Junto com a educação e com seus valores, pode transformar a vida de crianças, jovens e adultos. Principalmente no momento em que estamos vivendo no país, precisamos resgatar nossa unidade. No fundo, somos todos brasileiros”.

A cerimônia de acendimento da chama olímpica foi conduzida pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o alemão Thomas Bach. “A chama Olímpica vai espalhar valores de tolerância, solidariedade e paz. Em um mundo abalado por crises, a mensagem de que a humanidade é maior do que as forças que nos separam é mais relevante do que antes”.

Após o acendimento da chama Olímpica, ela viajará pela Grécia por seis dias, sendo levado por 450 pessoas e percorrendo cerca de 2.234 quilômetros. Em seguida, a chama segue para Genebra, na Suíça, para uma cerimônia da Organização das Nações Unidas (ONU). No dia 30 de abril a tocha será levada ao Museu Olímpico, em Lausanne, também na Suíça, onde fica a sede do COI. De lá segue para o Brasil, onde desembarca em Brasília no dia 3, para uma verdadeira peregrinação por mais de 300 cidades.

Agência Brasil



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.