bahia

segunda-feira, 25 de abril de 2016 16:48

Coité: Prefeitura vai arar cerca de 4 mil tarefas de terra de agricultores

A Secretaria da Agricultura iniciou nesta segunda-feira o cadastro dos agricultores e o trabalho no campo. A ação acontece em parceria com associações, sindicatos e o Governo do Estado da Bahia

Mais de 2,5 mil agricultores familiares terão cerca de quatro mil tarefas de terras aradas neste ano em Conceição do Coité. A previsão é da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Economia Solidária do município, que lançou nesta segunda-feira, 25, mais uma etapa do Plano Nosso Campo, Nossa Gente.

S

Os 10 tratores que estarão em serviço foram expostos hoje (25), na frente da secretaria e já saíram rumo às suas regiões. “Vamos fazer de todos os agricultores. Primeiro de quem vai plantar milho e feijão. Depois de outros que vão fazer outros plantios. As pessoas devem procurar as associações, os gestores dos povoados ou nossos técnicos na secretaria”, explicou o secretário municipal Edvaldo do Sindicato.

Prefeito está feliz pela conquista dos agricultores.

Prefeito está feliz pela conquista dos agricultores.

“Ao longo de três anos o Governo da Gente realizou a maior política de convivência com a estiagem e apoio a Agricultura Familiar de todos os tempos no município. Foram criados dois planos especiais: Nosso Campo e Água da Gente. Acredito que os agricultores estão felizes”, comemora o prefeito Francisco de Assis.

Dados – Com o Nosso Campo, Nossa Gente é feita a aragem anual de mais de mais de 4.000 tarefas de terra dos pequenos agricultores. “Além disso, fazemos a distribuição anual de 25 a 30 toneladas de sementes de milho e feijão; oferecemos assistência técnica a agricultores familiares; distribuição regular de leite, carne, suco, beiju, entre outros alimentos para comunidades carentes; compramos os produtos de 115 agricultores familiares pelo programa PAA (Programa de aquisição de alimentos); compramos anualmente de mais de 40% da alimentação escolar diretamente dos agricultores familiares; e temos mais de 3.500 agricultores familiares cadastrados no Garantia Safra”, relata Edvaldo, secretário da Agricultura.

Água da Gente – Segundo a assessoria,  a gestão atual realizou a maior política de convivência com a estiagem de todos os tempos em Coité com o Programa Água da Gente. Foram construção de extensão de rede de abastecimento de água para 14 comunidades rurais já concluídas e outras em andamento; construção de 2.943 cisternas de 16 mil litros para consumo humano; construção de 17 cisternas de 52 mil litros para consumo humano em escolas rurais; limpeza e/ou construção de mais de 700 aguadas e açudes; perfuração e instalação de poços artesianos na zona rural; construção de 5 barreiros comunitários: Barrocão, Cansanção, Maracujá, Cabaceiras e Sítio Maria Vitória; construção de 90 barreiros familiares; construção de 90 kits com horta e cisterna de 52 mil litros (andamento); distribuição de água potável por caminhões pipas nos períodos de estiagem.

ASCOM



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.