politica

domingo, 03 de abril de 2016 22:53

Doze partidos políticos se juntam e lançam uma professora pré-candidata a prefeita em Itaparica

A Ilha possui 146 quilômetros quadrados de superfície, sendo habitada por aproximadamente 55 mil pessoas, distribuídas em 35 localidades.

precandidatura de prefeita de itaparica

Dos 26 partidos políticos com registro oficial em Itaparica, município localizado na Baía de Todos os Santos, 12 deles, ou seja, PR, PTC, PRB, PCdoB, PSC, PTdoB, PSL, PSOL, PDT, PSC, PTC e PPS, foram representados e declarou apoio à pré-candidatura da professora Marlylda Barbuda dos Santos a prefeita do município. Em 2012, ela disputou eleição para prefeita ficando na segunda colocação com 40,84% dos votos válidos, obtendo 5 mil votos.

publico - itaparica

Na ocasião, a professora contou com apoio do PDT, PSL, PPS, PRTB, PHS, PMN, PV, PL e PC do B e no sábado a noite foi percebida a ausência PHS,PV PMN, sendo que o PV não consta na relação do dos partidos oficiais publicado no site do TSE. Outros partidos, a exemplo do PRB, PSC, PTdoB, PSOL e PTC, se incorporaram a pré-campanha e pretende formar coligações que facilite eleger o maior número de vereadores e contribua para eleição da majoritária.

Vereador Nereu

Vereador Nereu

O vereador Nerivaldo Alves da Silva, mais conhecido por Nereu, foi o único eleito pela oposição e manteve esta posição. Ao CN ele disse que o município necessita de ideias e pessoas novas oriunda do povo, pois vem sendo conduzido por empresário e isto tem deixado as mais carentes excluídas. Ele contou que passou os 4 anos combatendo a péssima administração e que visualiza a chegada de um momento novo.

Na eleição passada a professora teve grande votação que lhe credencia a tentar novamente.

Na eleição passada a professora teve grande votação que lhe credencia a tentar novamente.

Empolgada, a professora Marlylda Barbuda disse que não vai abrir mão de construir um momento novo, ouvindo a população, trabalhar para resolver os problemas identificados pelas comunidades através de um plano de governo participativo que vem sendo elaborado e será colocado para apreciação popular no período eleitoral. Ela apresentou as pessoas que estão propondo colocar seus nomes para vereador por cada partido e pediu aos presentes para se incorporar a luta, pois de um lado os empresários e o poder com muito recurso financeiro e do outro lado às pessoas mais simples da comunidade que sonha por uma ilha bem melhor.

Alex da Piatã tem ampliado suas bases e disse está firme no apoio aos candidatos de oposição de Itaparica.

Alex da Piatã tem ampliado suas bases e disse está firme no apoio aos candidatos de oposição de Itaparica.

O evento serviu também para orientação sobre a nova legislação eleitoral e durante 40 minutos o deputado Alex da Piatã proferiu uma palestra chamando atenção sobre a eleição deste ano e chamou de atípica, pois serão 45 dias e após convenção, registro, gráfica, até colocar a campanha propriamente em dia, sobrarão apenas 30 dias, sendo necessária uma boa pré-campanha dentro da lei para evitar problemas futuro.

Ele chamou atenção para esse projeto novo sob a liderança da professora Marlylda e pediu que todos o incorporassem, pois a Ilha de Itaparica precisa ser mais bem tratada, já que é o cartão postal da Bahia.

Como foi a eleição de 2012 – O atual prefeito do município, pastor Raimundo Nonato da Hora Filho obteve na eleição de 2012 5.408 votos (44,17%), Marlylda 5 mil votos (40,84%) e o petista José Elias das Virgens, mais conhecido por Zezinho, obteve 1.835 votos (14,99%). Juntos o PT e PDT que fizeram oposição ao pastor Raimundo Nonato, obtiveram 6.835, 1.427 a mais do que o pastor, que venceu o pleito.

A Ilha possui 146 quilômetros quadrados de superfície, sendo habitada por aproximadamente 55 mil pessoas, distribuídas em 35 localidades.



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.