bahia

sábado, 11 de junho de 2016 20:44

Candeal I – Prefeitura entrega mais uma Unidade Saúde da Família

O centro de saúde recebeu o nome de Antonio Carneiro Amorim, mais conhecido “Toinho dos Tanques”

Inauguração do UBS - Candeal . Foto- Raimundo Mascarenhas (41)

Foi inaugurada na manhã deste sábado (11), na cidade de Candeal, localizada no território do sisal, mais uma Unidade primária do Programa Saúde da Família (PSF).  O evento festivo contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativo e representante do município deputado Marcelo Nilo (PSL), lideranças de cidades vizinhas e locais, a convite do prefeito do município Fernando Nere (PDT).

Inauguração do UBS - Candeal . Foto- Raimundo Mascarenhas (32)

A unidade é composta com recepção, sala de espera para pacientes e acompanhantes, salas para reuniões, vacinação, consultórios ginecológicos, clínicos, banheiros para funcionários e pacientes, sala de esterilização, curativos além do espaço para funcionar o Núcleo de Apoio Saúde da Família (Nasf) com assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, farmacêutico e nutricionista.

Presidente autor da indicação

Vereador José Almir, autor da indicação

O centro de saúde  recebeu o nome de Antonio Carneiro Amorim, mais conhecido “Toinho dos Tanques” por indicação do vereador e presidente da Câmara, José Almir Carneiro (DEM). A proposta do democrata em homenagear Toinho dos Tanques foi em memoria aos trabalhos realizados no município, onde foi vereador e presidente da Câmara no período de abril a dezembro de 1982, acumulando a função de vice-prefeito, por conta da renuncia do então prefeito Ribeiro Tavares, para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa.

Amorin preparou o discurso para não esquecer o legado de seu pai

Amorin preparou o discurso para não esquecer o legado de seu pai

Toinho dos Tanques faleceu aos 80 anos e maioria dos filhos marcou presença no evento, sendo representados por Carlos Amorim, funcionário público que falou em nome da família.

Carlos contou que seu pai não tinha nenhuma formação na área médica, mas era a pessoa que no momento de emergência estava presente para ajudar as pessoas, “até mesmo em casos de fraturas de perna e braço, ele ‘encanava’ e sempre com trabalho de sucesso”, lembrou.

Secretária de Saúde assumiu ha três meses e já apresenta uma grande ação

Secretária de Saúde assumiu ha três meses e já apresenta uma grande ação

A secretária de Saúde Dayana de Andrade Flois, que está há noventa dias a frente do setor, lembrou que esta unidade é muito importante para comunidade e funcionará de segunda a sexta-feira, das 08 ás 17h, com a presença diariamente de uma médica cubana, resultado do convênio firmado entre a Prefeitura e programa Mais Médicos do governo federal.

 

Fernando ao lado do seu vice Zezo

Fernando ao lado do seu vice Zezo

O prefeito Fernando Nere, mais conhecido por ‘Donguinha’, disse ao CN que estava muito satisfeito com o evento e a presença do público, num sábado pela manhã era “sinal do reconhecimento da nossa luta e foi com muito esforço que conseguimos executar esse trabalho. Lembro que o deputado Marcelo Nilo foi muito importante nesta conquista”, falou.

 

Marcelo Nilo ao entrar na unidade percebeu que faltou os móveis e prometeu ao prefeito que iria conseguir

Marcelo Nilo ao entrar na unidade percebeu que faltou os móveis e prometeu ao prefeito que iria conseguir

O deputado Marcelo Nilo, começou seu pronunciamento agradecendo a votação obtida na eleição de 2014, no total de 1.305 votos, contribuindo para que fosse o deputado estadual com maior votação no estado e ficou alegre com a festa e o reconhecimento do povo ao trabalho de Donguinha. “O homem público deve está sempre perto do seu povo e hoje (sábado, 11), participamos de um ato de gestão e dentro de sessenta dias voltarei à cidade para falar de politica e o momento é de trabalhar pelo cidadão, em especial o mais carente. Estamos inaugurando esse PSF e aproveito para anunciar a licitação e logo em breve o inicio das obras para construção do sistema de água que irá beneficiar os moradores de Quatro Estradas, Beira de Cerca e Chapada”, concluiu.

Outra homenagem

Adriano ex-secretário apresentou as duas médicas cubanas

Adriano ex-secretário apresentou as duas médicas cubanas

Durante o ato foi lembrado o reconhecimento da gestão pública para com aqueles que contribuíram com o desenvolvimento do município, como foi o caso da técnica de enfermagem Lindalva Gonçalves dos Santos, pela prestação de serviços na área de saúde, ela que faleceu em 12 de dezembro de 2004. Homenageada com o nome do hospital municipal.

A ação foi do vereador Ronaldo Adriano Ferreira Nere, conhecido por Adriano Nere ou nem de Donguinha, eleito pelo PMDB, hoje filiado ao PSL, o mais votado em 2012, e por três anos e três meses esteve à frente da Secretaria de Saúde. Antes de deixar a secretaria, entregou o prédio pronto dessa recém inaugurada USF.

Secretário criticou os vereadores de oposição em não permitir a liberação de mais de R$ 300 mil para compra de móveis para as unidades de saúde

Secretário criticou os vereadores de oposição em não permitir a liberação de mais de R$ 300 mil para compra de móveis para as unidades de saúde

A atual gestão construiu também PSF no Povoado de Chapada e reforma da unidade de Belo Alto e na área de transporte com aquisições de veículos 0Km e uma ambulância, facilitando o deslocamento dos pacientes.

O Secretário de Saúde do município Pé de Serra, Wlissis Jarbas Miranda, ele que também é coordenador de gestores da região de Feira de Santana, destacou o esforço de Adriano Nere para avançar as atividades na área de saúde, pois “saúde não espera”. Ele lembrou que, em reconhecimento, ao trabalho de Adriano, foi participar do evento e ficou muito feliz.

 

Veja outras fotos (use o mouse sobre a foto e click na seta)

Inauguração de UBS de Candeal



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.

%d blogueiros gostam disto: