bahia

quarta-feira, 29 de junho de 2016 11:55

IFBA é inaugurado em Euclides da Cunha e José Nunes destaca esforço para sua instalação

Zé Nunes disse que Euclides concorreu com outros grandes centros, mas com muita luta conseguiu superar e hoje o IFBA é uma realidade para atender mais de 20 municípios da região

IFBA - EUCLIDES DA CUNHA - FOTO-RAIMUNDO MASCARENHAS

IFBA fica a cerca de 3 km da cidade, a direita da BR116 para quem chega de Tucano | Foto: Raimundo Mascarenhas

Os baianos do nordeste do estado já podem concorrer às 1.500 vagas da nova unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba),inaugurada em Euclides da Cunha, na manhã da última terça-feira (28), com a presença do governador Rui Costa (PT), deputado federal José Nunes(PSD),deputados estaduais Alex da Piatã (PSD) Gika Lopes e Fátima Nunes do PT, prefeita Fátima Nunes e o vice Vaval, Renato da Anunciação reitor do IFBA e o diretor do Campus Antônio Adolfo Mendes, além de prefeitos, vereadores e demais autoridades do município e de cidades circunvizinhas.

IFBA - EUCLIDES DA CUNHA - FOTO2-RAIMUNDO MASCARENHAS

Autoridades no momento do hino nacional | Foto: Raimundo Mascarenhas

O deputado José Nunes ex-prefeito de Euclides da Cunha e esposo da atual prefeita Fátima Nunes, disse que era muito bom está ali inaugurando uma das obras mais importantes da Bahia, segundo ele por ter uma história importante, inclusive o então deputado Rui Costa, hoje governador ajudou a defender.Eram cincos campos e Euclides da Cunha era a menor cidade que concorria a esse pleito, que tinha outros grandes centros como Alagoinhas, Cruz das Almas, Juazeiro e Santo Antônio de Jesus.

José Nunes disse que encontrou dificuldade com os concorrentes, mas lutou e venceu | Foto: Raimundo Mascarenhas

José Nunes disse que encontrou dificuldade com os concorrentes, mas lutou e venceu | Foto: Raimundo Mascarenhas

De acordo com José Nunes na hora da reunião com o ministro da Educação, estavam todos os deputados federais da Bahia, decidindo onde implantar o IFBA,” como eram apenas cinco, Euclides da Cunha ficava pequeno na avaliação deles, para receber esse campus, teve colega meu que fez gozação dizendo: Zé Nunes, tenha paciência, você está defendendo sua terra que ainda está pequenininha pra receber uma obra desse porte.Eu respondi que Euclides da Cunha tem muito mais condição de receber que qualquer outro município da Bahia, porque lá a prefeita teve a coragem de implantar uma extensão do Campus de Paulo Afonso, através do nosso conterrâneo que ali está, o Leleno que foi professor do governador Rui Costa na Escola Técnica em Salvador, de forma que esse conjunto apoiado pelo governador, deu a condição de a gente aqui está inaugurando uma das obras mais importante na área de educação”,concluiu o parlamentar.

IFBA - EUCLIDES DA CUNHA - FOTO3-RAIMUNDO MASCARENHAS

Grande público lotou o auditório e a galeria do IFBA | Foto: Raimundo Mascarenhas

José Nunes lembrou que o IFBA de Euclides terá 1,500 alunos estudando cursos técnico de edificação e informática e mais adiante terá Engenharia Civil, e posteriormente os cursos serão definidos pela comunidade, pois segundo ele no Campus de Euclides da Cunha pode ter todo tipo de curso, já que possui espaço a vontade.

Prefeita lembrou que antes da chegada do Campus, implantou uma extensão

Prefeita lembrou que antes da chegada do Campus, implantou uma extensão | Foto: Raimundo Mascarenhas

A prefeita Fátima Nunes, em seu pronunciamento dirigido a todos ali presentes, falou sobre a importância do IFBA para o fortalecimento da educação dos jovens euclidenses e destacou o seu esforço, sempre ao lado do deputado federal José Nunes, para conseguir esta valiosa conquista para Euclides da Cunha.

O governador Rui Costa destacou que já são 35 unidades, em Salvador e outros municípios da região metropolitana e interior do estado. “Quero conclamar os prefeitos da região, pois esta unidade não é para atender apenas Euclides da Cunha”, afirmou.

IFBA - EUCLIDES DA CUNHA - FOTO6-RAIMUNDO MASCARENHAS

Rui lembrou que sua formação profissional aconteceu na Escola Técnica Federal, que seria o IFBA hoje | Foto: Raimundo Mascarenhas

De acordo com Rui Costa, este conceito de regionalização, principalmente nas áreas de Educação e Saúde, é aplicado nos países mais ricos e desenvolvidos da Europa, como a Alemanha, um dos que ele visitou. “Com isso, podemos garantir alta qualidade e alta performance, sem desperdiçar recursos com uma unidade com estrutura deste tamanho em cada cidade”.

Entrega de viaturas aconteceu no estacionamento do IFBA | Foto: Raimundo Mascarenhas

Entrega de viaturas aconteceu no estacionamento do IFBA | Foto: Raimundo Mascarenhas

Antes de inaugurar o IFBA, o governador e demais autoridades entregou na uma quadra poliesportiva construída no Bairro América, 250 cisternas de consumo, por meio do Programa de Universalização do Acesso à Água, e cinco viaturas também para os municípios de Antas, Novo Triunfo, Cícero Dantas e Fátima. Segundo Rui, até o dia 30 de julho, toda a frota da Polícia Militar será renovada.

Veja outras fotos do IFBA e de outros momentos da visita do governador

 

Redação CN



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.

%d blogueiros gostam disto: