bahia

terça-feira, 21 de junho de 2016 13:03

Itiúba: ex-prefeito preserva rico acervo em documentos e fotos que relata sua gestão de 1976 a 1982

No mesmo espaço pode ser encontrada muita coisa interessante da sua vida profissional de oficial de cartório do Registro Civil, a exemplo de quase 36 mil nomes de pessoas registradas por ele e uma caderneta com os nomes de mais de 70 afilhados

arquivo de zeca batista-9

Casa da Fazenda tem um espaço reservado para a História de Zeca Batista | Foto: Raimundo Mascarenhas

O Calila Noticias esteve recentemente na cidade de Itiúba, precisamente na Fazenda Estiva, distante 7 km da sede municipal, sentido Filadélfia, para conhecer a história superinteressante do ex-prefeito José Batista de Oliveira, 84 anos, que dirigiu o município no período de 1976 a 1982.

Zeca Batista recebeu a visita do deputado Alex da Piatã que disse ter ficado impressionado com tamanha organização

Zeca Batista recebeu a visita do deputado Alex da Piatã que disse ter ficado impressionado com tamanha organização | Foto: Raimundo Mascarenhas

Zeca Batista como é conhecido, tem um grande acervo dentro de um pequeno cômodo anexo da casa da fazenda onde guarda com muito carinho e orgulho documentos e fotos de sua vida profissional como oficial de cartório que durou 35 anos, tempo necessário para registrar 35.595 pessoas em Itiúba (sem contar as segundas vias) e pública durante os seis anos que governou Itiúba. Tudo isto documentado.

arquivo de zeca batista-1

Material de campanha de Zeca Batista em 1975 | Foto: reprodução Raimundo Mascarenhas

A ideia de documentar e preservar tudo principalmente de sua gestão, segundo ele, foi para quando contar sobre suas realizações e alguém duvidar, ele ter como provar. “Existe muita conversa de político que diz que fez sem ter feito, e eu na realidade fiz muita coisa e para provar está tudo registrado com minha assinatura e de outras autoridades, muitos fazem política por ilusão, eu faço pela verdade. Minha política não tem malandragem, minha vida é um livro aberto, eu fiz isso e gostaria que todos os prefeitos fizessem o mesmo, pra demonstrar seu trabalho e prestar contas”, desafia.

Quem duvidar da quantidade de votos de frente na sua eleição ele pode mostrar

Quem duvidar da quantidade de votos de frente na sua eleição ele pode mostrar | Foto: reprodução Raimundo Mascarenhas

Tendo honestidade como palavra chave, Zeca Batista disse que é filho único de família pobre e sempre se dedicou em beneficio das pessoas pobres, tanto no cartório quanto na Prefeitura. “Os governadores se viam aperreados comigo cobrando deles benefícios para Itiúba, e por esse motivo não decepcionei o meu povo, o que existe de bom, desculpa a modéstia foi feita na nossa administração e já são mais de 30 anos que sai da prefeitura, mas aonde eu chego sou abraçado por todos”, garante o ex-prefeito.

Ao lado de Roberto Santos, Zeca inaugura rede elétrica

Ao lado de Roberto Santos, Zeca inaugura rede elétrica no fim da década de 1970 | Foto: reprodução Raimundo Mascarenhas

Entre as conquistas de sua gestão e que se encontram documentadas, estão a inauguração da rede elétrica da sede do Município, conseguiu a eletrificação do Distrito de Rômulo Campos, Jacurici da Leste, Cacimbas, Covas, Piáus e Serra de Itiúba e energia a gerador em Ponta Baixa, sistema de abastecimento de água da sede e Rômulo Campos, Banco do Brasil e reconstrução do Fórum da Comarca, sinal de telefonia e televisão, Projeto Sertanejo, Construção da estrada da Serra da Itiúba, pavimentação asfáltica que liga Itiúba a BR 407 na cidade de Filadélfia, implantação da linha de ônibus de Itiúba para Salvador no transporte de passageiros através da empresa Nossa Senhora de Lourdes, Desapropriação e loteamento do bairro Projeto Sertanejo, além de vários prédios escolares na sede e nos povoados, postos de saúde nos povoados, postos telefônicos, chafariz, entre outras ações, que na entrevista disse não se lembrar, mas quem visitar seu acervo pode folhear os documentos verá as assinaturas de ordem de serviços e fotografias das inaugurações.

arquivo de zeca batista-10

Zeca com ACM conquistou muitas obras importantes para Itiúba | Foto; reprodução Raimundo Mascarenhas

Quando prefeito, Zeca era aliado de Antônio Carlos Magalhães – ACM com quem teve boa relação política, “ele governador e eu prefeito foi o tempo que mais realizamos obras em Itiúba. Eu colocava a gravata pra ir até o gabinete dele pra adquirir benefícios e dizia que era pra me atender, porque eu tinha prometido e garantido que minha amizade com ele era grande e não podia decepcionar meu povo, ai e ele me atendia tudo”, garante o ex-prefeito que citou conquistas também no Governo Roberto Santos.

Luiz Alberto disse que o pai costuma se refugiar com objetivo de escrever tudo isso que estamos vendo agora

Luiz Alberto disse que o pai costuma se refugiar com objetivo de escrever tudo isso que estamos vendo agora | Foto: Raimundo Mascarenhas

Luiz Alberto Oliveira, um dos nove filhos de Zeca Batista, ocupa atualmente o cargo de gerente financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, ele é também a pessoa que vem acompanhando e preparando todo material, pois, pretende transformar o acervo de seu pai em livro. ”Meu pai sempre teve vontade de trazer isso a público, e a gente entendeu que esse é um momento muito importante, desde o ano passado eu venho observando e digitando esse diário da vida dele e ali ele contempla dois volumes, escrito cuidadosamente, embora tenha algumas coisas ainda a escrever. Então, devido a essa vontade dele, e agora a família toda verifica essa necessidade, não pelo fato de fazer somente a vontade dele, mas trabalhar a vida do político que foi Zeca Batista”, disse Alberto.

Nesta caderneta tem os nomes dos primeiros 70 afilhados

Nesta caderneta tem os nomes dos primeiros 70 afilhados | Foto: Raimundo Mascarenhas

Luiz Alberto disse que pretende digitalizar todos os documentos e fotos, e separar a parte política da vida pessoal, pois, segundo ele, está tudo junto. Afirmou também que teve a oportunidade de contribuir com seu pai quando datilografou ofícios para entregar ao governador do estado para solicitar os recursos e as obras que ele considerava importantes pra Itiúba.

Quanto à atuação no cartório, segundo Luiz Alberto, seu pai tinha uma sensibilidade muito grande, tanto que conseguiu convencer o juiz da Comarca à época para abrir o cartório aos sábados, dia da feira livre para facilitar o acesso das pessoas que se deslocavam da zona rural, principalmente as pessoas mais necessitadas que não tinham dinheiro para ir a sede do município mais de uma vez na semana. Zeca também levava as pessoas menos esclarecidas para Senhor do Bonfim para o processo de aposentadoria no FUNRURAL “tudo isso fazia por amor ao trabalho e a causa das pessoas simples e de forma natural ingressou na política e se tornou prefeito com a mesma missão do que realizava no cartório e hoje é bastante querido em toda Itiúba”, finalizou Luiz Alberto.

Apoio ao Grupo político Força Jovem

encontro do psd - itiuba.des

Força jovem conta com a experiência de Zeca Batista (canto direito da foto de Raimundo Mascarenhas)

Em 2014, foi criado um grupo político “Força Jovem” que pode ser considerado uma terceira via para disputa politica no município, e Zeca Batista foi convidado a fazer parte. Segundo ele perguntou o que estaria fazendo um homem de 84 anos em um grupo formado por jovens? “Mas eles me responderam que a proposta foi por eu ter realizando uma boa administração e precisam também da experiência política para mudar a realidade da gestão municipal que tem deixado a desejar nos últimos anos. Eu abracei o convite e hoje com a idade que tenho, ainda não estou cansado de trabalhar pelo povo e pelo benefício de minha terra”, afirmou.

Zeca disse que tem 84 anos, mas se sente jovem para encarar mais uma disputa política

Zeca disse que tem 84 anos, mas se sente jovem para encarar mais uma disputa política | Foto: Raimundo Mascarenhas

O convite serviu como uma ‘injeção de animo’ e ele está firme participando da pré-campanha de Josevaldo Alves, escolhido como pré-candidato para as eleições de 2 de outubro pelo Partido Social Democrático – PSD. Questionado como ele está acompanhando as denuncias de corrupção no Brasil, disse que vê com muita tristeza, pois, segundo ele, falta muita coisa para os pobres, porque tem muito político roubando o dinheiro público. ”O Brasil é um País rico, se o dinheiro estivesse bem empregado, a saúde, a educação, a segurança e outras coisas mais chegariam com mais qualidade para os pobres”, concluiu.

Herdeiro político

Os filhos de Zeca estão sempre ao seu lado e o tratam com muito orgulho e respeito

Os filhos de Zeca sempre ao seu lado, expressam orgulho e respeito ao líder familiar e político | Foto: Raimundo Mascarenhas

José Nivaldo Oliveira, um dos filhos de Zeca é pré-candidato a vereador pela Força Jovem. Ex-funcionário de Companhia de Celulose da Bahia, passou pela EMBASA como operador, assumiu a gerencia onde se aposentou e agora deseja ingressar na vida pública, sendo o primeiro filho a se interessar pela causa.

Nivaldo quer mostrar a nova geração itiubense que é possível fazer um trabalho semelhante ao que foi realizado pelo seu pai

Nivaldo quer mostrar a nova geração itiubense que é possível fazer um trabalho semelhante ao que foi realizado pelo seu pai.| Foto: Raimundo Mascarenhas

Nivaldo disse ao Calila Noticias que deve se candidatar com o proposito de realizar um trabalho semelhante ao que foi feito pelo seu pai, de forma transparente e voltada para o povo. “Vendo a situação do município, eu bem que poderia está em casa, pois, estou aposentado poderia está de braços cruzados, mas diante da situação que a gente vê nosso município, eu senti a necessidade, o clamor da população, solicitando por melhorias e resolvi encarar e estou ‘em campo’ todos os dias, para quem sabe poder contribuir com o desenvolvimento de Itiúba”, finalizou Nivaldo de Zeca.

Redação CN/ Fotos: Raimundo Mascarenhas



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.

  • + LIDAS