brasil

quarta-feira, 22 de junho de 2016 16:10

Supercomputador brasileiro é desligado por preço da conta de luz

O supercomputador Santos Dumont, que está instalado no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), na cidade de Petrópolis, região serrana do Rio, precisou ser desligado por falta de verba para o pagamento da conta de luz. A informação foi divulgada pela rádio CBN nesta quarta-feira (22). A máquina é utilizada nas pesquisas sobre o mal […]

O supercomputador Santos Dumont, que está instalado no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), na cidade de Petrópolis, região serrana do Rio, precisou ser desligado por falta de verba para o pagamento da conta de luz. A informação foi divulgada pela rádio CBN nesta quarta-feira (22).

A máquina é utilizada nas pesquisas sobre o mal Alzheimer e o vírus zika. O valor da conta de energia chega a R$ 500 mil por mês, o que corresponde a 80% dos recursos destinados ao Laboratório.

supercomputador brasileiro

“No mês de maio, vimos que não havia a possibilidade de manter o computador ligado e tivemos a decisão de desligá-lo, diante da imprevisibilidade de chegada dos recursos para a energia elétrica”, afirmou Augusto Gadelha, diretor do LNCC, à CBN.

Além de atrasar o andamento de muitas pesquisas, o desligamento do supercomputador pode causar danos ao próprio equipamento. Para evitar maiores prejuízos, o laboratório tem ligado a máquina fora do horário de pico. Nesta semana, o aparelho ficou entre os 500 computadores mais rápidos do mundo.

Fonte: Correio24horas



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.

  • + LIDAS