colunas

quinta-feira, 18 de agosto de 2016 10:54

As grandes jogadas – Dom Itamar Vian

Pare de culpar o juiz, o azar ou os outros. Também não espere pelos minutos finais ou pela prorrogação. Tudo acontece no presente

O esporte ocupa um lugar cada vez mais importante na vida de todos. No passado ele tinha no domingo seu espaço próprio. Hoje invade todos os dias da semana.  Uma Olimpíada ou uma Copa do Mundo são transformados em mega-eventos, mexendo  até com o quase desativado patriotismo. Somas fabulosas giram ao redor dos esportes.

O esporte é essencial para o desenvolvimento da pessoa. Ensina valores, como cooperação e respeito. Contribui para a interação além do círculo familiar e para a inclusão social. Previne doenças e, acima de tudo, coloca indivíduos e comunidades lado-a-lado, diminuindo as diferenças étnicas, culturais e religiosas. Ele pode construir uma cultura de paz e tolerância.  Contribui para o desenvolvimento econômico, cultural e social, melhorando a saúde e o bem-estar de pessoas de todas as idades, principalmente dos jovens.

Qualquer jogo depende  da tática, da estratégia usada. Mesmo assim, a realidade mostra que apenas um time ou jogador vence, os demais perdem. Depois da derrota  surgem as desculpas e racionalizações. Fomos campeões morais,  consolam-se os perdedores, na próxima temporada tudo será diferente!.

A primeira grande jogada da vida é a escolha de uma vocação e profissão. Os outros podem até dar palpites, mas a decisão é sua. Outra grande jogada da vida  é o casamento. Você pode escolher entre milhares.  Para isso existe o namoro e o noivado. O resto do jogo vai depender muito de você. Mais que sorte ou azar, existem causas e conseqüências.

Pare de culpar o juiz, o azar ou os outros. Também não espere pelos minutos finais ou pela prorrogação. Tudo acontece no presente. Se uma coisa é importante, não deixe para depois. O jogo pode terminar antes. Enquanto o jogo continua, você tem chance de mudar o placar. Você não tem a obrigação de vencer sempre. O compromisso é a luta. Você ainda não fez tudo o que podia.  Você só será derrotado no dia em que admitir a derrota.

Do ponto de vista religioso o esporte é de grande importância. O apóstolo Paulo, em sua segunda carta aos Coríntios exorta os cristãos, em sua vida religiosa, com as seguintes palavras: “não sabeis que no estádio todos os atletas correm, mas só um ganha o prêmio? Correi, portanto, de maneira a consegui-lo” (II Cor 9,24).

 

+ Itamar Vian

Arcebispo Emérito

[email protected]



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.