conceicao-do-coite

quinta-feira, 18 de agosto de 2016 01:21

Coité – Aula Magna abre Semestre Letivo da FARESI com grande presença de público

Ato solene contou com a presença da Orquestra Santo Antônio e a palestra ficou a cargo do professor doutor Josivaldo Pires de Oliveira

aula magna da faresi - foto1- raimundo mascarenhas

Davi Macedo – Diretor presidente da FARESI | Foto: Raimundo Mascarenhas

Com grande presença de público composto por alunos, familiares e convidados, aconteceu na noite desta quarta-feira, 17, a Aula Magna da Faculdade da Região Sisaleira – FARESI de Conceição do Coité. A solenidade marcou oficialmente a abertura do semestre letivo de 2016.2 dos cursos de Nutrição, Enfermagem, Engenharia Civil e Engenharia de Produção.

Diretores, professores e coordenadores dos cursos | Foto: Raimundo Mascarenhas

Diretores, professores e coordenadores dos cursos | Foto: Raimundo Mascarenhas

Inicialmente foi formada a mesa e na oportunidade foram apresentados diretores, professores e coordenadores de cada curso, ou seja, David Macedo (diretor presidente), Janaína Calazans (diretora executiva), João Gualberto Filho professor e coordenador dos cursos de Engenharias, Michelle Carneiro (Enfermagem), Marijara Vilas Boas (Nutrição), professor doutor Josivaldo Pires de Oliveira – UNEB e professora Helen Alcântara.

Davi Macedo - Disse que já para o próximo ano novos cursos virão | Foto: Raimundo Mascarenhas

Davi Macedo – Disse que já para o próximo ano novos cursos virão | Foto: Raimundo Mascarenhas

David Macedo fez um discurso de boas vindas, agradeceu a presença de todos e contou como surgiu a ideia de implantar a faculdade em Conceição do Coité, segundo ele, um dos motivos foi pela fama e vocação dos estudantes que saem para outras cidades em busca do ensino superior. Quanto a presença de público ele disse ao Calila Noticias que foi um marco, pois recebeu na instituição não só a comunidade acadêmica, “tivemos também a honra de receber seus familiares. Então é a oportunidade para mostrar que a faculdade está aberta para toda comunidade da região sisaleira, ela foi pensada pra isso, sonhada pra isso e hoje nós conseguimos perceber que de fato a região sisaleira abraça essa iniciativa,”, comemora o diretor.

Macedo disse que o sucesso da Aula Magna atribui ao professor doutor Josivaldo, palestrante da noite, considerado por ele um amigo de longas datas, “ele é um pensador, formador de opinião nessa área de antropologia, sociologia e história, autor de alguns livros e ele fomenta o pensar da educação,” concluiu.

Auditório lotado para um grande ato | foto: Raimundo Mascarenhas

Auditório lotado para um grande ato | foto: Raimundo Mascarenhas

Professor Josivaldo proferiu uma palestra que abordou o tema Formação Acadêmica: Desafios e Superações do Fazer Universitário. O educador falou sobre a metáfora da águia e da galinha para nortear seu discurso e que ao final foi assimilado pelos participantes.

Professor doutor Josivaldo pediu que cada aluno seja a"águia" da metáfora | foto: Raimundo Mascarenhas

Professor doutor Josivaldo pediu que cada aluno seja a”águia” da metáfora | foto: Raimundo Mascarenhas

Ao CN o professor disse que costuma usar metáforas em suas palestras porque falar para um público que não conhece é muito difícil, “e as metáforas são muito interessantes porque você se aproxima da linguagem das pessoas, e quando eu comecei com a metáfora da águia e da galinha eu percebi que as pessoas estavam acompanhando e ao final você percebe que funciona, e todos respondendo em alto e bom som que são águias”, afirmou o professor de História da UNEB.

Em resumo professor Josivaldo quis dizer que cada um tem a capacidade de ser muito mais do que ensinaram, “ser águia”.

Click e veja a metáfora da águia e da galinha

Quanto a instituição de ensino superior que acaba de chegar, no caso da Faresi, Josivaldo disse que muda a história de uma região completamente e Conceição do Coité e região são agraciados com novas opções de cursos superiores e parabenizou a cidade por abraçar o novo parceiro para o desenvolvimento da ciência, da cultura e do conhecimento.

Jackson Lima administra muita coisa, mas deseja receber o diploma de engenheiro | foto: Raimundo Mascarenhas

Jackson Lima administra muita coisa, mas deseja receber o diploma de engenheiro | foto: Raimundo Mascarenhas

Antes da conclusão da aula magna, foram convocados alguns estudantes para receberem jalecos e capacetes das mãos dos coordenadores dos cursos. O empresário Jackson da Silva Lima, que está iniciando o curso de Engenharia Civil recebeu o capacete do professor e coordenador João Gualberto.

O professor disse que é muito gratificante conviver com situação de ter estudante que acabou de sair do 2º grau, ao empresário que a principio não precisaria, se a intenção dele fosse só monetária. “A intenção dele é o conhecimento e o conhecimento só a academia consegue dar de forma estruturada, e esse é o nosso papel na instituição”, ressalta.

Michelle entregou o jaleco a Cibele para simbolizar o inicio do curso de enfermagem | Foto: Raimundo Mascarenhas

Michelle entregou o jaleco a Cibele para simbolizar o inicio do curso de enfermagem | Foto: Raimundo Mascarenhas

Michelle Carneiro fez entrega do jaleco a Cibele Araújo Silva, que inicia o curso de enfermagem. A coordenadora disse que está muito feliz e acredita muito na proposta da faculdade e nos alunos que estão inseridos nela. Sobre a estrutura para ministrar o curso disse que é perfeita, pois é de grande qualidade as salas e os laboratórios.

Quem está na Faresi também para mostrar que nunca é tarde para realização de um sonho é o radialista Admilson Nascimento, que está iniciando o curso de Nutrição. Segundo ele, sonhou mas não teve a oportunidade quando mais jovem, fazer um curso superior porque a dificuldade era muito grande.

Admilson Nascimento depois de formar os filhos disse que agora é a sua vez | foto: Raimundo Mascarenhas

Admilson Nascimento depois de formar os filhos disse que agora é a sua vez | foto: Raimundo Mascarenhas

“Cheguei ao ponto de passar a me preocupar com os estudos dos filhos. Hoje tenho Admilson Junior cursando Engenharia Civil na UFBA, Tainá formada em Administração de Empresas e Laila formada em Medicina. A mulher está aposentada como professora e só eu estava ficando para trás e com o incentivo de todos, concorri a uma vaga aqui na Faresi e hoje faço parte dessa turma e futuramente terei a função também de nutricionista”, fala com otimismo o radialista.

 



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.

%d blogueiros gostam disto: