educacao

segunda-feira, 29 de agosto de 2016 20:00

Educadores da rede estadual estimulam a participação dos estudantes no ‘Hora do ENEM’

São 1,2 mil aulas e cerca de três mil exercícios disponíveis

Com a aproximação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) – 5 e 6 de novembro –, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) redobra as atenções para o tema. Nesta segunda-feira (29), gestores, professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual participaram de uma videoconferência para avaliar os resultados obtidos pelos estudantes nos dois primeiros simulados do ‘Hora do ENEM’, programa do Ministério da Educação (MEC), realizado pela SEC, em parceria com o Geekie Games. Além disso, os educadores debateram sobre as formas de contribuir para que os alunos tenham desempenhos ainda melhores.

O encontro, transmitido do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, para as salas das sedes dos Núcleos Regionais da Educação (NRE), visou, ainda, orientar os participantes a motivarem os alunos na participação do sistema, como destacou a coordenadora do Ensino Médio, Tereza Farias, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. “Queremos ampliar a atuação do nosso Estado no próximo simulado. Para isto, o gestor escolar precisa compreender a importância da plataforma, que oferece videoaulas, planos de estudo e simulados, para que os estudantes potencializem o tempo quando estão fora do período de aula, na escola. Então, apresentamos todas as ferramentas que estão integradas ao programa, buscando criar estratégias para mobilizar ainda mais os nossos estudantes”, afirmou.

A coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Oliveira Brito, no bairro de Cajazeira, em Salvador, se mostrou empolgada para cumprir o papel de multiplicadora do ‘Hora do ENEM’. “Este encontro é uma iniciativa inovadora, interessante para gestores, coordenadores e professores, porque pudemos compreender melhor as ferramentas integradas ao programa, o que vai facilitar a nossa atuação no ambiente escolar, no sentido de incentivar os nossos alunos a fazerem os simulados. Queremos fazer com que eles alcancem os seus sonhos”, relatou a educadora.

Hora do ENEM – A página do ‘Hora do ENEM’, um programa de estudos com diversos recursos interativos para melhorar o aprendizado de quem pretende fazer o exame, pode ser acessada através do Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). Na plataforma, o estudante informa o curso que quer fazer na faculdade e, em seguida, responde questões e recebe um plano de estudo individualizado, para começar a preparação para o ENEM. São 1,2 mil aulas e cerca de três mil exercícios disponíveis. Também no Portal da Educação, os alunos têm disponíveis mais de 3,7 mil conteúdos digitais para a preparação para as provas.

O acesso às provas, destacou a coordenadora da Assessoria Pedagógica do Geekie Games, Rita André, é gratuito e, para os alunos do último ano do Ensino Médio das redes pública e privada, está disponível um plano de estudos personalizado e o conjunto de videoaulas e exercícios. A próxima edição do simulado será realizada entre 3 e 10 de setembro. Nos dois primeiros simulados, realizados entre abril e julho, mais de 1 milhão de provas foram feitas pelos estudantes de todo o país. “Tão logo os estudantes terminem as provas do simulado, eles recebem uma nota de desempenho. Desse modo, eles passam a ter uma noção de quanto tirariam em cada área do conhecimento, se tivessem fazendo o ENEM”, afirmou.

SECOM



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.

%d blogueiros gostam disto: