conceicao-do-coite

quinta-feira, 25 de agosto de 2016 06:30

Justiça Eleitoral de Coité restringe eventos de campanha eleitoral

Carros de som e barulhos de motocicletas terão fiscalização rígida

reunião com representantes das coligações em coité - foto2-raimundo mascarenhas

Representação a favor da candidatura de Vertinho foi maior na reunião. Oito membros, sendo seis advogados | Foto: Raimundo Mascarenhas

A Justiça Eleitoral de Conceição do Coité reuniu-se na tarde de ontem (24) no Fórum Durval da Silva Pinto com representantes dos partidos e coligações que concorrem às eleições municipais para tratar de assuntos relacionados à campanha eleitoral.Estiveram presentes o promotor de Justiça Eleitoral, Tiago Pacheco, o comandante da 4ª CIA PM, tenente Laerth Lopes, advogados e representantes das coligações.

O Juiz eleitoral, Doutor Gerivaldo Neiva, abriu a reunião conclamando a todos para uma campanha civilizada e com respeito as normas eleitorais, pois segundo ele, o eleitorado estava cansado e irritado com a grande quantidade de carros de som pelas ruas da cidade com volume acima do permitido em lei, além de outras formas de poluição sonora.

Doutor Gerivaldo determinou apreensão de carros de som e motocicletas que venha a infringir o acordo e a lei | Foto: Raimundo Mascarenhas

Doutor Gerivaldo determinou apreensão de carros de som e motocicletas que venha a infringir o acordo e a lei | Foto: Raimundo Mascarenhas

Na oportunidade, o juiz eleitoral determinou o cadastramento e vistoria de todos os carros de som para que observem o limite de 80 decibéis de volume do som, bem como a restrição legal de circulação a distância inferior a 200 metros de repartições públicas, hospitais e clínicas, escolas, bibliotecas, teatros e igrejas, quando em funcionamento, como determina a lei eleitoral. Exemplificando, o juiz observou que a lei eleitoral não permitiria a circulação de carros de som na Praça da Babilônia, pois no local existe a sede da Justiça do Trabalho. Outro exemplo citado pelo magistrado foi a restrição com relação às Ruas Bailon Lopes Carneiro e Presidente Costa e Silva, pois nessas vias estão localizadas escolas, repartições públicas, clínicas e hospitais. Concluindo este ponto da pauta, o juiz observou que os infratores estarão sujeitos à multa e apreensão do veículo.

Juiz Gerivaldo Neiva (E) e promotor Tiago Pacheco | Foto: Raimundo Mascarenhas

Juiz Gerivaldo Neiva (E) e promotor Tiago Pacheco | Foto: Raimundo Mascarenhas

Prosseguindo a reunião, a Justiça Eleitoral conclamou os partidos a um acordo sobre a limitação de carreatas, ficando acordado que as carreatas e grandes eventos de campanha ocorrerão apenas de quinta a domingo e apenas uma coligação realizará evento por dia, sendo sorteadas as quintas e sábados para uma coligação e sexta e domingo para a outra coligação. Assim, por exemplo, já a partir desse final de semana, uma coligação realizará seus eventos hoje (quinta) e sábado e a outra coligação realizará seus eventos na sexta e domingo.

Com relação às motos com o sistema de escapamento adulterado, o juiz eleitoral determinou ao comandante da Polícia Militar, tenente Laerth, a imediata apreensão das motos nesta condição e liberação apenas depois da reconfiguração original, sendo que as motos com outras irregularidades continuarão apreendidas até total regularização da documentação.

Por fim, concluindo a reunião, ficou acertado entre as campanhas que os comitês permanecerão abertos de segunda à quarta, mas ficarão fechados de quinta a domingo nos dias de grandes eventos da coligação contrária. Assim, no dia em que uma coligação realizar concentração para evento de campanha em dia compreendido entre quinta e domingo, o comitê da outra coligação permanecerá fechado para evitar aglomeração de eleitores.
“Espero que essas medidas sejam cumpridas por todos, visando a realização de uma campanha serena e civilizada, pois a população está reclamando com absoluta razão dos abusos com relação à poluição sonora. Em um tempo de internet e redes sociais, não faz mais sentido uma campanha à moda antiga com grandes eventos, provocações, fogos de artifício e insuportável poluição sonora”, afirmou o Juiz Gerivaldo Neiva.

Durante a reunião, os representantes de coligações se reuniram entre si. Este grupo defende a candidatura de Assis e Val | Foto: Raimundo Mascarenhas

Durante a reunião, os representantes de coligações se reuniram entre si. Este grupo defende a candidatura de Assis e Val | Foto: Raimundo Mascarenhas

O advogado Ivo Gomes foi um dos representantes da Coligação que apoia a reeleição do prefeito Francisco de Assis (PT), segundo ele deixou a reunião satisfeito, mesmo tendo alterado a agenda de campanha que vem sendo deliberada a algum tempo, ” mas se for pra favorecer o bem estar de toda cidade, a gente vai topar essa alternância de datas, para que não haja conflito entre as duas coligações, mas essa deliberação definitiva ainda não houve, faltam alguns pontos a serem fechados, que serão objetos de discussão na próxima reunião que deve acontecer nessa sexta”, disse o advogado.

Reunião estratégica entre os representantes da candidatura de Vertinho e Renato | Foto: Raimundo Mascarenhas

Reunião estratégica entre os representantes da candidatura de Vertinho e Renato | Foto: Raimundo Mascarenhas

Para o advogado Eustórgio Resedá que representou a coligação que apoia a chapa Vertinho e Renato, a reunião foi produtiva, e que ele juntamente com os outros advogados e coordenadores, aceitaram inicialmente a proposta do doutor juiz, com relação aos carros de som para rodar das 14h às 20h, ” a outra coligação não aceitou. Então o juiz vai permitir que os carros rodem pelo horário permitido pelo TRE e respeitando onde houver clinicas, escolas e outros órgãos públicos, os carros de som devem passar com som desligado.Com relação aos demais itens, houve um acordo apesar de “muita briga” e consenso ficou definido que cada coligação terá o espaço para se apresentar sem que haja conflito, e haverá nova reunião no final da campanha para definir o ultimo comício”, afirmou Resedá.

Redação CN

 



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.

%d blogueiros gostam disto: