colunas

quinta-feira, 18 de agosto de 2016 10:58

Nutrição e Saúde Tipos de açúcar – Vanessa Gleizer

O açúcar é um termo genérico para carboidratos cristalizados comestíveis. Atualmente, encontra-se diversos tipos de açúcar para consumo

 

➡ O açúcar refinado (açúcar branco) é submetido ao refinamento, processo no qual há perda de vitaminas e sais minerais e acréscimo de aditivos químicos, como o enxofre, que torna o produto branco e mais saboroso.

➡ O açúcar mascavo é derivado da cana de açúcar, não passa pelo processo químico de refinamento e branqueamento. Por isso, apresenta melhor qualidade nutricional, conservando vitaminas e minerais. Rico em cálcio, magnésio, fósforo e potássio.

➡ O açúcar demerara é menos processado que o refinado, obtido por um processo mais simples de purificação do açúcar. Não passa por tantos processos químicos e não chega a ser escuro e úmido como o mascavo. Costuma adoçar as preparações sem alterar o sabor e nem a cor. Mantém boas quantidade de minerais oriundos da cana, assim como o mascavo.

➡ O açúcar de confeiteiro tem a mesma composição do açúcar refinado comum, só que mais fino.

➡ Açúcar cristal, no qual o caldo de cana passa por processos de purificação, evaporação, cristalização, centrifugação e secagem. Adoça menos, por ser menos solúvel e, muitas vezes, é usado em maior quantidade para adoçar.

➡ O açúcar light é uma mistura de açúcar (sacarose) e adoçante artificial como a sucralose, ciclamato ou sacarina. Por causa dessa mistura, esse açúcar não apresenta o gosto residual, que os adoçantes contêm, mas também não apresenta grande redução de calorias. A diferença é que a mesma quantidade de açúcar light adoça entre 2 e 5 vezes mais do que o açúcar comum. O seu consumo é contraindicado para diabéticos.

➡ O açúcar do coco é produzido a partir do líquido das flores da palma de coco. Apresenta sabor doce, semelhante ao açúcar mascavo, com um leve toque de caramelo. É fonte de vitaminas e minerais, como vitaminas B1, B2, B3, B6, ferro, zinco, potássio e magnésio.

➡ O açúcar orgânico é diferenciado, pois a cana utilizada em sua fabricação é cultivada sem fertilizantes químico (agrotóxicos).

Procure um profissional nutricionista para melhor orientá-lo e tratá-lo.

Vanessa Gleizer

Nutricionista Clínica Funcional. Graduada pela UNEB. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria Nutricional. Realiza Atendimento Nutricional em consultório nas Cidades de Salvador e Riachão do Jacuípe-BA.

Instagram: @vanessagleizer

Facebook: Vanessa Gleizer Nutrição Personalizada

 

 



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.

%d blogueiros gostam disto: