colunas

quarta-feira, 10 de agosto de 2016 08:40

O pai e a família – Dom Itamar Vian

Deus abençoe nossos pais! Os que celebrarão seu dia junto com os filhos em volta de uma mesa farta

Neste domingo celebramos o Dia dos Pais! Esta comemoração nos ajuda a valorizar a vida familiar. O pai é chamado a assegurar o desenvolvimento harmonioso entre todos os membros da sua família. Deve partilhar com a esposa a formação dos filhos.

Na vida temos valores muito importantes, outros são mais ou menos importantes, restando ainda valores sem importância. Quando o valor é muito importante, sempre haverá tempo para ele. Se não temos tempo para determinada atividade é que ela não tem grande valor. A empresa, a vida social, o clube, o lazer… parecem ser coisas importantes e acabam roubando o tempo que os filhos têm direito.

A figura paterna é um desses valores de nossa vida, quer a enfoquemos do ponto de vista puramente humano, quer do ponto de vista da fé. Em que pese hoje as funções de pai dentro do lar terem deixado de serem bem definidas, como foi no passado, o pai continua sendo para os filhos fonte de vida, segurança, proteção, ternura, carinho, confiança, honestidade e ética.

Por isto, os pais são merecedores da gratidão dos filhos. É muito triste quando o pai é esquecido pelos filhos. Até mesmo Jesus se ressentiu com a ingratidão, quando só um leproso curado voltou para agradecer: “Não eram dez os que ficaram limpos? Onde estão os outros nove?”.

No livro de Eclesiático (3,12-15) lemos: “Filho, ampara teu pai na velhice, não lhe cause desgosto enquanto vive. Ainda que perca a razão, sê tolerante e não o desprezes, tu, que estás em teu pleno vigor. Não será esquecida a gratidão para com teu pai e, em lugar dos pecados, terás os méritos aumentados. No dia da aflição, o Senhor lembrar-se-á de ti; e teus pecados desaparecerão como o gelo ao calor do dia”.

Deus abençoe nossos pais! Os que celebrarão seu dia junto com os filhos em volta de uma mesa farta; os que vão celebrar seu dia longe dos filhos, mas dando sua vida por eles; os que dirão a Deus de sua alegria por terem casa, trabalho e saúde; os que pedirão socorro a Deus porque sentem que a cada dia, por força do desemprego, do baixo salário, está ficando cada vez mais difícil honrar com seus compromissos de pai. Deus Pai abençoe nossos pais, estejam eles por aqui na terra ou lá com Deus no céu. Parabéns a você pai!

+ Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.