bahia

terça-feira, 23 de agosto de 2016 10:16

Prefeito lidera pesquisa com folga; aprovação da gestão é de 82%

Primeira pesquisa Ibope/TV Bahia aponta vitória de ACM Neto na disputa pela prefeitura de Salvador, com 68% da estimulada, 52% na espontânea e 81% dos votos válidos. Prefeito tem ainda o menor índice de rejeição

Se as eleições fossem realizadas hoje em Salvador, o prefeito ACM Neto (DEM) seria reeleito no primeiro turno com ampla vantagem sobre seus outros seis adversários, aponta pesquisa Ibope/TV Bahia divulgada na noite de ontem pela emissora afiliada à Rede Globo no estado. De acordo com o instituto, Neto lidera a disputa com 68% das intenções de voto na estimulada, quando são apresentados nomes de todos os candidatos.

Em segundo lugar, aparece a deputada federal Alice Portugal (PCdoB), citada por 8% dos entrevistados, seguida de perto pelo deputado estadual Pastor Sargento Isidório (PDT), com 6%. Rogério da Luz (PRTB) e Fábio Nogueira (Psol) estão empatados com 1% da preferência dos eleitores da capital. Claudio Silva (PP) e Célia Sacramento (PPL) não pontuaram. Brancos e nulos somaram 13%, enquanto 3% não souberam ou não quiseram responder.

Na pesquisa espontânea, quando não há apresentação da lista de nomes aos entrevistados, Neto também aparece bem à frente dos concorrentes, com 52%, contra 3% de Alice e 1% de Isidório. Os quatro restantes somaram 2%. Já 19% disseram que votariam em branco ou nulo; 23% não opinaram, segundo a primeira pesquisa do Ibope sobre a corrida eleitoral em Salvador.
Considerando apenas os votos válidos, descontando-se os brancos e nulos, o atual prefeito atinge percentual de 81%. Ocupam a segunda e terceira colocações Alice e Isidório, com 9% e 7%, respectivamente. Da Luz e Nogueira têm 1%; Célia e Claudio não atingiram pontuação significativa.

Rejeição
O Ibope também mediu o grau de impopularidade dos candidatos à prefeitura. Perguntados sobre em qual ou quais deles não votariam de jeito nenhum, apenas 13% citaram Neto, que obteve o menor indice de rejeição, de acordo com o Ibope. Célia vem logo depois, com 17%, seguida por Nogueira (21%), Claudio (22%) e Alice (24%). Da Luz e Isidório registram os maiores percentuais: 48% e 41%, respectivamente.

Independente das preferências eleitorais, 79% dos entrevistados disseram que Neto vencerá a corrida pelo Palácio Thomé de Souza. Para 3%, Alice sairá vitoriosa nas urnas, ante 2% de Isidório e 1% de Célia. Os demais nomes são saíram de 0% e 14% não responderam à pergunta.
Sobre o percentual de interesse nas eleições para prefeito e vereador na capital, 19% afirmaram estar muito interessados. Esse nível é médio para 22%, pouco para 27% e nenhum para 31%.

Correio



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.