conceicao-do-coite

terça-feira, 23 de agosto de 2016 20:40

Saiba que são os coiteenses que saíram para fazer história política em outros municípios

A forte vocação política fez com que muitos coiteenses que saíram muito cedo para morar em outras cidades, sem mesmo ter participado de disputa no município onde nasceram, resolveram encarar os embates fora

Esquerda para á direira: Joélcio (Santaluz) Joseval (Barrocas), Coité (Vera Cruz) e Vandick (Belém).

Em cima da esquerda para á direita: Joélcio (Santaluz) Joseval (Barrocas), Coité (Vera Cruz) e Vandick (Belém).Em baixo: Guina (America Dourada) Tiago (Cardeal da Silva) João Zito ( Teolândia) Almir (Gandu) e Renato (Andaraí) | Montagem: Raimundo Mascarenhas

O município de Conceição do Coité no Território do Sisal na Bahia, ao longo dos seus 83 anos de emancipação política e administrativa, sempre revelou grandes lideranças políticas locais e algumas delas se projetaram para levar o nome da cidade em nível estadual, quando mandou para Assembleia Legislativa nove deputados (clique e saiba que são eles).

Santaluz

Joélcio Martins

Joélcio Martins

Joélcio Martins da Silva, 74 anos, é natural da região do Distrito de Bandiaçu, foi morar em Santaluz onde fez carreira política e conseguiu se uma vez vereador pelo então MDB hoje PMDB e exerceu o cargo entre 1973-1976 e três vezes prefeito  (1989-1992), (1997-2000) e (2001-2004) e uma vez deputado estadual (2007 – 2011), sempre demonstrou fidelidade ao partido ao qual é filiado (PMDB).

Joélcio Martins conheceu sua primeira derrota em 2004 quando disputou com Junior do Max, o mesmo que ele havia derrotado em 2000. Junior no poder, passou a ser seu principal adversário, em 2008 se reelegeu depois de vencer seu filho Joelcinho. Em 2012 Junior venceu novamente Joelcinho quando apoiou Zenon Nunes o atual prefeito.

Para este ano havia uma expectativa de um novo confronto entre Junior X Joélcio, mas segundo informações, Junior não podia se candidatar por está inelegível e agora apoia sua esposa, Quitéria (PSD) que foi secretária de Assistência Social no seu governo por oito anos. Joélcio vai tentar desempatar o confronto, já que está 3 vitorias para cada lado.

Barrocas

Joseval Mota (PR)

Joseval Mota (PR)

O ex-vice-prefeito do Município de Barrocas Joseval Ferreira Mota, 66 anos,  foi para aquele município ainda jovem, aliás quando ainda era distrito pertencente a Serrinha, onde se elegeu vereador e foi um dos grandes nomes da história da emancipação do município em 31 de março de 2000. O reconhecimento do seu trabalho ao lado do também então vereador Edilson Lima, fez com que fosse formada a chapa Edilson e Joseval  que venceria a eleição e se reelegeria quatro anos depois.

Para muitos, Joseval foi injustiçado, pois, naturalmente seria o candidato a prefeito em 2008 apoiado pelo Grupo Barrocas Livre, mas isso não aconteceu e acabou ficando de fora e viu o candidato Almir de Maciel que nunca tinha concorrido a nenhum cargo político se eleger pelo grupo que ajudou a criar. Depois de ter  ficado os primeiros oito anos ocupando o cargo de vice, os últimos oito ele ficou afastado. Agora, aceitou ser o candidato à vice de Tita de Roque (PP) apoiado por Almir, talvez até por entender que seria a forma mais coerente, coerência que não tiveram para com ele.

Joseval (PR) vai tentar sua terceira vaga de vice, contra a chapa encabeçada pelo o ex-secretário de Finanças e candidato do PMDB José Jailson (jai) irmão de Edilson Lima.

Vera Cruz

Coité PP

Coité PP

Muitos coiteenses conheceram Pedro Roquete e seu filho também saudoso cantor Daudeth Santana, na família também foi projetado para a vida pública José Carlos da Silva Santana, 59 anos,  para o município de Vera Cruz, bem pertinho da Ilha de Itaparica. José Carlos é o atual vice-prefeito, eleito em 2012 pelo PT e vai para reeleição novamente para vice, agora pelo PP.

Mas se uma pessoa chegar perguntado se alguém viu José Carlos, talvez pouca gente saiba informar, mas se a pergunta for, se alguém viu “Coité”, todos sabem de quem se trata.

Talvez o pessoal de Vera Cruz entendeu que um Coité na politica local era pouco e na eleição de 2012 elegeu Carlos Rejane da Silva Santana o” Coitezinho” filho de Coité, ele que é o atual presidente da Câmara e vai para reeleição de vereador.

Belém/PA

Vandick Lima - PPS

Vandick Lima – PPS

O Calila Noticias não realizou uma pesquisa detalhada, entende que podem existir outros nomes coiteenses na disputa Brasil afora.  Mas destacamos o vereador do terceiro mandato em Belém do Pará e que vai em busca do quarto consecutivo, Vandick José de Lima tem 51 anos. Ele que se tornou um dos maiores ídolos do Paysandu, estando na galeria dos craques que levaram o Papão do Curuzu a conquista o titulo da Copa dos Campeões, que rendeu a presença do bicolor na Taça Libertadores da América em 2002.

Vandick se elegeu pela primeira vez em 2004 pelo PMDB com 8.654 votos, a segunda em 2008 pelo PP  (9.742 votos) 2012 também pelo PP( 9.718 votos) e agora vai concorrer pelo PPS. Em contato com o vereador, ele disse ao CN que, caso se eleja para o quarto mandato, em 2018 pretende sair candidato a deputado no Estado do Pará, ainda não sabe se estadual ou federal.

Deixou sua marca em:

América Dourada

Guina

Guina

O coiteense Agnaldo Oliveira Lopes, um dos grande empresários da Bahia no ramo de implementos agrícolas, sendo o diretor presidente da Casas do Implementos de Feira de Santana e Irecê, também ingressou na vida pública e governou o Município de América Dourada que fica entre Morro do Chapéu e Irecê de janeiro de 2009 a dezembro 2012. Guina como é conhecido é primo do saudoso professor Geovaldo mais conhecido por Gordo de Lili.

Araci

Daniel de Almeida Ramos, deixou grande história no município de Araci como vereador entre os anos 1973 a 1976  e 1977 a 1983. Vice-prefeito de 1989 a 1992 e prefeito de 1993 a 1996. O líder que tinha como principal base o distrito de Pedra Alta, morreu em 2009. Daniel era da tradicional família Ramos de Coité.

Cardeal da Silva

Tiago de Carvalho

Tiago de Carvalho

O coiteense Tiago de Carvalho com 86 anos, está concluindo seus oito anos de vice-prefeito de Cardeal da Silva, município que está na história também por ter sido o primeiro prefeito. Tiago é tio de Edvaldo de Carvalho da Rádio Sisal.

Teolândia

João Zito

João Zito

O município de Teolândia no Sul da Bahia também tem o trabalho de coiteense João Ramos de Oliveira – João Zito como é conhecido naquele município. Não tivemos informações de quantos mandatos ele exerceu, apenas o último que aconteceu entre 97 a 2000.

João Zito é  irmão da Senhora Orlita, esposa de Eduardo da Padaria. O atual prefeito da cidade é Lázaro Andrade de Oliveira, filho de João Ramos.

Gandu

Almir

Almir

Também na região sul da Bahia um coiteense fez história. Almir Ramos Carneiro governou apenas dois anos, ou seja de 1980 a 1982, depois que o prefeito Elizeu Leal foi assassinado. Ele é irmão de José Dermeval Ramos, conhecido “Fogueteiro” responsável pela fabricação dos bonecos que são queimados durante a malhação de Judas no sábado de aleluia.

Andaraí

Renato

Renato

No coração da Chapa Diamantina também esteve um coiteense no comando do executivo, precisamente na cidade de Andarai. Renato Costa Silva, governou a cidade turística de 2005 a 2008. Renato era um policial militar, mas não conseguimos levantar a qual família pertence.

Riachão do Jacuípe

O coiteense Gildásio Oliveira Souza, foi prefeito de Riachão do Jacuípe na década de 1970. Ele Irmão de Doutor João Emílio Souza que foi deputado estadual. Gildásio morreu de forma trágica na BR 324 quando seguia para Salvador. Ele não tinha mandato na época.

Cotia-SP

Lino da Saúde

Lino da Saúde

No interior Paulista tem o vereador coiteense José Lino Gomes, que completou 59 anos na última segunda-feira, 22/08. Lino da Saúde como é conhecido politicamente em Cotia é candidato a reeleição pelo Partido Social Liberal – PSL.

Veja a participação dele em um ato político (Clique aqui)

Passou pela “escola coiteense”

Várzea Nova

Dion

Dion

Tendo chegado para morar em Conceição do Coité ainda muito jovem vindo da Paraíba, Dion Avelino estudou e trabalhou em Coité no ramo de sisal e foi para o município de Várzea Nova na região de Jacobina onde ingressou na politica e se tornou prefeito por vários mandatos, inclusive é o atual gestor.

Varzedo

Ari / Bahia

Ari / Bahia

Ariecilio Bahia da Silva –  Conhecido em Varzedo  município da Micrroregião de Santo Antônio de Jesus,  por “Bahia” é policial civil  – Não nasceu em Coité, mas assim como Dion, estudou e trabalhou até que foi prestar seus serviços de servidor público do estado na cidade de Varzedo e hoje é um dos grandes nomes da política local com chances de vitória para prefeito.

Em Coité ficou conhecido por Ari filho de Joãozito da Sapataria Nossa Senhora da Conceição. Ele vai concorrer a eleição pelo PSC e fará  coligação com PTB / PSD / DEM / PPS / PC do B / e PDT.

Redação CN



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.

%d blogueiros gostam disto: