agricultura

quinta-feira, 25 de agosto de 2016 18:13

SEAGRI disponibiliza índices pluviométricos no site

Para o produtor rural, o conhecimento das informações meteorológicas possibilita melhor planejamento agropecuário, auxiliando na tomada de decisão quanto à definição da data de plantio

Cada pingo de chuva que entrar nesse aparelho determina a quantidade em milímetro

Cada pingo de chuva que entrar nesse aparelho determina a quantidade em milímetro

A Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri) passou a disponibilizar o acesso aos índices pluviométricos dos 417 municípios do estado, através do site da instituição. Basta acessar monitoramento.inema.ba.gov.br. 

O monitoramento climático é uma ferramenta importante na formulação de políticas públicas, uma vez que as análises das séries históricas de dados mostram a amplitude de ocorrências do passado e servem de base para previsões futuras. Entre as políticas públicas que fazem uso destes dados destacam-se o zoneamento de risco climático, os programas de garantia safras e a inclusão dos municípios em situação de emergência.

Para o produtor rural, o conhecimento das informações meteorológicas possibilita melhor planejamento agropecuário, auxiliando na tomada de decisão quanto à definição da data de plantio, escolha da cultura ou cultivar em função da duração do ciclo, manejo do solo, aplicação de fertilizantes e controle de pragas e doenças, dentre outras ações.

O meteorologista do INEMA, Heráclio Alves de Araújo, ressalta que a disponibilização das informações pluviométricas da Bahia através do site da SEAGRI irá contribuir significativamente, a toda sociedade, mas, principalmente, àqueles usuários que lidam diariamente com a agricultura.

Fonte: SECOM



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.

%d blogueiros gostam disto: