brasil

quarta-feira, 31 de agosto de 2016 17:22

Temer toma posse e é o novo presidente do Brasil

Cerimônia rápida acontece no plenário do Senado; presidente irá para a China nesta noite

temer

O peemedebista Michel Temer tomou posse no plenário Senado Federal na tarde desta quarta-feira (31) após a decisão do Senado de afastar definitivamente a presidente Dilma Rousseff por crime de responsabilidade. Com isso, o seu partido assume pela segunda vez na história do País o cargo mais alto da admnistração pública de forma indireta. A primeira vez foi em 1985, quando o vice José Sarney assumiu a presidência após a morte de Tancredo Neves.

Temer chegou pela chapelaria do Congresso onde foi recebido pelos presidentes do Senado, Renan Calheiros e do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski. A sessão foi rápida e semelhante à que deu posse a Itamar Franco (na época do PRN), que assumiu após o impeachment de Fernando Collor.

A diferença é que Itamar tomou posse no plenário da Câmara. Já Temer tomou posse no plenário do Senado. Assim como Itamar, Temer fez um juramento à Constituição e foi declarado empossado pelo presidente do Congresso. O mandato efetivo de Temer terá no máximo dois anos e meio, até 2018, quando ele pode disputar a reeleição.

Ainda nesta quarta-feira, Temer deve fazer uma reunião ministerial para anunciar medidas econômicas. À noite, embarca para a China ao lado de ministros e parlamentares para o encontro do G20.

R7.com



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.