bahia

sábado, 06 de agosto de 2016 10:58

Tucano: Construção do Plano da Bacia Hidrografica do Rio Itapicuru será discutido em Oficina

O evento vai acontecer na próxima terça-feira, 09, no Salão Paroquial

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA, por meio da Diretoria de Águas – DIRAG, está elaborado dois dos instrumentos da Política Estadual de Recursos Hídricos, o Plano de Bacia Hidrográfica e o Enquadramento de Corpos de Água da Bacia Hidrográfica do Rio Itapicuru, tendo para isto, firmado contrato com o Consorcio COBRAPE-OIKOS.

Os Planos de Bacias Hidrográficas são planos diretores de natureza estratégica e operacional, que tem por finalidade fundamentar a implantação da Política Estadual de Recursos Hídricos, compatibilizando os aspectos quantitativos e qualitativos do uso das águas, de modo a assegurar as metas e os usos neles previstos, na área da bacia ou região hidrográfica considerada. A proposta de enquadramento visa estabelecer os níveis de qualidade a serem mantidos ou alcançados em compatibilidade com usos mais exigentes a que as águas forem destinadas, visando, também reduzir os níveis de poluição por meio de ações preventivas permanentes.

A elaboração desses instrumentos considera, como elemento fundamental de sua metodologia, a participação social, estabelecendo relação de integração entre comunidade e equipe de trabalho.

Neste contexto, uma das estratégias adotadas para operacionalizar essa participação será por meio das Oficinas de Diagnósticos, as quais tem como objetivo coletar informações sobre os problemas, conflitos e potencialidades da região relacionados com as questões de Recursos Hídricos, bem como trazer o conhecimento popular para elaboração de um planejamento de ações a curto, médio e longo prazos nas Bacias Hidrográficas.

Cartaz

Por Rosiler Santos



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.