politica

sexta-feira, 16 de setembro de 2016 17:43

Euclides da Cunha – Cigano Ataíde garante que já está em pré-campanha de deputado estadual em 2018

Ataíde disse que vem sendo motivado por amigos, pois tem serviços prestados de forma espontânea e acham que pode fazer uma trabalho ainda melhor caso se torne deputado

Ataíde pode ser o primeiro pré-candidato a deputado nas eleições 2018

Ataíde pode ser o primeiro pré-candidato a deputado nas eleições 2018, depois daqueles que já estão no poder e deverão concorrer a reeleição | Foto: Teones Araújo

Nem bem terminou o processo eleitoral de 2016 e já está aparecendo um postulante a disputa de uma vaga na Assembleia Legislativa em 2018. O cigano Ataíde Oliveira de Carvalho, 39 anos,morador da cidade de Euclides da Cunha garante que pretende disputar o pleito daqui a dois anos.Ao Calia Noticias ele disse que apesar de não cultivar as tradições ciganas tem orgulho de ser legitimo cigano.

Ao ser questionado o que motiva ingressar na política de modo especial em busca de uma vaga de representação estadual, Ataíde disse que é pelo fato de prestar muito serviço na área social de forma espontânea,mas que vem recebendo incentivo de amigos e lideranças políticas de diversos municípios, principalmente por ter boa relação com o governador Rui Costa, de quem é compadre, “muitas demandas são encaminhadas a ele e são atendidas, principalmente na área da saúde”, falou o cigano.

Ataíde sempre que o governador está na sua região faz questão de levar a filha que é sua afilhada para 'tomar a benção' | Foto: Teones Araújo

Ataíde sempre que o governador está na sua região faz questão de levar a filha que é sua afilhada para ‘tomar a benção’ | Foto: Teones Araújo

Ele contou que o relacionamento com o chefe do executivo baiano começou em 2009 através do prefeito de Itapicuru, Moreirinha e na eleição de 2010 o apoiou para deputado federal em Ribeira do Pombal,onde morava com a família e na ocasião contribuiu juntamente com familiares e amigos com quase 1.500 votos,”o que me fez criar gosto pela política”, afirmou.

Em 2014,depois de se mudar de Pombal para Euclides da Cunha,o cigano apoiou o deputado estadual Gika Lopes (PT) e o mesmo obteve 2.266 votos.

Ataíde e sua família | Foto: Teones Araújo

Ataíde e sua família | Foto: Teones Araújo

Casado com Silvania há 21 anos, Ataíde é pai de Cassiane, Taise, Ailton, Ataíde Filho e Raianna Victoria,esta última afilhada do governador Rui Costa. O cigano relatou que o governador é um homem simples e aquele perfil é “original” e mantém uma boa amizade.

Origem cigana

As origens dos Povos Ciganos são, ainda hoje, objeto de estudo. Porém, a teoria mais aceita atualmente afirma que os Povos Ciganos são originários da Índia e que há cerca de mil anos começaram a se dispersar pelo mundo. No Brasil, o primeiro registro oficial da chegada de ciganos data de 1574 quando o governo português que deportava o cigano João Torres e sua esposa Angelina para terras brasileiras por cinco anos e existe pelo menos a presença de três etnias ciganas no Brasil e a maior concentração de acampamentos ciganos estão em Minas Gerais (58), Bahia (53) e Goiás (38). Os municípios com 20 a 50 mil habitantes apresentam a mais alta concentração de acampamentos.

Na Bahia os ciganos se concentram mais no entorno de Irecê, Morro do Chapéu e Utinga, moram aproximadamente 7 000 ciganos, caso seja concretizada a candidatura, Ataíde pretende conversar com todas essas famílias e mostrar a necessidade de ter um representante na Assembleia Legislativa da Bahia.

Redação CN



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.

%d blogueiros gostam disto: