bahia

segunda-feira, 19 de setembro de 2016 11:48

Fátima Nunes parabeniza Ribeira do Pombal e Euclides da Cunha pela passagem dos 83 anos de emancipação política

"Municípios que tenho muito carinho, grandes amigos, pessoas guerreiras, companheiros e companheiras batalhadores, personagens centrais da linda história das cidades"

Fátima tem sido presente nos dois municípios que ficam no Território do Semi Árido Nordeste II

Fátima tem sido presente nos dois municípios que ficam no Território do Semi Árido Nordeste II

Os municípios de Ribeira do Pombal e Euclides da Cunha completam hoje (19), 83 anos de emancipação política. E para comemorar essa data especial para as cidades, a deputada estadual Fátima Nunes (PT), apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Moção de Congratulações e Aplausos aos municípios que estão em festa.

“É com muita satisfação que parabenizo Ribeira do Pombal pela passagem dos 83 anos de emancipação política. Um município que tenho muito carinho, grandes amigos, pessoas guerreiras, companheiros e companheiras batalhadores, personagens centrais da linda história da cidade, que lutam incansavelmente pelo crescimento e desenvolvimento econômico, político e social da região. Sem contar a hospitalidade inerente ao povo pombalense com os visitantes que chegam em sua cidade”, declarou a parlamentar.

A deputada também elogiou Euclides da Cunha. “Essa grande cidade, que possui um movimentado comércio, sendo o segundo produtor de feijão e milho do Estado, destacando-se também na pecuária, com a criação de caprinos e o plantio da mandioca, merece todo reconhecimento. Aproveito esta data festiva e parabenizo todos os companheiros e companheira pela passagem dos 83 anos de emancipação política, desejando dias de vitórias, conquistas e desenvolvimento social e econômico”, falou Fátima Nunes.

Municípios – Ribeira do Pombal está distante a 299 quilômetros de Salvador e localizada na mesorregião do Nordeste baiano. Seu território que se estende pela Bacia do rio Itapicuru está totalmente incluído no “polígono das secas”. A cidade faz limite com Cícero Dantas, Tucano, Cipó e Banzaê.

Localizada no Nordeste da Bahia, Euclides da Cunha está distante de Salvador a 324 quilômetros. Com uma população estimada em 62 mil pessoas (IBGE 2016), o seu território está incluído o polígono das secas, e faz limite com os municípios de Canudos, Antas, Quijingue e Monte Santo. É importante ressaltar que a cidade teve uma grande participação no episódio de Canudos, servindo de acampamento para abrigar forças republicanas, durante a guerra de Canudos. Na época, a cidade chamava-se Cumbe, hoje, leva o nome do famoso escritor Euclides da Cunha, que descreveu e imortalizou a saga de Antônio Conselheiro, através do clássico “Os Sertões”. Outro destaque também vai para a Igreja da Santíssima Trindade, localizada no Distrito do Massacará, construída pelos Jesuítas no século XVII, sendo o ponto turístico da cidade.

Fonte: Ascom da deputada estadual Fátima Nunes (PT)



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.