eleicoes2016

terça-feira, 06 de setembro de 2016 09:42

Nova pesquisa do Ibope confirma vitória no 1º turno de ACM Neto

Encomendada pela TV Bahia, estudo confirmou a liderança do candidato do DEM à reeleição

Estudo aponta força de Neto à reeleição em Salvador

Estudo aponta força de Neto à reeleição em Salvador

Nova pesquisa do Ibope sobre a disputa pela prefeitura de Salvador, encomendada pela TV Bahia, confirmou a liderança do candidato do DEM à reeleição, ACM Neto, e sua vitória com folga sobre os demais adversários já no primeiro turno.

Em relação ao levantamento anterior, concluído em 22 de agosto, a única diferença significativa está no crescimento de dez pontos percentuais nos índices de intenção de voto atribuídos ao democrata na sondagem espontânea, quando não são submetidos nomes aos entrevistados.

No fim de agosto, 52% dos eleitores ouvidos pelo instituto manifestaram livremente preferência por Neto. Agora, esse percentual pulou para 62%, o que indica o aumento nos números de votos consolidados pelo atual prefeito. O Ibope também detectou um ligeiro crescimento no índice atribuído na pesquisa espontânea à candidata do PCdoB, Alice Portugal, que manteve a segunda colocação na corrida pelo Palácio Thomé de Souza. Segundo o Ibope, ela chegou a 7%, ante os 3% alcançados em agosto.

O terceiro colocado, Pastor Sargento Isidório (PDT) também oscilou positivamente nesse cenário. Na pesquisa anterior, o pedetista tinha apenas 1%, mas subiu três pontos percentuais e aparece agora com 4%. Os outros quatro candidatos somaram, juntos, os mesmos 2% registrados na primeira sondagem. Os que não souberam ou não quiseram opinar caíram de 23% para 11%, enquanto os brancos ou nulos, que eram 19%, totalizam 14%.

Na pesquisa estimulada, em que o eleitor escolhe de acordo com uma lista de candidatos, o Ibope não detectou mudanças substanciais em relação a agosto. De acordo com o instituto, Neto manteve os 68% das intenções de votos. Já Alice cresceu de 8% para 10%, dentro da margem de erro, estimada pelo Ibope em quatro pontos percentuais para todos os resultados.

A mesma tendência foi apontada em relação a Isidório e Da Luz (PRTB), que oscilaram de 6% para 7% e de 1% para 2%, respectivamente. Brancos e nulos, que eram 9%, somam agora 14%. Não souberam ou não quiseram opinar 4% dos entrevistados, ante 3% do levantamento anterior.

Considerando apenas os votos válidos, quando não são contabilizados brancos, nulos e indecisos, Neto manteve a ampla vantagem contra a segunda colocada – 78% contra 12% de Alice, frente de 66 pontos. Completam o ranking Isidório, com 8%, e Da Luz, com 2%. Os demais candidatos não atingiram 1%. Segundo o Ibope, houve redução na margem de folga de Neto nesse cenário, devido ao ligeiro aumento apresentado pelos candidatos do PCdoB e do PDT.

Independente das preferências eleitorais, 87% acham que o atual prefeito sairá vitorioso das urnas em outubro. Número oito pontos maior que o registrado pelo Ibope na pesquisa anterior, quando a expectativa de vitória do democrata foi de 79%. Para 5%, Alice é que ganhará a disputa, contra 3% de agosto. Os demais candidatos não ultrapassaram a marca de 1% e 9% não responderam.

Correio



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.

%d blogueiros gostam disto: