conceicao-do-coite

quarta-feira, 07 de setembro de 2016 22:45

População coiteense vai às ruas para acompanhar desfile cívico pelo Dia da Independencia do Brasil

O ato contou com a participação de todas escolas municipais e a Escolinha Menino Jesus que chegou ao 24º de desfile.

Desfile 7 de setembro - Coité 2016 - Foto- Raimundo Mascarenhas (28)

A tradição do desfile cívico para comemorar o Dia da Pária em Conceição do Coité está de volta. Pelo segundo ano a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte promove mais um grande desfile envolvendo praticamente todas as escolas da rede pública municipal com aproximadamente um mil alunos que desfilaram ao ritmo da Banda Marcial Escudeiros de Coité e Fanfarras convidadas.

 

Desfile 7 de setembro - Coité 2016 - Foto- Raimundo Mascarenhas (17)

Ala Revoltas Indígenas | Foto: Raimundo Mascarenhas

O desfile teve como tema ” O Povo Constrói a História “. No primeiro bloco o público pode assistir a passagem dos alunos representando a Revoltas Indígenas e Revoltas Escravas.No segundo bloco uma faixa abria a ala com o titulo Ideias Iluministas – Liberdade, Igualdade e Fraternidade.Terceiro bloco – Revoltas Anticoloniais com destaque para Inconfidência Mineira – 1789. Teve também Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates 1789 e Revolução Pernambucana 1817.

Chegada da Família Real no Brasil | Foto: Raimundo Mascarenhas

Chegada da Família Real no Brasil | Foto: Raimundo Mascarenhas

O 4º bloco o destaque foi a vinda da Família Real para o Brasil e os benefícios que trouxeram. Os alunos carregavam molduras com fotos do Banco do Brasil, Biblioteca Nacional, implantação das Faculdades de Medicina e de Direito.Vinda da Missão Francesa. Alunos apresentaram também a ala 7 de setembro quando o Brasil deixou de ser colônia de Portugal.

Desfile 7 de setembro - Coité 2016 - Foto- Raimundo Mascarenhas (58)

0 5º bloco teve como tema: A luta continua,com os personagens que lutaram no pós independência. Lutas da Independência da Bahia – com destaques para os personagens Joana Angélica e Maria Quitéria; Luta Abolicionistas – Raquel de Queiroz e Duque de Caxias. Lutas na República com destaque para Canudos representado pelo personagem de Antônio Conselheiro; Revolta da Vicina com Osvaldo Cruz, Revolta da Chibata; marinheiro João Cândido e outros;Lutas contra Ditadura Evódio Ducas e Zeferino Carneiro;Lutas pelas Diretas Já – Padre José e Durvalina.

O desfile marca a história de cada estudante | Foto: Raimundo Mascarenhas

O desfile marca a história de cada estudante | Foto: Raimundo Mascarenhas

O militar Alexsandro Guimarães que esteve com a família disse que é muito gratificante poder participar de um ato cívico que envolve todo coiteense,”bom se a gente pudesse resgatar outras tradições antigas como essas, as pessoas gostam de atos desse tipo” afirmou Guimarães.

Escolinha Menino Jesus chega ao 24º desfile

Banda da Escolinha Menino Jesus | Foto: Raimundo Mascarenhas

Banda da Escolinha Menino Jesus | Foto: Raimundo Mascarenhas

Na década dos anos 1980 o desfile em Coité tinha como destaque as escolas estaduais, com destaque para o Colégio Polivalente e Wercelêncio que levavam milhares de estudantes para o desfile e outros milhares de coiteenses para acompanhar o desfile.Nos anos 1990 o destaque ficou por conta das escolinhas infantis, mas com o passar do tempo as escolinhas foram desistindo de desfilar, até que sobrou apenas uma, a Escolinha Menino Jesus que manteve a tradição e por muitos anos, vinho sendo a única alternativa para quem desejava assistir o desfile cívico em Coité, juntamente com a Banda Escudeiros de Coité que se apresentava sem escola, até que nos últimos dois anos a secretaria de Educação do Município resolveu resgatar a tradição.

Diretores e professores da Escolinha Menino Jesus comemoram mais um ano de sucesso no desfile | Foto: Raimundo Mascarenhas

Diretores e professores da Escolinha Menino Jesus comemoram mais um ano de sucesso no desfile | Foto: Raimundo Mascarenhas

A Escolinha Menino Jesus este ano trouxe a primavera como tema e segundo a diretora Noelinda chega ao 24º ano consecutivo de desfile e o objetivo é manter a tradição. Ela parabenizou a Secretaria de Educação pela retomada dos desfiles. (Veja outras fotos )

Redação CN



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.

%d blogueiros gostam disto: