educacao

sexta-feira, 30 de setembro de 2016 17:24

Topa promove formação de alfabetizadores na capital e interior

O Programa Todos pela Alfabetização é desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado em parceria com o Governo Federal

O Programa Todos pela Alfabetização está realizando mais uma formação para os alfabetizadores e coordenadores de turma da 9ª etapa do programa. As formações acontecem em Salvador e em diferentes Núcleos Regionais de Educação (NRE). Na capital, a iniciativa que acontece até esta sexta-feira (29), no Golden Park, envolve 140 bolsistas. O objetivo de aperfeiçoar a prática pedagógica desenvolvida em sala de aula, de modo a considerar as experiências de vida e os saberes dos alfabetizandos.
 
A coordenadora pedagógica do Topa, Maria Célia Coelho, fala sobre a importância da atividade. “Apesar dos educadores possuírem anteriormente uma orientação e planejamento, essas formações são importantes para aperfeiçoar as ações dos educadores. Outro fator importante é a possibilidade de trocarem experiências sobre as aulas em sala”, afirma.
 
Em seu primeiro ano no Topa, a professora Railda Lima fala sobre a experiência. “Tenho uma turma de idosos, com 14 inscritos e nove ouvintes. Então, em pouco tempo pude entender a importância da ação que serve como uma troca de conhecimentos. Vejo, a cada dia, a força de vontade de aprender, onde meu aluno mais novo tem 65 anos”, explica a professora que ensina no Centro de Convivência dos Idosos, em Camaçari.
 
Atendendo na Escola Municipal de Plataforma, em Salvador, a educadora Marli Pimentel, que está desde o início do programa, em 2007, destaca a importância das formações. “Participar destas ações é fundamental, pois não podemos ter a mesma visão quando mudamos de uma etapa para a outra. Estamos sempre aprendendo formas de ensinar, levando em conta a história de vida de cada alfabetizando”, acerscenta.
 
Interior – No Interior, as formações envolvem 252 bolsistas nos municípios de Baianópolis, Barreiras, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Luis Eduardo Magalhães, Riachão das Neves e São Desidério, na área do Núcleo Regional de Educação de Barreiras (NRE 11). São 35 bolsistas participando da formação nos municípios de Paulo Afonso e Chorrochó, do Núcleo de Paulo Afonso (NRE 24) e 36 alfabetizadores dos municípios de Andorinha, Campo Formoso, Filadélfia, Jaguarari, Bindobaçú e Ponto Novo, pertencentes ao
Núcleo Senhor do Bonfim (NRE 25).
 
O Topa – O Programa Todos pela Alfabetização é desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado em parceria com o Governo Federal, e já possibilitou que mais de 1,4 milhão de jovens acima de 15 anos, adultos e idosos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, fossem alfabetizados. Ao assegurar a alfabetização, o Topa também promove resgate da cidadania para jovens, adultos e idosos.  


COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.