bahia

domingo, 30 de outubro de 2016 18:18

Coité: estudantes da Uneb ocupam o Campus e paralisam as atividades em protesto contra a PEC 241

Os estudantes ocuparam na última quinta-feira e permanecem por tempo indeterminado

unnamed

Desde a última quinta-feira (27), alunos da Uneb- Campus XIV, localizada em Conceição do Coité, paralisaram as atividades e ocuparam a faculdade, em protesto contra a PEC 241, que estabelece um novo teto para o gasto púbico, que terá como limite a despesa do ano anterior corrigida pela inflação. A regra de congelamento do gasto público em termos reais valerá por 20 anos, período durante o qual o dinheiro economizado será canalizado para pagamento dos juros e do principal da dívida.

ocupacao-da-uneb

Confira a nota dos estudantes na íntegra:

“Por meio de assembleias estudantis, a maioria de discentes do campus XIV aprovou a ocupação com portões fechados a partir de quinta-feira (27/10) no campus XIV da UNEB de Conceição de Coité. O movimento estabelecido por nós estudantes é uma mobilização em ato contra a aprovação da PEC 241, uma vez que a mesma visa congelar investimentos que serão encaminhados para os setores de educação e saúde por vinte anos. Nós, estudantes do campus XIV, assim como os demais estudantes das mais de 1000 escolas e mais de 90 universidades e institutos ocupados pelo país, lutamos contra o prosseguimento dessa medida (PEC 241) e de suas aprovações, pois entendemos que a mesma gerará retrocessos na garantia de direitos básicos que devem ser garantidos com o dinheiro público. Essa mobilização não é apenas um ato de repressão contra a PEC 241, mas também temos iniciado debate em desfavor à Medida Provisória (MP) e o movimento escola sem partido, que buscam uma reforma no ensino médio que excluem disciplinas e tornam outras optativas, principalmente as que despertam o senso crítico indispensável para o conhecimento e a evidência do pensamento crítico do estudante cidadão em todos os aspectos possíveis contribuindo ainda mais para a desorganização e precarização da educação no nosso país. O movimento também está mantendo comunicação com os demais campi da região como outras unidades de ocupação, buscando trocar informações a cerca do movimento e tomar decisões baseadas no apoio de quem está conosco por esta causa, já que as ocupações e os objetivos das mesmas estão respaldadas em ações a nível nacional e não apenas restrita à mobilização de nós estudantes do campus XIV.        Inclusive uma das maiores preocupações é discutir com a comunidade Coiteense, por isso estamos propondo agendas em praças, feiras e escolas todas divulgadas na página no facebook da ocupação. Também estamos contando com o apoio da população para doação de alimentos e material de higiene com arrecadações no centro cultural e na UNEB.”

Ocupar e resistir!”

Redação CN



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.