conceicao-do-coite

quinta-feira, 13 de outubro de 2016 16:07

Coité – Residentes da UNEB articulam paralisação

A residência estudantil do Campus XIV, da Universidade do Estado da Bahia, paralisou todas as atividades do Campus nesta quinta-feira, 13/10.

Manifestantes em frente ao portão do Campus XIV, em Coité

Manifestantes em frente ao portão do Campus XIV, em Coité

Em reunião extraordinária no dia 11/10 os residentes decidiram aderir à mobilização proposta pelo movimento de casas de estudantes da UNEB de paralisar todas as atividades em seus respectivos campi, no dia 13/10. O protesto é decorrente da falta de regulamentação do pagamento das bolsas residência, que faz parte da política de permanência estudantil da instituição, principalmente do atraso no pagamento da bolsa, no mês de setembro e da primeira aprovação na câmera dos deputados da PEC 241, que congela investimentos na saúde e educação.

Segundo a coordenadora da casa, Joanna Alcântara “essa é a primeira inciativa de uma mobilização conjunta entre os residentes do movimento de casas de estudantes da UNEB. Embora a justificativa de agora por via da Pró-Reitoria de assistência estudantil tenha sido a ausência de repasse da secretaria da fazenda, nós estudantes temos sofrido há um tempo com a falta de regularidade de datas para o pagamento das bolsas que tem o baixo valor de 200 reais”.

No que diz respeito a PEC 241, o movimento agendou para terça-feira, 18/10, às 16h no auditório do campus um espaço de discussão com coordenações dos setores do departamento e demais interessados no assunto. Para Joanna Alcântara “é importante falar sobre o impacto da PEC 241 não só para a educação pública, mas para todos nós que precisamos do investimento público para garantia dos nossos direitos”. Sobre o atraso das bolsas estão marcadas uma vídeo conferência entre os estudantes residentes dos 24 campi da instituição e outra com a pró-reitoria de assistência estudantil na terça-feira 18/10 pela manhã.

As informações são de Roni Almeida



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.