conceicao-do-coite

quinta-feira, 06 de outubro de 2016 15:03

Conheça os candidatos eleitos e reeleitos em Conceição do Coité para a próxima legislatura

Foram mais de 120 candidatos, disputando as 15 cadeiras na Câmara Municipal.

Na ordem da esquerda para a direita: Danilo (PT) Betão (PT) Lindo de Neuza (PRB) Raimundo Carneiro (PSD) Rene (PT) Juçara (PT) Ernandes (PSD) Nego Jai (DEM) Iêdo (PSD) ) Gel de Tetê (PT) Silvan (PHS) Pedrinho (PSC) Elizane (PSDB) Cézar (DEM) e Araújo (SD)

As eleições municipais terminaram e a Câmara terá um novo quadro político a partir de janeiro de 2017. Apesar de onze vereadores reeleitos, a bancada contará com quatro novidades. Teve também vereador bem votado, mas que não foi eleito devido ao coeficiente eleitoral. Conheça os vereadores que foram eleitos no município de Conceição do Coité:

Danilo foi o vereador mais votado em Coité.

Danilo foi o vereador mais votado em Coité.

O vereador mais votado foi o professor Danilo(PT), com 1.635 votos. Desde adolescente se envolveu na militância política, em 1995 se filiou ao PT. Em 2008, foi eleito vereador pela primeira vez. Seguindo para o terceiro mandato, mesmo com todo o trabalho realizado não havia nada programado para alcançar essa posição no ranking da eleição para vereador e esse fato marcou sua trajetória política.

“Sofri nesses quatro anos um desgaste político inerente a qualquer governo por ter sido líder, mas as pessoas perceberam que fizemos o correto, fazendo uma defesa muito forte a gestão o tempo todo. Na política não existe margem para dúvidas, seu adversário vai pegar seu ponto fraco e transformar no ponto mais forte dele. Nossa missão como vereador e líder do governo sempre foi foi lutar  pela continuidade da gestão do prefeito Assis”, reforçou Danilo.

Betão foi presidente da Câmara por dois anos durante seu último mandato.

Betão foi presidente da Câmara por dois anos durante seu último mandato.

Betão(PT) vai iniciar a partir de 2017, seu quinto mandato. Sua história na câmara começou em 1991, quando foi funcionário do órgão. Católico atuante, Betão realiza trabalhos voluntários nas Associações Mansão da Paz Pai Bico e ACAEC. Eleito com 1.617 votos, o vereador contou ao CN, que cogitou a ideia de não concorrer as eleições novamente. Mas após uma conversa com suas bases eleitorais, resolveu continuar.

Comemorando a quantidade de vereadores eleitos da situação, Betão disse que certamente o governo fica mais tranquilo na aprovação dos projetos. Mas frisou que mesmo  os projetos sendo da base aliada,  serão analisados com cuidado.

Lindo de Neuza teve 5140 votos.

Lindo de Neuza teve 1540 votos.

Como primeiro vereador mais votado da oposição, Lindo de Neuza(PRB) disse que  entrou na política aos 14 anos de idade, quando acompanhava o trabalho de sua tia e ex-vereadora Neuza de Daço. Concorreu a primeira eleição e venceu em 2012 e agora cumprirá seu segundo mandato.

O vereador destacou que esperava ser bem votado, pois vem trabalhando durante os quatro anos para o bem de Conceição de Coité, além de diversos apoios adquiridos ao longo da sua gestão.

Raimundo Carneiro pertence ao PSD.

Raimundo Carneiro pertence ao PSD.

Raimundo Carneiro(PSD) foi eleito novamente e continuará vendendo tranquilidade e simpatia na Câmara. Segundo ele, ingressou na política em 1987 sem a ideia de concorrer a cargo público, mas para ter mais influência e contribuir com a população da sua região  na distribuição de água, ampliações de tanques, distribuição de cestas básicas, entre outros serviços. Raimundo Carneiro venceu sua primeira eleição para vereador em 2012.

Rene seguirá com seu segundo mandato.

Rene seguirá com seu segundo mandato.

Rene do Sindicato (PT), que também foi reeleito, entrou para o meio político em 2004, a qual lutou para eleger Robson Cedraz e Arivaldo Mota, duas figuras políticas conhecidas no município. Segundo ele, como trabalhava no sindicato, conseguiu fazer com que a população o conhecesse e valorizasse seu trabalho.

Para o próximo mandato, Rene disse que pretende continuar com o trabalho que desenvolveu nos últimos quatro anos. “Sou muito ligado a zona rural e continuarei lutando por melhorias para o povo”, disse.

Juçara disse que decidiu se candidatar após alguns amigos pedirem para lançar seu nome

Juçara disse que decidiu se candidatar pois tinha o desejo de construir a casa do idoso

Com uma proposta diferente, Juçara de Mário (PT) é um dos rostos novos que farão parte da Câmara Municipal. Com um documento registrado em Cartório, a vereadora doará todo o seu salário, sendo que 80% será para construção de uma casa do idoso e 20% para entidades que cuidam dos animais abandonados. “Para o meu mandato ser transparente, farei com que algum setor de contabilidade acompanhe a aplicação desses recursos. A mediação não será feita por mim”, enfatizou Juçara.

Dispensando carros de sons, bandeiras e papéis de parede, sua campanha foi feita com folders, apresentando a proposta, santinhos para divulgação, redes sociais e visitação as casas das pessoas.  Segundo ela, devido a sua militância na política e a doação do seu salário para projetos que irão beneficiar a sociedade, houve uma aceitação por parte da população, fazendo com que ela obtivesse 1.379 votos.

Ernandes teve 1.262 votos

Ernandes teve 1.262 votos

Ernandes de Tó (PSD) comemorou sua eleição, visto que em 2012 não conseguiu ocupar uma das cadeiras na câmara, ficando na suplência. Com o próximo mandato garantido, ele espera corresponder as expectativas dos seus eleitores, apresentando bons projetos, acreditando que é sempre possível contribuir na construção de uma sociedade melhor.

“Nós representamos o povo, por isso temos que escutar o nosso eleitorado e construir ações que possam beneficiar a classe mais simples, com um olhar cuidadoso, principalmente com aqueles que fazem uso abusivo de entorpecentes”, reforçou Ernandes.

Nego Jai (DEM) seguirá na Câmara como vereador pela quarta vez.  O policial militar entrou na política aos 39 anos, no ano de 2000 a convite do advogado Eustórgio Resedá e desde então vem lutando por melhorias para o município.

Nego Jai comenta sobre a diminuição dos vereadores da oposição

Nego Jai comenta sobre a diminuição dos vereadores da oposição

Sobre a diminuição de vereadores aliados a oposição, Nego Jai demonstrou tranquilidade. “Não vai fazer diferença, pois fiscalizaremos com responsabilidade e continuaremos legislando como sempre fizemos. Eu continuarei fazendo meu trabalho da forma que venho fazendo, projetos de qualquer vereador ou do executivo que sejam benéficos para a sociedade, irei aprovar. Porém caso tenha interesses pessoais, serei contra e argumentarei o porquê da minha posição”, afirmou.

Nego Jai comentou sobre o vereador Elder, que apesar de ter tido uma votação expressiva, na qual obteve 1.030 votos não ocupará uma cadeira na Câmara municipal. “É desleal essa legislação eleitoral. Candidatos com menos votos conseguem se eleger e outros ficam de fora, no caso de Elder quem perdeu foi o distrito de Aroeira, pois além ser um vereador atuante, os moradores de lá ficarão sem representação. Foi um grande prejuízo para a comunidade. Mas entendemos que é a alternância de poder, a sociedade escolheu seus representantes e todos devemos respeitar”, concluiu Jai.

iedo cirino

Dr Iedo Cirino será um dos novos vereadores eleitos

O advogado Iedo Cirino (PSD) também garantiu uma das 15 cadeiras da Câmara municipal. Segundo ele, a decisão para concorrer o pleito foi em outubro do ano passado e os votos que adquiriu, superou suas expectativas, pois foi a primeira vez que participou de uma eleição como candidato.

Eleito, Dr. Iedo disse que será um vereador presente. Todas as comunidades que foi durante a campanha, ele garantiu que voltará, se colocando a disposição do povo. “Não posso errar, preciso honrar o legado do meu pai”, garante o novo vereador que é filho do médico Iêdo Cirino que morreu vítima de acidente em junho do 1987, na ocasião era grande nome para vencer a eleição de prefeito em 1988.

gel de tetÊGel de Tetê (PT) mais uma vez viveu momentos de tensão durante o anúncio dos vereadores eleitos. Na eleição passada, o edil, que era do PMDB, conseguiu entrar com 636 votos pelo quociente partidário. Nesta também não foi diferente, apesar de ter aumentado cerca de 280 votos, sua eleição foi comemorada nos “45 minutos do segundo tempo”.

“Minha eleição foi comemorada no apagar das luzes, mas eu creio que isso foi devido a quantidade de pessoas capacitadas para representar nosso povo. No final deu tudo certo e estaremos defendendo Conceição do Coité nesse segundo mandato, com responsabilidade e um pouco mais de experiência”, disse Gel

Silvan foi eleito com 418 votos.

Silvan foi eleito com 418 votos.

Silvan da Faresi (PHS) foi o vereador que entrou com menos votos. O candidato do partido PHS foi eleito com 418 votos. “Eu me sinto honrado primeiramente por fazer parte do chapão livre, no qual fui o único vereador eleito. Escolhi o partido PHS porque tinha uma ideia do novo, não queria contribuir como escada pra outros candidatos’, reforçou.

Silvan, que é diretor administrativo da Faculdade da Região Sisaleira- FARESI, contou ao CN que apesar da sua dedicação com a faculdade, sua atuação na saúde também é constante. Segundo ele, o objetivo é trazer melhorias para Conceição do Coité.

Para entender melhor sobre quocientes eleitoral e partidário, clique aqui 

Pedrinho da Sambaíba(PRB) cumprirá seu segundo mandato, César do Hospital (DEM) é natural de Fortaleza, Elizane Cana Brasil (PSDB), Ivaldo Araújo (SD), atual presidente da Câmara, citados acima foram procurados pelo Calila Notícias, mas não quiseram se pronunciar.

Thaise Ewbank/ Fotos: Raimundo Mascarenhas| Facebook|Arquivos pessoais



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.

%d blogueiros gostam disto: