bahia

sexta-feira, 28 de outubro de 2016 13:03

Deputado Gika Lopes entrega Comenda 2 de Julho a socióloga Vilma Reis

Em discurso, a homenageada Vilma Reis ressaltou a importância dos movimentos sociais como transformadores de realidades

dsc_6506

Referência em ações de defesa e garantia de direitos da população negra, mulheres, jovens, comunidades quilombolas e LGBT, a socióloga e ouvidora da Defensoria Pública da Bahia, Vilma Reis, recebeu na  última quinta-feira, 27, às 10h, no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a Comenda 02 de Julho.

Discurso do deputado Gika Lopes

Discurso do deputado Gika Lopes

O proponente da sessão especial, o deputado Gika Lopes, ressalta que a entrega da Comenda 2 de Julho não representa apenas uma homenagem, mas “uma forma de reconhecimento a todos e todas que contribuem ou tenham contribuído para o desenvolvimento político, social e administrativo do estado da Bahia”.

“Essa comenda é o reconhecimento de sua trajetória e dedicação aos movimentos sócias e ao serviço público de nosso estado, Vilma Reis, por dedicar sua vida a lutar pela organização e empoderamento daqueles que historicamente tiveram seus direitos negados em nosso Estado e no Brasil”, ressalta o deputado Gika Lopes.

Vilma Reis - homenageada com a Comenda 2 de Julho

Vilma Reis – homenageada com a Comenda 2 de Julho

Vilma Reis exerce a função de Ouvidora Geral na Defensoria Publica do Estado da Bahia, desenvolvendo com responsabilidade um serviço público de grande importância para a sociedade baiana, além de carregar uma trajetória de lutas em defesa de grupos que historicamente estão em situação de desvantagem social.

Em discurso, a homenageada Vilma Reis ressaltou a importância dos movimentos sociais como transformadores de realidades, falou sobre as dificuldades de construir esses movimentos no interior do Estado, “para nós, esse momento é tão importante quanto foi Maria Felipa entrar em Salvador, foi uma mulher negra que nos fez ter o dois de julho, estamos aqui de pé, vivas, para contar essas histórias”.

Vilma Reis também encaminhou duas propostas para o deputado Gika Lopes e demais parlamentes presentes na sessão, que seria a aprovação de um plano de trabalho produzido pela Rede de Mulheres Negras e a votação da nova Lei Orgânica da Defensoria Pública.

mesa

Representando a Defensoria Pública, Ralison Gimeniz, afirmou que a defensoria pública não seria o que ela é hoje sem esse contato com Vilma Reis, “eu sou defensor público desde 2007 e meu curso de formação boa parte foi feito por Vilma Reis, eu tenho certeza que isso influenciou muito no defensor que eu me tornei e nos valores que adquiri, essa homenagem se dá aos méritos dela” concluiu.

A secretária de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis, representado o Governador Rui Costa, parabenizou a iniciativa do deputado Gika Lopes pela coragem de fazer história na Assembleia Legislativa, “parabéns Gika Lopes por trazer aqui o registro do reconhecimento da luta do povo negro ao outorgar essa medalha a socióloga, mulher guerreira dos direitos humanos e companheira de luta, Vilma Reis”, afirmou.

Fonte: Assessoria Parlamentar



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.