bahia

sexta-feira, 21 de outubro de 2016 14:28

Ex-violoncelista da Orquestra Santo Antônio irá morar em Lisboa para se dedicar aos estudos

Segundo o jovem, a viagem acontecerá na próxima quinta-feira (26), e foi de fundamental importância ter se esforçado esses quase dois anos morando em São Paulo.

14086348_1167034853369656_8094187325886188391_o

Jovem violoncelista André Alves de apenas 19 anos, realizará seu sonho de estudar na Europa, na Escola Superior de Música, em Lisboa.

Foi no Projeto Santo Antônio de Música que aos 13 anos de idade ele iniciou a sua vida musical. Primeiro com um flauta doce e depois, incentivado por uma amiga, optou por aprender a tocar violoncelo. Durante quatro anos, André foi músico da Orquestra Santo Antônio, sediada em Conceição do Coité. Ele participou dos mais importantes eventos da Orquestra coiteense, como intercâmbio internacional, participação em show de Saulo e uma apresentação com a orquestra sinfônica brasileira, no palco do programa “Caldeirão do Huck”, na rede Globo.

14793910_1271625269556944_341199391_n

No início de 2015, durante um festival de música em Brasília, o jovem músico conheceu André Micheletti, um renomado violoncelista e professor neste festival. Com o apoio da violinista integrante da OSESP, Deborah Wanderley, que ministrava oficinas em Coité, na mesma ocasião, André viajou de ônibus até Brasília para ter aulas com Micheletti. Logo ao perceber o potencial técnico de André, o professor Micheletti o convidou para que ele fosse estudar em São Paulo. André Alves foi admitido no Instituto Baccarelli e ingressou numa das suas orquestra, a qual recebia uma bolsa de incentivo para se manter tendo aulas com um dos melhores professores de violoncelo do Brasil, o seu xará André Michelleti.

Um passo importante que André Alves deu para conseguir ir estudar na Europa foi integrar um grupo de 17 jovens da Orquestra Santo Antônio num intercâmbio internacional. Em dezembro de 2014 a orquestra coiteense teve no conservatório nacional de música de Lisboa, em Portugal e André teve a oportunidade de tocar para o violoncelista Paulo Gaio Lima. A aula ocorreu apenas um dia antes do grupo voltar ao Brasil. Em seguida surgiu a proposta da mudança. “Recebi uma carta convite de me estabelecer e estudar música em Portugal, mas naquela época era impossível pensar em ir para o exterior. Eu tinha apenas 16 anos”, ressaltou.

14804787_1271625312890273_1692317796_n

André contou que teve inúmeras oportunidades aqui no Brasil, porém a sede de se tornar um grande violoncelista o faz buscar sempre mais por isso aguardou a oportunidade de estudar música no berço da música instrumental. Agora ele vai aprimorar seus conhecimentos na Escola Superior de Música em Lisboa. “O que me leva a Lisboa é a busca incansável pela perfeição e reconhecimento profissional. Estudar na Europa é muito gratificante, sei que terei muitas outras oportunidades e terei chances para conseguir tudo o que quero”, disse ele.

Segundo o jovem, a viagem acontecerá na próxima quinta-feira (26), e foi de fundamental importância ter se esforçado esses quase dois anos morando em São Paulo. O sonho também só será possível com a contribuição de uma família paulistana que vai custear toda formação dele, desde as despesas com documentação e viagem até a hospedagem e alimentação em Lisboa. André conheceu seus padrinhos musicais, Jô Martins e João Luiz Martins, durante um recital de final de ano em sua residência. A convite do seu atual professor, o Andre Micheletti, que contribuiu de forma eficaz para que esse apoio acontecesse, André tocou nesta reunião familiar e ganhou admiração e apoio do casal que já tem uma filha estudando violoncelo na Alemanha.

O jovem aguarda a tão esperada viagem que mudará totalmente o seu futuro como profissional e segundo ele, a ansiedade cresce a cada momento para dar o grande passo. André é exemplo de esforço e perseverança, fruto do projeto coiteense que oferece oportunidade de vida através da música.

Thaise Ewbank com a colaboração de Joselvaldo Silva/ Fotos: Arquivos pessoais



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.