politica

quarta-feira, 26 de outubro de 2016 20:28

Fátima Nunes participa de Sessão Especial contra o câncer de mama

O câncer de mama é o terceiro que mais mata na Bahia

Fátima Nunes falou da importância de cada mulher realizar os exames preventivos

Fátima Nunes falou da importância de cada mulher realizar os exames preventivos

Ao som dos tambores da banda de percussão feminina Didá, dezenas de pessoas participaram da Sessão Especial Outubro Rosa, que celebra o mês da luta mundial contra o câncer de mama, na manhã de quarta-feira (26). Proposta pela Comissão dos Direitos da Mulher, da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o evento, que aconteceu no Plenário do Palácio Luís Eduardo Magalhães, abordou o tema “Um gesto de amor à vida! Unidas contra o câncer de mama”, e contou com a participação de integrantes da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), e do Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer (Naspec).

De acordo com a deputada estadual Fátima Nunes (PT), o tema além de ser importantíssimo para discussão, deve ser de conhecimento de toda sociedade e estudado por especialistas da alimentação. “Antigamente, na comunidade do Sabão, onde morava, ouvíamos raramente em casos de câncer, onde o paciente era trazido para a capital e tratado. Hoje, a situação mudou, são muitas pessoas, filas longas na porta dos hospitais. Já presenciei muitos casos, vivenciei a realidade das pessoas que têm câncer de mama”, declarou. “Escuto muito os cientistas, os nutricionistas falarem da alimentação. Queria propor para reunirmos grupos de estudiosos da alimentação, tratarmos desse tema e juntos encontramos formas para prevenir a doença, pois com a prevenção encontremos formas de diminuir as dores da cura”, pontuou a petista.

Presidida pela deputada Fabíola Mansur (PSB), a sessão contou com a presença das deputadas Ivana Bastos (PSD), Maria del Carmen (PT), Ângela Sousa (PSD); do deputado Bira Corôa (PT)da secretária de Políticas para as Mulheres, Olívia Santana; do assessor de Relações Governamentais da FEMAMA, Thiago Turbay; do promotor de Justiça, Rogério Queiroz; da oncologista, Vanessa Bertoni; da diretora da Atenção Especializada da Secretaria da Saúde (Sesab), Maria Alcina Bulhosa; do superintendente do Hospital Aristides Maltês, Humberto Souza; da diretora do Naspec, Romilda Medrado; Valquíria Martins, paciente que em depoimento contou a realidade do acesso ao tratamento e câncer de mama avançado no SUS; além de lideranças, convidados e a comunidade.

“O câncer de mama é o terceiro que mais mata na Bahia. Quanto menos acesso à informação, mais mortes. Precisamos debater e combater esta doença que tanto atinge as mulheres do nosso Estado”, concluiu Nunes.

Fonte: Ascom da deputada estadual Fátima Nunes (PT)



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.

%d blogueiros gostam disto: