conceicao-do-coite

terça-feira, 04 de outubro de 2016 16:13

I SEMDSL reúne estudantes e profissionais da educação, tecnologia e comunicação na Uneb Campus XIV

Evento acontecerá nos dias 05 a 07 de outubro.

Foto: divulgação

Foto: divulgação

A Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação- Campus XIV, o projeto de pesquisa e extensão Web Rádio na UNEB juntamente com o NUPE (Núcleo de Pesquisa e Extensão), promovem o I Seminário de Educação, Mídias Digitais e Software Livre (I SEMDSL), que acontecerá durante os dias 05 a 07 de Outubro de 2016, no Campus XIV da UNEB, em Conceição de Coité – BA. O evento contará com Conferência, oficinas, palestras, mesa redonda e uma mostra de robótica.

O I SEMDSL que está sendo promovido pela Web Rádio UNEB é coordenado pela professora Pricilla Andrade, tem proposta interdisciplinar e pretende refletir, avaliar e discutir o cenário contemporâneo, nas áreas que envolvem a educação, mídias digitais e os usos do software Livre, especialmente, nas propostas de cunho educativo.

Na noite desta quarta-feira(5), às 19h30min, acontecerá a abertura do evento e Conferência: “A Linha (I)Móvel das Tecnologias Visibilizando Mútiplos ‘Eus’ (Des)Compor(a)tados”, ministrada pela profa. Dra. Cíntia Inês Boll (UFRGS), com objetivo de discutir as possibilidades e benefícios da utilização das tecnologias móveis – Smartphones, Celulares, E-readers, Tablets e outros – para acesso e produção de conteúdos educacionais.

Na quinta-feira(6), às 09h será ministrada a Oficina: “Ensine e Aprenda na Escola Criando o seu Aplicativo – Byod (BringYourOwnDevice)”, também com pela Cíntia Inês Boll, com o objetivo de criar aplicativos educacionais para dispositivos móveis integrando-os na educação formal para a produção de conteúdos digitais. Na parte da tarde, às 14h, acontecerá, simultaneamente, a “Apresentação da Web Rádio FACED/UFBA” com Luciana Oliveira (UFBA) e a “Mostra de Robótica” com Társio Cavalcante e Cayo Santana (IF BAIANO). Por fim, às 19h30min, ocorrerá a Palestra: “Educação e Software Livre”, ministrada por Antônio Carlos Marques (Secretaria de Educação do Paraná), com o objetivo de apresentar os conceitos do Software Livre, sua história e filosofia, e, em especial, discutir o papel da Escola em uma Sociedade envolvida, cada vez mais, pelas tecnologias.

No último dia do evento, sexta-feira (7) das 9h às 12h e das 14h às 17h, acontecerão simultaneamente, duas Oficinas: 1)“App Sketch: Letra Bordando Imagem – Uma Livre Proposta de Criação Literária”, com as professoras Andréa Mascarenhas e Lílian Almeida (UNEB), com o objetivo de incentivar a escrita artística a partir do uso do aplicativo Sketch, propondo a confecção de um livro artístico, numa edição alternativa, com as poéticas visuais criadas durante a oficina; 2) “Web-Rádio: Idealização, Montagem e Execução com Software Livre”, com Will Andrade (Bacharel UESC), com o objetivo de ensinar conceitos de idealização, montagem e execução de web-rádio com utilização de software livre em tempo hábil, permitindo a democratização sociocultural ao redor do mundo. E para finalizar o evento, acontecerá a Mesa Redonda: “Movimentos Sociais, Gênero e Tecnologia”, com Kívia Carneiro (MOC) e Vilbégina Monteiro (UNEB), objetivando discutir sobre o uso das tecnologias pelo Movimento de Organização Comunictária (MOC) no Território do Sisal e Gênero e Tecnologia, a brecha digital de gênero no contexto das tecnologias de informação e comunicação. O encerramento contará com a apresentação artística de Leilanne Costa que fará coreografia intitulada; “O Ser: interfces entre o mecanismo humano e robótico”.

Mais informações e Programação Completa no site: www.semdsl.uneb.br

Fonte: Assessoria



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.