educacao

terça-feira, 11 de outubro de 2016 10:07

MEC lança programa de fomento a escolas de tempo integral

Os entes federativos também deverão regulamentar, por meio de lei própria, a execução do projeto

O Ministério da Educação lançou nesta terça-feira (11) o Programa de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral, por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União. O programa foi anunciado no último dia 22, junto com a Medida Provisória que modifica o Ensino Médio. Ao todo, é prevista a criação de 216.405 vagas em até 572 escolas públicas brasileiras – na Bahia são 13.500 vagas distribuídas em no máximo 30 escolas.

Cada edição do programa terá prazo de 48 meses para implantação, acompanhamento e mensuração dos resultados. Cada estado deverá apresentar um plano de implementação, que inclua proposta de gestão escolar, detalhamento dos cargos e salários das equipes escolares, a lista das unidades participantes e outros dados, além de assinar um termo de compromisso para aderir ao programa.

Os entes federativos também deverão regulamentar, por meio de lei própria, a execução do projeto. As escolas selecionadas precisarão ter capacidade mínima para atender 400 alunos de Ensino Médio em tempo integral e apenas 20% já podem ter jornada estendida. Para cada vaga de ensino médio integral, considerando uma carga horária de sete horas, o governo federal repassará R$ 2 mil por ano à rede de ensino durante quatro anos.

O repasse às escolas será calculado anualmente e realizado em duas parcelas. A carga horária deve ser composta, no mínimo, por 300 minutos semanais de Língua Portuguesa, 300 minutos semanais de Matemática e 500 minutos semanais dedicados para atividades da parte flexível.

Correio



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.

%d blogueiros gostam disto: